Leobsl, sua dúvida quanto a praticidade da coisa é compreensível, porém isso se resolve colocando um switch gerenciável em pontos estratégicos da sua rede ou até mesmo usando radinhos com 5 portas, pois neles podemos colocar ip e "alcançá-los" para tirar a dúvida de onde travou, ou queimou equipamento na rede.
Agora quanto a parcerias com empresas de TV, eu digo isso pois atendo uma cidade no interior de SP com uns 10 mil habitantes, e tenho plena convicção de que a NET ou qualquer outra empresa a cabo não chega aqui pelos proximos 5 anos. Existem projetos no Congresso de "dividir" ainda mais essas concessões de TV por assinatura pelo Brasil. Aparentemente as cidades grandes não devem apresentar mudanças do que já acontece hoje. Porém eu vejo com otimismo a possibilidade, de com essa abertura para as cidades pequenas, nós pudermos atender a mais esse nicho com nossa rede.

Por isso acho interessante, já que vou investir, investir numa estrutura robusta para não precisar reinvestir novamente.