+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Pequeno detalhe na rb133 com cartão engenius...

    Olá amigos da Under,
    à algumas semanas atrás eu estive pesquisando aqui no fórum sobre meios de melhorar o meu provedor, então eu fiz um bom investimento e adquiri 4 RB 133 e 4 cartões engenius 600mw ficará uma Rb para cada cartão...
    depois de configurado na bancada subimos com ele e instalamos só uma das RB's com um cartão ligado à uma omni de 14DBI que já utilizavamos anteriormente para atender os nossos clientes... as setoriais de 17DBI ainda não estão instaladas....
    mas indo direto ao problema, está acontecendo a seguinte situação:
    neste cartão eu tenho 45 clientes cadastrados sendo uma média de 25 clientes simultâneos até aí blz... só que 4 clientes simplesmente não enxergam a omni que está o cartão... já fiz de tudo, desinstalei o programa, instalei de novo, até trocar a antena e nada.... E o mais curioso, são clientes que no AP que tinha na torre eles estavam com sinal de 80%...
    Aí poderíamos pensar na possibilidade de ser Sinal fraco, mas tenho dois clientes que a net e e estão na mesma rua do cliente com problema e eles estão jóia...
    Se alguém puder me dar uma luz eu agradeço...


    Minha estrutura está montada da seguinte forma...

    Embaixo da torre: Servidor com Mikrotik + Controle de banda + Hotspot
    Na torre uma omni 14, Rb133 e cartão engenius com chipset Atheros ar 5413

  2. #2

    Padrão à princípio eu resolvi

    Pessoal, à principio eu resolvi o problema postado, era a banda B/G, coloquei só G e ficou bom nesse clientes...
    Aproveitando o tópico, eu coloquei a RB como uma bridge simples, ela tem a função só de conectar os clientes e o meu servidor faz o resto, vcs acham que nessa estrutura eu consigo bem minha meta de 250 clientes?

    são 4 setoriais oiwtech 17 dbi (ainda no chão)
    4 rb 133 e um cartão pra cada uma pra não sobrecarregar
    e o servidor um atlhon 2200 com 1 gb ram HD 160gb (Mikrotik gerenciando com controle de banda + Hotspot)

  3. #3

    Padrão

    Voce ja ta ligado que essa RB é das mais fraquinha não é? o processador dela é beeeem lento...

    Outra coisa que a maioria das pessoas nao pensam: potencia nao é tudo... colocar cartoes de 600mW vai trazer dor de cabeca pra voce mesmo. O alcance nao esta relacionado a potencia.

  4. #4

    Padrão

    Sei sim Pedro, inclusive por vários dias pesquisei modelos, preços cartões etc...
    Bem o que me aconselharam a fazer é que ao invés de utilizar uma RB de grande capacidade, que eu utilizasse uma Rb 133 isolada com um só cartão pra cada setorial, o que me pareceu bem mais em conta, assim não sobrecarrego a RB e nem o cartão...
    no total são 4 cartões e 4 RB 133...
    Se você estivesse nesta situação o que me recomendaria?
    Obrigado pela força!

  5. #5

    Padrão

    Ponha seus 4 paineis e a RB na caixa com os 4 cartoes numa boa, so nao recomendo por muitos clientes por setor... 30 no máximo.

    Não aumente muito a potencia do cartao... deixe no máximo a 200mW, é essencial uma BOA fonte pra alimentar a RB.

    Totalizando assim 120, vai ter uns 80 online no maximo... Jamais pense em 250 nessa RB.

    Se voce tivesse mais uns reais trocados ai recomendaria a RB 600 pra tamanha carga.

  6. #6

    Padrão

    Pedro a 133 tem só 3 slots, teria que ter pelo menos mais uma para a outra setorial, nesse caso eu posso optar pela sua dica de adquirir uma RB600...
    hoje eu fiz o teste e o cartão e a RB 133, coloquei 45 clientes e agora a noite tiveram 32 online e segurou blz.... só por uma ou duas vezes teve alguns pings altos, mas foram poucos.. vou continuar testando aqui e qualquer coisa eu falo pra vocês....
    Obrigado!.

  7. #7

    Padrão

    Olá amigo só lembrando que se essas 4 RB's 133 forem ligadas no mesmo switch os clientes vão se enchergar aí você tem que colocar um switch com vlan pra que isso não aconteça.

  8. #8

    Padrão

    Citação Postado originalmente por jhonnymadia Ver Post
    Pedro a 133 tem só 3 slots, teria que ter pelo menos mais uma para a outra setorial, nesse caso eu posso optar pela sua dica de adquirir uma RB600...
    hoje eu fiz o teste e o cartão e a RB 133, coloquei 45 clientes e agora a noite tiveram 32 online e segurou blz.... só por uma ou duas vezes teve alguns pings altos, mas foram poucos.. vou continuar testando aqui e qualquer coisa eu falo pra vocês....
    Obrigado!.
    Tem diversas versoes dessa RB 133...

    A média é essa... 30 clientes online... funciona muito bem.