+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão usa torre q outro provedor ja usa. Algum problema?

    Bom galera...Seguinte...Estou querendo usar uma torre aq q outro provedor ja usa...é uma torre da Oi.

    O provedor usa 3 setoriais de 120, polarização vertical. E creio q uma omini tb.

    Tem algum problema de eu usar essa msm torre? Creio q vou usar 3 setorias de 120 tb...ou 4 de 90...rb 600 os radios...

  2. #2

    Padrão

    amigo falo por experiencia..
    faz isso nao.. alem de seus clientes ter o mesmo rumo do concorrente.. sei la isso vai da uma interferencia..
    pra mim foi so dor de cabeça..

  3. #3

    Padrão

    Citação Postado originalmente por jdmano Ver Post
    amigo falo por experiencia..
    faz isso nao.. alem de seus clientes ter o mesmo rumo do concorrente.. sei la isso vai da uma interferencia..
    pra mim foi so dor de cabeça..
    tem outra torre aq de outro provedor...q usa uma omini...com sinal bem mais fraco...sera c essa seria possivel?

  4. #4

    Padrão

    Como é que ele conseguiu licenca da Oi pra usar a torre?

  5. #5

    Padrão

    Tenho no mesmo local que o concorrente e preciso ficar garimpando um canal que dá "menos" interferencia.

    O cagão ainda colocou na potência máxima achando que ia dar qualidade no sinal dele...

    Se vc tiver como colocar bem longe, faça isso!

  6. #6

    Padrão

    Bom RBG. Em principio não te recomendo utilizar mais de 3 painéis setoriais em uma mesma torre, voce acaba saturando seu sinal se não for bem configurado.

    Em relação a 120 ou 90 graus de abertura das antenas de preferencia a uma produto de melhor qualidade como pluton, ideal, hyperlink.

    Em testes práticos painéis de 3 90º a uma distancia de 800m da torre tem-se 360º de cobertura.

    Utilizar qualquer uma destas torre já poluídas esqueça.

    Uma dica muito importante: Painéis Setoriais + Omni direcional = Perda de qualidade de sinal e alto ganho de interferencia de seu próprio sinal.

    A Hyperlink possui painéis de qualidade em polarização Horizontal que pode vir a lhe ajudar bastante caso tenha problemas de canais com muito uso.

    Faça um teste com site survey utilizando uma antena de grade em polarizção horizontal ou contrária a que existe em sua cidade. Notará que muitos dos sinais não serão mais detectados.

  7. #7

    Padrão

    Olá, aqui mesmo eu "compartilho" uma torre com um concorrente, nunca tive problemas diretos com ele, pois temos uma boa amizade e procuramos um não atrapalhar o outro ( a chamada concorrencia LEAL), as vezes algum cliente meu acaba conectado na base dele e vice-versa, mas isso resolve-se facilmente, agora se o teu concorrente é o famoso DESleal, fica complicado, pois aí, se por exemplo ele usar esses cartões de 600mw e resolver colocar os mesmos no maximo, vai poluir tudo, e vc vai ter muitos problemas, inclusive ele, pois se ele ja tem 04 paineis, com certeza terá interferencia nos proprios cainais, devido à sobremodulação.
    O correto seria fazer como os amigos ja disseram, procure trabalhar em uma torre q só vc tenha equipamentos, vc terá menos dor de cabeça, sem contar q só vc terá a chave do local...

  8. #8

    Padrão

    [quote=RBG;330459]Bom galera...Seguinte...Estou querendo usar uma torre aq q outro provedor ja usa...é uma torre da Oi.

    Como o Pedro falou, como vc consegui autorização da OI pra utilizar a torre dela???

  9. #9
    Mikrotik inSide Avatar de luizbe
    Ingresso
    Sep 2005
    Localização
    Governador Valadares
    Posts
    1.212
    Posts de Blog
    1

    Padrão

    A oi não dá Autorização para nenhuma empresa colocar equipamentos em sua torre, ao menos em MG.
    normalmente ela faz uma troca com o cliente, sem ser na base de troca o cliente tem que ter no minimo 155mbps fechado com ela pra conseguir tal façanha.
    e outra coisa, tem que aprensentar projeto, nota fiscal e homologação da anatel de tudo e a sua SCM.
    pois qualquer coisa que acontecer ali dentro vira culpa da Oi.

    eu mesmo uso uma torre da Oi no interior do interior aqui, em si quem trabalha mesmo não fala nada porque é empreiteira, eles vão lá apenas pra fazer o serviço deles e não ficar falando X ou Y da torre, mas se por ventura vier alguem que fiscalize isso, bau bau pro meu PTP que fica nessa torre
    obs: tem 9 meses que tá la!

  10. #10

    Padrão

    Realmente bau bau PTP e quem permitiu a colocação do rádio.

  11. #11

    Padrão

    Pois é... eu tava querendo saber como é que ele colocou porque onde temos a repetidora, tem 2 torres, uma da Vivo que nao divide com ninguem so dela mesmo e outra com os sinais da Tim, Oi e Claro...

    Eles nao deixam nada entrar lá nem pendurar nada na torre deles...

    Outro dia eu tava fazendo manutencao na repetidora e chegou num furgao o tecnico da Vivo (que tava fora do ar no dia, ou seja MORTA) e ele falou que ela nao quer nem que urubu pouse na torre, imagine compartilhar com alguem.

  12. #12

    Padrão

    Simplesmente liguei pro chefe de engenharia responsável pela torre...disse q tem espaço da torre e posso colocar...disse q a o valor medio é 1 salário por mes...aq é interior..é facil consiguir essas coisas...Aq é interior do Pará, pertence a Oi...Porem aq n tem Oi Celular...N sei pra q eles usam essa torre...


    O problema nem é subir uma torre aq...o problema é q naum tem lugar pra isso...e todas as torres da cidade q ja estao sendo usadas...n sei oq faço...

  13. #13

    Padrão

    Meu amigo, se você tiver a SCM e a torre tiver lugar para suas antenas e seu rádio, faça a solicitação para a dona da torre.
    Se não permitirem, só ir na ANATEL e falar que não quiseram compartilhar a torre com você que a ANATEL resolve isso para você.

    Na lei está claro, as operadoras de serviço de interesse coletivo (SCM e SMP) são obrigadas a compartilhar a infraestrutura.

  14. #14
    Mikrotik inSide Avatar de luizbe
    Ingresso
    Sep 2005
    Localização
    Governador Valadares
    Posts
    1.212
    Posts de Blog
    1

    Padrão

    o engenheiro e o auditor da Oi são amigos da gente aqui
    e todos os tecnicos e empreiteiras da região sabe que antena é minha e eles nem toca ..

    é sempre bom ter um padrinho na Oi. =P

  15. #15

    Padrão

    Citação Postado originalmente por luock Ver Post
    Bom RBG. Em principio não te recomendo utilizar mais de 3 painéis setoriais em uma mesma torre, voce acaba saturando seu sinal se não for bem configurado.

    Em relação a 120 ou 90 graus de abertura das antenas de preferencia a uma produto de melhor qualidade como pluton, ideal, hyperlink.

    Em testes práticos painéis de 3 90º a uma distancia de 800m da torre tem-se 360º de cobertura.

    Utilizar qualquer uma destas torre já poluídas esqueça.

    Uma dica muito importante: Painéis Setoriais + Omni direcional = Perda de qualidade de sinal e alto ganho de interferencia de seu próprio sinal.

    A Hyperlink possui painéis de qualidade em polarização Horizontal que pode vir a lhe ajudar bastante caso tenha problemas de canais com muito uso.

    Faça um teste com site survey utilizando uma antena de grade em polarizção horizontal ou contrária a que existe em sua cidade. Notará que muitos dos sinais não serão mais detectados.
    Opa... dah sua opiniao aqui pra mim https://under-linux.org/forums/mikro...tml#post330834
    Vlw..