+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Link de internet?

    Me respondam uma duvida os mais experientes,tenho um link adsl de 2.5mb da ctbc,numa rede sem fio com 10 pessoas,um link de 1mb direto da embratel é melhor que esse link de 2.5,e quantos clientes posso colocar nele,e um link direto é ligado a um modem tambem,ou seja um link de 1mb de ip fixo é adsl tambem?
    Me desculpem se fiz uma pergunta besta é que to com duvida nisso,espero que alguem me esclareça.

  2. #2

    Padrão

    sinceramente.. tenho aki 3mb full.. normal.. bom..
    em outra cidade monteu um sistema pra uns amiogos compartilhar adsl 4mb.. ta muito melhor.. o negocio funciona normal..
    logico aki tenho 120 usuarios 60 simultaneos la.. tem 20 uns 10 simultaneos.

  3. #3
    Mikrotik inSide Avatar de luizbe
    Ingresso
    Sep 2005
    Localização
    Governador Valadares
    Posts
    1.212
    Posts de Blog
    1

    Padrão

    Depende,

    2,5mb é melhor que 1mb.


    mas o seu 2,5mb fica sempre 2,5? ou oscila pra baixo dos 1mb?
    isso conta..

    nessa caso, se eu fosse você apenas compraria Outro adsl de outra empresa, só pra garantir o serviço pros seus clientim..

    mas não investiria em um link dedicado logo de cara em um lugar que já tem adsl.

  4. #4

    Padrão

    Um Link 1MB full (full quer dizer 100% de banda garantia) ele é 1MB Dow e 1MB UP, e alem do mais ele tem 100% de banda garantia e não pode variar muito pois no contrato consta 100% de banda.
    A ADSL tem 10% de banda garantia e o UP é muito baixo.
    Se na cidade onde você está já tiver outro provedor e se ele tiver a SCM, isso quer dizer que ele tem autorização da ANATEL para funcionamento e assim pode denunciar concorrente não Autorizados (Piratas).
    Aqui na minha região de Goiás uma empresa instalou provedores em várias cidades e depois denunciou todos os outros concorrente que eram piratas.
    Para conseguir uma SCM compartilhada você precisa de um Link Dedicado com 100% de banda garantia, mas no seu caso no momento não vale muito apena pois tem poucos clientes e o custo inicial é muito alto.
    Para ficar +ou- certo o bom é você ir comprando só equipamento homologados e com nota fiscal, assim fica mais fácil de regularizar futuramente e evita interferências em outros sistemas.
    Uma ADSL de 1MB vendendo sinal 128kbps suporta cerca de no máximo 15 clientes on-line. Isso se você tiver um servidor para fazer cache e o controle de banda.

    Um link dedicado com 100% de banda garantida chega a suportar 30 clientes online ou até mais, dependendo dos tipos de clientes.

  5. #5

    Padrão

    Neto agradeço tua explicação,os aparelhos que tenho são homologados pela anatel e já estou vendo para tirar uma scm,e um link dedicado ele é ligado ao modem tbm ow não?

  6. #6

    Padrão

    1 link Full de 1Mb é melhor doque um ADSL de 2 ou 3Mb...

    Um link Full de 1Mb custa mais de 1000 reais e 3Mb de ADSL mal passa de 200 reais (tem lugares mais baratos), pela diferenca de preco ja da pra notar não é?

    O link Full entra num modem apropriado pra ele, modem ADSL nao funciona com link Full.

    Num link Full de 1Mb voce liga 40 clientes a 128k fazendo cache... Liga 40 num de 2Mb ADSL pra ver a m**** que é...

  7. #7

    Padrão

    Umas observações:

    1 mega full atende tranquilamente 70 usuários. Dá para atender até mais dependendo da quantidade de kbps vendida

    Para ter SCM compartilhada não precisa de link full não ok?

    Abraço
    Fabricio

  8. #8

    Padrão

    Citação Postado originalmente por FabricioViana Ver Post
    Para ter SCM compartilhada não precisa de link full não ok?
    Teoricamente não, mas na pratica sim...

    Links via satelite, ADSL e qq outro que conheço não permitem sublocação.

  9. #9

    Padrão

    Citação Postado originalmente por gulinhaster Ver Post
    Neto agradeço tua explicação,os aparelhos que tenho são homologados pela anatel e já estou vendo para tirar uma scm,e um link dedicado ele é ligado ao modem tbm ow não?
    Não, você vai ter que pagar um aluguel de um roteador ou comprar um.
    A media de preços é de 800,00 mas se você ficar sem sinal a operadora fornecedora do link não vai reparar.
    Na verdade o aluguel do router vc vai ganhar a manutenção integral e ainda não gastar com roteador ou peças de reposição.
    E para quem tem o link dedicado não precisa de provedor, o sinal é direto e conforme for a combinação você ainda ganha 8 IPs fixo.
    Eu uso alguns para alugar a servidores de site e email e as vezes de jogos.

  10. #10

  11. #11

    Padrão

    Citação Postado originalmente por Pedro0278 Ver Post
    Teoricamente não, mas na pratica sim...

    Links via satelite, ADSL e qq outro que conheço não permitem sublocação.
    Obrigado pela observação. É isso mesmo!

    Corrigindo: Para a ANATEL não precisa ter link dedicado. Agora faz-se necessário verificar com sua operadora se ela permite a revenda do link.

    Aqui em SP a TeleFônica faz vista grossa. No contrato dela diz que não pode, mas na prática ela não faz nada.. Pelo menos aqui em Campinas não faz.

    Agora, já vi que a BrasilTelecom estava notificando as pessoas que ela verificava que estavam distribuindo. A notificação era para desligar e/ou comprar um link dedicado..

    Abraço
    Fabricio

  12. #12

    Padrão

    Citação Postado originalmente por FabricioViana Ver Post
    Obrigado pela observação. É isso mesmo!

    Corrigindo: Para a ANATEL não precisa ter link dedicado. Agora faz-se necessário verificar com sua operadora se ela permite a revenda do link.

    Aqui em SP a TeleFônica faz vista grossa. No contrato dela diz que não pode, mas na prática ela não faz nada.. Pelo menos aqui em Campinas não faz.

    Agora, já vi que a BrasilTelecom estava notificando as pessoas que ela verificava que estavam distribuindo. A notificação era para desligar e/ou comprar um link dedicado..

    Abraço
    Fabricio

    Mas todos as Empresas de SCM pedem os dados dos links dedicados e o numero do contrato.
    Então já que não precisa, por que eles pedem?

  13. #13

    Padrão

    Citação Postado originalmente por NetoGO23 Ver Post
    Mas todos as Empresas de SCM pedem os dados dos links dedicados e o numero do contrato.
    Então já que não precisa, por que eles pedem?
    Porque está no contrato que ADSL não pode ser compartilhado, e toda documentação feita entre os parceiros, podem facilmente chegar às mãos das operadoras, por enquanto a Telefonica ( no caso do estado de SP) faz vistas grossas, o que interessa pra ela é vender ( palavras de um intrutor durante um treinamento que participei) mas quem tem SCM e está com tudo em dia, pode denunciar e obrigar a Tele a comprir com a obrigação q está no contrato.

    Respondendo uma duvida anterior: SIM, o link dedicado usa modem, antes do roteador, porem o mesmo é mantido pela operadora, independente de quem seja o router. e Sim, o link e o ADSL são parecidos, o que mudo é o protocolo e o encapsulamento, além da garantia de banda e o contrato de atendimento diferenciado, um adsl pode ficar 24h interrompido sem prejuizo para a operadora, já o link dedicado, pelo menos em nossos contratos, tem um prazo maximo de 04 horas, alem do que ja foi dito acima.
    ADSL: Assimetric Digital Signature Line ou seja linha digital de assinante assimétrica.
    DSL: Digital Signature Line. (o chamado link dedicado)

  14. #14

    Lightbulb

    Citação Postado originalmente por gulinhaster Ver Post
    Como funciona SCM compartilhada ?
    Funciona da sequinte maneira: Todos os contratos com assinantes ficam no nome das empresa detentora da SCM, a detentora da SCM, licencia sua estação junto a a ANATEL.

    E tudo feito em relação a prestação de serviço é feito em nome da prestadora de SCM.
    A grosso modo é isso.

    Espero ter ajudado t +

  15. #15

    Thumbs up

    E agora vou fazer uma ótima maneira para quem quiser tirar a sua SCM.

    Como funciona:

    Vai funcionar como uma filial da minha empresa, já que a mesma tem SCM, mas somente pelo tempo do tramite do processo junto a ANATEL, depois que a empresa tirar a SCM, ela poderá andar com as proprias "pernas".
    E trabalhará legalmente pois será uma filial, para não ter dor de cabeça.

  16. #16

    Padrão

    Citação Postado originalmente por NetoGO23 Ver Post
    Um Link 1MB full (full quer dizer 100% de banda garantia) ele é 1MB Dow e 1MB UP, e alem do mais ele tem 100% de banda garantia e não pode variar muito pois no contrato consta 100% de banda.
    A ADSL tem 10% de banda garantia e o UP é muito baixo.
    Se na cidade onde você está já tiver outro provedor e se ele tiver a SCM, isso quer dizer que ele tem autorização da ANATEL para funcionamento e assim pode denunciar concorrente não Autorizados (Piratas).
    Aqui na minha região de Goiás uma empresa instalou provedores em várias cidades e depois denunciou todos os outros concorrente que eram piratas.
    Para conseguir uma SCM compartilhada você precisa de um Link Dedicado com 100% de banda garantia, mas no seu caso no momento não vale muito apena pois tem poucos clientes e o custo inicial é muito alto.
    Para ficar +ou- certo o bom é você ir comprando só equipamento homologados e com nota fiscal, assim fica mais fácil de regularizar futuramente e evita interferências em outros sistemas.
    Uma ADSL de 1MB vendendo sinal 128kbps suporta cerca de no máximo 15 clientes on-line. Isso se você tiver um servidor para fazer cache e o controle de banda.

    Um link dedicado com 100% de banda garantida chega a suportar 30 clientes online ou até mais, dependendo dos tipos de clientes.

    Aqui uso a um ano 4 mb adsl com 100 cliente e um proxy cache de 20 gb, bloqueio tudo quanto é p2p e é 128k de navegação, vai legal.

  17. #17

    Padrão

    Citação Postado originalmente por rodrigorso Ver Post
    E agora vou fazer uma ótima maneira para quem quiser tirar a sua SCM.

    Como funciona:

    Vai funcionar como uma filial da minha empresa, já que a mesma tem SCM, mas somente pelo tempo do tramite do processo junto a ANATEL, depois que a empresa tirar a SCM, ela poderá andar com as proprias "pernas".
    E trabalhará legalmente pois será uma filial, para não ter dor de cabeça.

    Colega da uma olhada ai e reveja o que vocês está propondo.
    A abertura de uma filial não demora menos de 20 a 30 dias, depois ainda vai ter o tempo de cadastro na anatel e a taxa q vai ser paga 2 vezes + as taxas de abertura de filial, contador etc...
    Depois pada dar baixa nessa empresa vai ser um tempão e ainda tem mais despesas.

    Acho que está proposta que está fazendo é enviavelmente impossível.

  18. #18

    Lightbulb

    Citação Postado originalmente por NetoGO23 Ver Post
    Colega da uma olhada ai e reveja o que vocês está propondo.
    A abertura de uma filial não demora menos de 20 a 30 dias, depois ainda vai ter o tempo de cadastro na anatel e a taxa q vai ser paga 2 vezes + as taxas de abertura de filial, contador etc...
    Depois pada dar baixa nessa empresa vai ser um tempão e ainda tem mais despesas.

    Acho que está proposta que está fazendo é enviavelmente impossível.
    Vamos por partes:
    Não podemos perder o foco.
    A filial vai ser aberta, somente para sua empresa não ter problema junto a ANATEL, não estou questionamdo tempo, se você já esperou até agora, não pode esperar mais 20 a 30 dias?

    Esse valor da TFI tem que ser pago de qualquer jeito, sendo com filial ou parceria.

    Depois que a SCM sair, para dar baixa na filial, pode demorar o tempo que for, você já vai estar trabalhando coma sua SCM tranqüilamente.

    Estou tentando ajudar as pessoas a tirar sua propria SCM, sem se preocupar com a fiscalização da ANATEL. Já que já existe toda uma infraestrutura montada.

    Uma coisa é muito importante frisar, será que vale a pena colocar todo seu investimento em risco depois de todo investimento feito?

    Agora cabe a você fazer o calculo de "custo x beneficio", em relação a esse tipo de transação.

    Um grande abraço a todos t +

  19. #19

    Padrão

    Citação Postado originalmente por NetoGO23 Ver Post
    Mas todos as Empresas de SCM pedem os dados dos links dedicados e o numero do contrato.
    Então já que não precisa, por que eles pedem?

    A LocalNet não pede o número do contrato não..


    Ah! Outra coisa, falei com um consultor da Telefônica e ele me disse que essa informação de link só para quem tem SCM não está valendo não, tanto para a Telfônica, quanto para a Telemar que está concorrendo aqui em SP com a Telefônica!

    Um estatística interessante: de todos os meus parceiros, apenas 2 tiraram SCM própria depois que fizeram a parceria. E pelo menos uns 5 estavam tirando sua SCM própria e desistiram pois acharam mais simples e barata a parceria!

    Abraço!
    Fabricio