+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Question Link 1300 metros lerdo

    Ola amigo, este é meu primeiro tópico e ja vou colocar um problema que enfrento aqui, tenho um link montado de 1.3km mas do outro lado ta lerda a net, vou mostrar minha estrutura

    Cablemoden NET 4mb > Router Dlink Wl1310 > AP airlive wl-5460ap(configurado como ap) - antena grade 24dbi 2.4 <-> Antena de grade 24dbi 2.4 > AP edimax (configurado como cliente) > AP airlive WL-5460 (configurado como ap) (firmware wappro 5.0) - Omni 12DBI = 13 Clientes.

    bom galera, meus clientes estão reclamando muito da lentidão, ja faz 1 semana e eu n estou dando conta.

    N sei se configurei os aps errado, tem como botar os dois primeiros ap em bridge e so o ultimo ser modo ap, no caso esse ap airlive com firmware wappro ?

    Séra q compensa colocar firmware wappro nos 2 aps que estão nas pontas dos links, ap <-----> ap

    .

    Help, a visada ta boa, a antena ta a 10 metros cada e o terreno é bem plano e n tem nenhum predio ou casa que interrompa, agradeço pela ajuda. obrigao.

  2. #2

    Padrão

    Olá amigo,

    Falando somente em termos de enlace, esquecendo os outros equipamentos, eu faria assim:

    Dois AP´s de mesma marca modelo e versão, tanto os edimax qto os ovislink vão te atender bem, acho os ovislink um pouco mais robustos, trabalhando em modo PTP ou WDS, com isso, certamente, vc obterá um resultado melhor.

    Outro detalhe, vc já deu uma exminada no espectro de 2.4Ghz aí, pra ver como esta a poluição de RF, pode ser q tenha muitos aps trabalhando em canais proximos aos seus.

    Só mais um detalhe: Para os equipamentos usados no enlace eu não colocaria firmware wappro, aprouter ou similares, deixe com o original mesmo, pois esses firmwares consomem bastante da cpu do equipamento.
    Última edição por luizrfabri; 19-06-2008 às 08:34. Razão: adicionar mais um item a resposta

  3. #3

    Padrão

    N entendi o PTP, como faço essa configuração, to operando no canal 6 que e o menos usado na area., que bom q n precisa upa a firmware, economizo 50 pila kkkkk, mas com esse meu equipamento eu consigo um link estavel :::

  4. #4

    Padrão

    Bom, deixa eu me explicar melhor, PTP significa point to point, ou ponto a ponto, algusn desses aps trabalham dessa forma.

    exemplificando:

    internet=> router => AP em ptp ------------- AP em ptp => AP firm. wappro => clientes.

    TRabalhando em PTP ou WDS, vc "amarra" o MAC de um aparelho com ou da outra ponta, tornando sua rede mais segura. E pra isso, o firmware q vem com o equipamento é sufuciente.

  5. #5

    Padrão

    Me desculpe a ignorancia novamente, mas o modo ptp é a mesma coisa que o modo Bridge ?

  6. #6

    Padrão

    Isso, essa nomenclatura normalmente muda de acordo co ma marca.