Página 1 de 3 123 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Clientes recebendo sinal a grandes distâncias sem necessitar de antena externa

    Senhores, a algum tempo (menos de um ano) mecho com internet via rádio, a alguns meses observei que as grandes operadoras de telefonia movel vem investindo em banda larga via wireless, 3g, etc.
    A grande pergunta é a seguinte:

    Como eles conseguem enviar sinal de banda larga para um cliente pra qualquer canto da cidade sem necessitar de antena, apenas com um modem e nós precisamos de uma parafernalha enorme tipo fios de 10 metros, antena de grade e placa pci?

    Sei que este forum é frequentado pelas maiores mentes em wireless do brasil, algum de vocês pode me tirar esta grande duvida?

  2. #2

    Arrow A distâcia depende da FAXA DE FERQUENCIA.

    A contece que estas grades testas as ferquencia ainda nao autorizadas, para uso normais.
    acredito ser isto.
    msn opcaocentury

  3. #3

    Padrão

    A distancia depende de varios fatores... A mesma pergunta voce deve estar fazendo: Como um celular pega sem antena externa a 30km da torre?

    A resposta é: Potencia. Enquanto nossos mixurucas radios mal vao a 600Mw (plaquinas usam 63Mw, um celular facilmente chega a 800 - 1000Mw, pegue o manual do seu e tire a duvida. A radiobase (torre) tem potencia maior ainda... todo dia voce sobe na sua torre fica la pendurado e nao rola nada, se um tecnico de telefonia ficar la o dia todo, no final do dia ele vê o que é bom pra dor de corno... e a longo prazo ele ve o que ocorre na vida dele.

    Uma plaquinha tipo aquela da Vivo tem uma potencia danada e uma excelente sensibilidade, a frequencia nao importa muito nesse caso, pois todos nos sabemos que 850 a 1900Mhz tem comprimentos de ondas diferentes.

  4. #4

    Padrão

    Citação Postado originalmente por Pedro0278 Ver Post
    A distancia depende de varios fatores... A mesma pergunta voce deve estar fazendo: Como um celular pega sem antena externa a 30km da torre?

    A resposta é: Potencia. Enquanto nossos mixurucas radios mal vao a 600Mw (plaquinas usam 63Mw, um celular facilmente chega a 800 - 1000Mw, pegue o manual do seu e tire a duvida. A radiobase (torre) tem potencia maior ainda... todo dia voce sobe na sua torre fica la pendurado e nao rola nada, se um tecnico de telefonia ficar la o dia todo, no final do dia ele vê o que é bom pra dor de corno... e a longo prazo ele ve o que ocorre na vida dele.

    Uma plaquinha tipo aquela da Vivo tem uma potencia danada e uma excelente sensibilidade, a frequencia nao importa muito nesse caso, pois todos nos sabemos que 850 a 1900Mhz tem comprimentos de ondas diferentes.
    E aí vem a pergunta: Nós com 600mW já estaremos poluindo. E estes caras com toda esta potencia.
    Será porque eles organizam o uso da frequencia? E como são sozinhos eles podem gerenciar melhor isso.
    Nós não podemos, até porque tem lugares onde tem muita gente "no ar". Aí cada um que levanta a potencia vai degringolar para o outro.
    Mas e se em cada cidade pudesse se entrar num acordo e usar canais separados? Na configuração AP+WDS a rede toda tem que estar no mesmo canal. Pelo menos cada "perna" da rede. Deste modo não diminuiria bastante as interferências?
    Mas aí vem outra pergunta que me incomoda: se eu tenho toda a minha rede em AP+WDS, tudo no mesmo canal, eu não poderei estar causando interferencias para mim mesmo?

  5. #5

    Padrão

    Citação Postado originalmente por 1929 Ver Post
    Mas aí vem outra pergunta que me incomoda: se eu tenho toda a minha rede em AP+WDS, tudo no mesmo canal, eu não poderei estar causando interferencias para mim mesmo?
    para isso nao teria q usar WDS em 2.4Ghz, teria q fazer PtP com 5Ghz e AP final para clientes em 2.4Ghz.

    faça celdas como empresa de telefonia celular.

    as empresa de celular nao usam mesmo radio para interligar as celdas.. usam outro radio.

    Abraços
    Lee

  6. #6

    Padrão

    Citação Postado originalmente por 1929 Ver Post
    E aí vem a pergunta: Nós com 600mW já estaremos poluindo. E estes caras com toda esta potencia.
    Será porque eles organizam o uso da frequencia? E como são sozinhos eles podem gerenciar melhor isso.
    Nós não podemos, até porque tem lugares onde tem muita gente "no ar". Aí cada um que levanta a potencia vai degringolar para o outro.
    Mas e se em cada cidade pudesse se entrar num acordo e usar canais separados? Na configuração AP+WDS a rede toda tem que estar no mesmo canal. Pelo menos cada "perna" da rede. Deste modo não diminuiria bastante as interferências?
    Mas aí vem outra pergunta que me incomoda: se eu tenho toda a minha rede em AP+WDS, tudo no mesmo canal, eu não poderei estar causando interferencias para mim mesmo?
    Olhe... É muito raro ou eu ainda nao ouvi falar de ninguem que tivesse uma torre de provedor de internet via rádio que fosse contruida e equipada por engenheiros formados e tecnicos muito bem pagos so pra cuidas dela...

    Voce pega uma vivo da vida... Vivo nao, vamos de coisa menor... uma radio FM, pra levantar uma torre de FM, tem que ter equipamento profissional, homologado, engenheiro, SCM, o escambau COM TUDO CERTO, e uma frequencia que o governo te dá exclusiva...

    O cara vai la e poe um transmissor de 50 Watts (isso mesmo, milhares de vezes mais potente que qualquer "radinho ou plaquinha" da vida e vela que entre 88Mhz e 108Mhz existe centenas de frequencias possiveis com espacamento de alguns Mhz.

    A pergunta é... Uma FM interfere na outra? NAO

    Voce ja escutou a conversa de alguem no seu celular por causa de interferencia?

    Agora o cara vem de lá, bota uma torre Wireless, mete amplificador sem conhecimento tecnico algum atrapalha tudo e quer ter internet boa? Porque voce acha que a Anatel exige um engenheiro pra emitir uma SCM?

  7. #7

    Padrão Sobrevivencia Das Wireless

    Citação Postado originalmente por Pedro0278 Ver Post
    Olhe... É muito raro ou eu ainda nao ouvi falar de ninguem que tivesse uma torre de provedor de internet via rádio que fosse contruida e equipada por engenheiros formados e tecnicos muito bem pagos so pra cuidas dela...

    Voce pega uma vivo da vida... Vivo nao, vamos de coisa menor... uma radio FM, pra levantar uma torre de FM, tem que ter equipamento profissional, homologado, engenheiro, SCM, o escambau COM TUDO CERTO, e uma frequencia que o governo te dá exclusiva...

    O cara vai la e poe um transmissor de 50 Watts (isso mesmo, milhares de vezes mais potente que qualquer "radinho ou plaquinha" da vida e vela que entre 88Mhz e 108Mhz existe centenas de frequencias possiveis com espacamento de alguns Mhz.

    A pergunta é... Uma FM interfere na outra? NAO

    Voce ja escutou a conversa de alguem no seu celular por causa de interferencia?

    Agora o cara vem de lá, bota uma torre Wireless, mete amplificador sem conhecimento tecnico algum atrapalha tudo e quer ter internet boa? Porque voce acha que a Anatel exige um engenheiro pra emitir uma SCM?
    Amigo eu conheço caras que tem experiencia com radio, amplificador de radio tudo homologado, tem engenheiro, torre de 30 metros e equipamento e licença da anatel mas mesmo assim eles não conseguem mandar o sinal pra dentro da casa do cliente com qualidade sem precisar de antena, acho que o segredo ta mesmo na amplificação.
    Mas ai vem outra pergunta:
    Porque as grandes operadoras conseguem amplificar o sinal e nós de wireless não conseguimos legalmente, será que ta faltando algum amplificador com projeto eficiente ou o que?

    Temos que descobrir isso, é vital para sobrevivencia de nós no ramo de wireless

  8. #8
    deniss
    Visitante

    Padrão

    caro amigo eles usam 900ghz

  9. #9

    Padrão

    Citação Postado originalmente por deniss Ver Post
    caro amigo eles usam 900ghz
    amigo eu sei a frequencia das operadoras, mas creio que esse não é o unico motivo de eles conseguirem o desempenho das redes deles.

    obs não é 900ghz é 900Mhz

  10. #10

    Padrão

    Citação Postado originalmente por deniss Ver Post
    caro amigo eles usam 900ghz
    A Vivo usa um pouco menos que 900, coisa de 850, não me lembro bem e a Claro usa 1900. E não sei como é a divisão de canais, mas uma coisa é certa. Temos os 11 canais só e uma variedade de equipamentos e instalações que podem estar poluindo tudo.
    Voces devem conhecer o adaptador que a Claro vende. É por fora igual aos adaptadores da Encore. Coisa pequenina. Mas que eles botam um sinal forte, no micro do usuário, não resta dúvida. Ainda bem que na minha cidade a velocidade é uma droga.
    Estive procurando no site da Anatel mas não achei nada relacionado com potencia de transmissão em celulares. Mas com certeza os equipamentos são muito sosfisticados, além de instalações muito bem projetadas, como disse o Pedro. Tudo deve contribuir para um resultado melhor. Com os equipamentos ao alcance do bolso de um um provedor mediano não vai dar mesmo para fazer muita coisa.

  11. #11

    Padrão

    eles não conseguem mandar o sinal pra dentro da casa do cliente com qualidade sem precisar de antena
    As normas internacionais sao rigidas e nao serao eles que irão quebrar... um radio com 63Mw com anteninha de 2Dbi chega a 200mts em campo aberto.

    Porque as grandes operadoras conseguem amplificar o sinal e nós de wireless não conseguimos legalmente, será que ta faltando algum amplificador com projeto eficiente ou o que?
    Porque a Anatel sabe na mao de quem esta dando amplificador... alem do mais sabe que as operadoras usam produtos de 1ª linha... É a arma na mao da policia, e não na do bandido.

    Temos os 11 canais só e uma variedade de equipamentos e instalações que podem estar poluindo tudo.
    Correto... alem do mais esses 11 canais sao mal aproveitados por nos mesmo, tem gente que mete 5 ou 6 antenas numa torre so sendo que 1,6 e 11 nao interferem entre sí...o que por alem disso ja gera problema.

    Estive procurando no site da Anatel mas não achei nada relacionado com potencia de transmissão em celulares.
    Dá uma rapida lida no manual do seu tijolão que vc anda na cintura piscando 8 luzinhas que nem arvore de natal quando recebe chamada (brincadeira hauhauhauhauhauhau, uma piada pra descontrair) la no manual dos aparelhos voce vai ver a potencia que eles usam.

  12. #12

    Padrão

    Citação Postado originalmente por Pedro0278 Ver Post
    Dá uma rapida lida no manual do seu tijolão que vc anda na cintura piscando 8 luzinhas que nem arvore de natal quando recebe chamada (brincadeira hauhauhauhauhauhau, uma piada pra descontrair) la no manual dos aparelhos voce vai ver a potencia que eles usam.
    Ok, vou dar uma olhada.
    Tem até uma discussão sobre esta emissão de micro-ondas direto no ouvido do vivente.
    Mas assim mesmo, a potencia instalada nas torres deve ser bem alta, ou não?

  13. #13

    Padrão

    Realmente a onda de 900mhz eh maior comprida por isso consegue atingir grandes distâncias ... quanto maior a frequência mais curto eh o alcance !

  14. #14

    Padrão

    Citação Postado originalmente por 1929 Ver Post
    Ok, vou dar uma olhada.
    Tem até uma discussão sobre esta emissão de micro-ondas direto no ouvido do vivente.
    Mas assim mesmo, a potencia instalada nas torres deve ser bem alta, ou não?
    Exatamente, lembrou bem, existe uma discurssao medica que uns defendem os celulares e outros nao justamente por isso... alta potencia perto do cérebro.

    A potencia é alta sim... aqui mesmo onde moro tem 2 torres... pense bem ai: os aparelhos ficam no chao dentro de uma casa que mais parece a caixa forte, ai sobem por uns cabos de RF grossos uns 40 mts ate chegar nas antenas... imagine a potencia que nao deve ser...

  15. #15

    Padrão

    amigo vc quer comparar as operadoras de celular com instaladores de intenet wireless, eles tem dinheiro para colocar uma torre de 50m em cada bairro da cidade, equipamentos de ultima geracaoe autorizacao da anatel para amplificar seus sinais.
    coloque uma torre dessa em cada bairro e frequencia de 900 mghz que vc navega sem precisar de antena de grade vai navegar so com antena interna do usb.

  16. #16

    Padrão

    Citação Postado originalmente por jorgilson Ver Post
    amigo vc quer comparar as operadoras de celular com instaladores de intenet wireless, eles tem dinheiro para colocar uma torre de 50m em cada bairro da cidade, equipamentos de ultima geracaoe autorizacao da anatel para amplificar seus sinais.
    coloque uma torre dessa em cada bairro e frequencia de 900 mghz que vc navega sem precisar de antena de grade vai navegar so com antena interna do usb.
    E tu pensa que não pensei nisso? E nem precisa tanta torre e nem tão alta.
    Se o tal de 900mhz não é sensível a visada, já é uma mão na roda. Mas e como vai ser no cliente? O que precisava era algum adaptador USB ou placa PCI econômica para instalar como cliente.
    Não tem nada prático para o protocolo 802.11 a ser usado em clientes em 900.
    E por falar em protocolo, alguém sabe que protocolo é usado na transmissão de dados via celular?
    Já tem homologado pela Mikrotik Brasil um equipamento KIT100BR que suporta 900 homologado, mas para a base.

  17. #17

    Padrão Conclusão

    É senhores, diante da resposta de todos os intendentes no assunto cheguei a seguinte conclusão:
    Diante das grandes operadoras o futuro dos servidores wireless é o mesmo do Titanic!

    Se as grandes operadoras ainda não chegaram nas suas cidades, agradeçam, pois assim que elas chegarem não restará outra opção a não ser tentar minimizar os prejuizos antes de fechar o provedor pois não tem nenhuma condição o cara pagar pra furarem sua parede instalarem uma antena e uma parafernala conectada ao pc dele, se fosse eu também optaria por um pequeno modem acoplado na entrada usb do pc... e não tem essa de qualidade não, ja é realidade banda larga 3G com 1Mb de download, as grandes só estão ajustando os equipamentos e a tendencia pra elas é só melhorar. O que vai acontecer é que quem ja tem aquela parafernalha toda vai ficar com o provedor, dificilmente vc terá novos clientes e quem não cresce diminui.
    só isso...

  18. #18

    Padrão

    Se o tal de 900mhz não é sensível a visada, já é uma mão na roda. Mas e como vai ser no cliente? O que precisava era algum adaptador USB ou placa PCI econômica para instalar como cliente.
    A Anatel ta com uma promoção incrivel... é bom não perder...

    Use 900Mhz sem autorização e ganhe uma multa grátis.

  19. #19

    Padrão

    Citação Postado originalmente por cleyton19 Ver Post
    Diante das grandes operadoras o futuro dos servidores wireless é o mesmo do Titanic!
    É por isso que temos que aprender a nadar. Quem começar a aprender mais cedo, tem mais chance de chegar na praia.

  20. #20

    Padrão

    Citação Postado originalmente por Pedro0278 Ver Post
    A Anatel ta com uma promoção incrivel... é bom não perder...

    Use 900Mhz sem autorização e ganhe uma multa grátis.
    Amigo Pedro, dá uma olhada no link.

    MKBR100 - 2.4, 5.8 ou 900mhz e tudo homologado. Resta ver o desempenho em 900mhz. E usa solução econômica para cliente.

    MikrotikBrasil :: Inicial