+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Script de Inicialização !! Ajuda

    Galera seguinte tenho duas placas de rede a eth0 e eth1 a eth0 é da minha rede local e a eth1 tem a conexão com o modem ADSL para usar squid e compartilhar

    enfim toda vez q reinicio o server tenho que por

    route add default eth0
    route add default gw 192.168.1.1

    não tem como fazer script para rodar isso automatico ??

    só rodando estes comandos a internet começa a funcionar !!!

  2. #2

    Padrão

    você pode colocar isso no rc.local, o path do arquivo depende da sua distribuição.

    Mas... se você tem um ADSL ligado nessa máquina, porque ele não é a rota default?

  3. #3

    Padrão

    Citação Postado originalmente por galahad Ver Post
    você pode colocar isso no rc.local, o path do arquivo depende da sua distribuição.

    Mas... se você tem um ADSL ligado nessa máquina, porque ele não é a rota default?
    Não sei também, porque ele não é a rota default ??

    só sei q ponho aquele comando e funfa

  4. #4

    Padrão

    Pra você poder navegar na internet, já que eth0 é a placa da sua rede local, ele deveria usar como gateway o ip do roteador ADSL. A não ser que 192.168.1.1 seja esse IP.

    Achou o rc.local?

  5. #5

    Padrão

    Citação Postado originalmente por galahad Ver Post
    Pra você poder navegar na internet, já que eth0 é a placa da sua rede local, ele deveria usar como gateway o ip do roteador ADSL. A não ser que 192.168.1.1 seja esse IP.

    Achou o rc.local?
    A beleza

    só que o eth0 não ta ligado ao modem adsl só o eth1 por isso dele se gw

    achei o rc.local porém uma duvida é só colocar no final do arquivo aqueles mesmo comandos que executo ??

    valeww

  6. #6

    Padrão

    esse route add default dev eth0 é desnecessário, você pode só colocar o ip do roteador ADSL como seu gateway default e as coisas devem funcionar normalmente.

    Quanto ao rc.local, sim é só colocar os comandos da forma como você os executa no final do arquivo.

  7. #7

    Padrão

    Amigo no debian você não precisa colocar a rota padrão do /etc/rc.local!
    Ele tem um local propório que é na configuração das interfaces no /etc/network/interfaces...
    Ficaria mais ou menos assim

    Código :
    auto eth0
    iface eth0 inet static
            address <seu ip>
            netmask <sua mascara>
            broadcast <seu broadcast>
            network <sua rede>
            gateway <seu gateway>
    Dessa forma toda vez que sue linux iniciar ele irá ler essa informação!
    Faloww

  8. #8

    Padrão

    vamos la, vc diz que tem um squid instalado e como sua maquida esta se conectando ao velox, ele chama uma conexão pppoe ou não, vc tambem pode usar o iptables e como falou o amigo assima o proprio modem roteado.
    isso é igual a neston existe mil e uma maneira de fazer.

    vc pode colocar as linha simples mente no final do seu rc.local que quando ele iniciar ele vai chamar as linhas mas se queser ver mais detalhar posta como esta configurado essa sua maquina

  9. #9

    Padrão

    Citação Postado originalmente por maguu Ver Post
    A beleza

    só que o eth0 não ta ligado ao modem adsl só o eth1 por isso dele se gw

    achei o rc.local porém uma duvida é só colocar no final do arquivo aqueles mesmo comandos que executo ??

    valeww
    Dependendo da distribuição que você utiliza, o rc.local não existe. Um meio certo para que você coloque algo para ser executado na inicialização da máquina e que funciona em todas as distribuições (bem, pelo menos em todas que eu utilizei) é:

    1. Verifique qual é seu runlevel padrão. Runlevels são níveis de inicialização do sistema operacional e em cada um existem aplicativos diferentes que são iniciados. Para saber isso, execute:

    # runlevel

    2. Crie um arquivo texto cujo conteúdo seja os comandos que você deseja executar na inicialização dentro do diretório /etc/init.d. Para isso você pode utilizar o seu editor favorito (VIm, Emacs, gEdit, Kate, etc.):

    # echo "route add default gw 192.168.1.1" > /etc/init.d/iniciar_rotas

    3. Pelo fato do arquivo recém criado ser um script, ele necessita de permissão de execução (x), então:

    # chmod +x /etc/init.d/iniciar_rotas

    4. Agora que nós vamos utilizar o valor que você pegou no passo 1. Supondo que a saída do comando runlevel executado no passo 1 seja:

    N 2

    Você deve entrar no diretório /etc/rc2.d. Lá você irá encontrar diversos links simbólicos que apontam para scripts e outros binários disponíveis no sistema, agora nós vamos criar outro link simbólico para colocar o script para ser iniciado:

    # ln -s /etc/init.d/iniciar_rotas S99iniciar_rotas

    Execute o script criado no diretório /etc/init.d para testar se ele está funcionando perfeitamente e reinicie a máquina para ter um teste completo. Claro que os passos que eu citei aqui são sucintos, e se você quiser aprender mais sobre como é feita a inicialização do sistema operacional, procure algum paper ou algo do tipo no Google.


    Abraços!

  10. #10

    Padrão

    Para fazer isso que o amigo ali descreveu você pode simplesmente executar esse comando:

    Código :
    update-rc.d iniciar_rotas default

    Ele automaticamente irá adicionar os links simbolicos para você!
    E para remover:

    Código :
    update-rc.d -f iniciar_rotas remove

    Faloww! Espero que ajude!