+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Nivel aceitável em dbm

    Galera é o seguinte qual o valor minimo aceitável em dbm para uma boa conexão com o mikrotik? Me falaram em abaixo de -60!
    Outra coisa, existe algum programa para converter dbm para rssi?
    Grato

  2. #2

    Padrão

    -60 db é um nível de sinal excelente, aproveita bem o througput da rede

    mas níveis na faixa de -70db são bastante aceitveis em conexões do tipo infraestrutura (1AP para muitos Clientes)

    na pratica é possível estabelecer conexões satisfatórias até com nível do tipo -80db

    Tenho um link de 20km com nível de sinal -82db, plaquinhas ag530 com antenas de 24,5db parabola da zirok, setei o datarates para apenas 6 e 12mb. Estou pingando a 0 ~ 1 ms direto com tranfego ou sem trafego, não testei o throughput total, no entanto trafego nela constantemente 1mega de link sem problemas

    *detalhe: rede 5.8ghz

  3. #3

  4. #4

    Padrão

    Esta Era Uma Duvida Que Estava Me Corroendo, Valeu Muito. Obrigado

  5. #5

    Padrão

    aqui eu fixei um padrao... no MINIMO -65db ... (observe sinal negativo, quanto maior.. pior)

  6. #6

    Padrão

    pois e, isso de sinal depende tambem da interferancia que haja, aqui eu nao tenho nada de interferenciaa, mesmo vc´s nao acreditando navega sem perdas a -85 ( limite por aqui) e tem meias, tenho uma repetidora apontada aqui para a cidade ela esta a 23km com uma antena aquario no mikrotik, eu consigo daqui conectar com clientes com 8mts de rg58 antenas aquario e placas ralink a menos -75 nada de perdas.
    sei que e dificil de acreditar, mas com visada 100% e sem interferencias daqui eu consigo ate ver o sinal de um amigo a 60km...

    acho que o maior problema e poluiçào mesmo, como nao tenho ese problema aqui, da pra fazer coisas inacreditaveis!!

  7. #7

    Padrão

    Citação Postado originalmente por alexandrecorrea Ver Post
    aqui eu fixei um padrao... no MINIMO -65db ... (observe sinal negativo, quanto maior.. pior)

    Amigo, desculpe se a pergunta for meio boba, mas pelo que entendi vc setou seu Mk para só aceitar conexões com no máximo -65db, é isso mesmo?
    Estou querendo configurar meu Mk para não aceitar conexões ruins, como eu faria isso?
    Estou há um tempo procurando já, se vc puder ajudar agradeceria muito!
    Abs a todos,

    Att
    Ricardo

  8. #8

    Padrão

    Citação Postado originalmente por ricardofjayme Ver Post
    Amigo, desculpe se a pergunta for meio boba, mas pelo que entendi vc setou seu Mk para só aceitar conexões com no máximo -65db, é isso mesmo?
    Estou querendo configurar meu Mk para não aceitar conexões ruins, como eu faria isso?
    Estou há um tempo procurando já, se vc puder ajudar agradeceria muito!
    Abs a todos,

    Att
    Ricardo

    Setar o mikrotik para não aceitar conexões que tenha nível de sinal abaixo de um certo valor em db é relativamente fácil, basta colocar o noise floor thershold com o valor indicado (por exemplo -65) no entanto, as placas que tiverem com sinal pior que isso, ficam tentando se conectar e deixa o sinal pior ainda,

    Se vc quer ver o que eu digo faça o teste, testei aki depois de uma discursão no forum. As plaquinhas tenta se conectar, chegam a aparecer na aba registration com sinal -95, mas logo em seguida se desconectam e ficam repetidamente fazendo a mesma coisa.


    Acredito que o Alexandre não use opção, ele simplesmente tem o cuidado para que os clientes dele não tenham sinal menor do que o especificado.
    Última edição por JHONNE; 29-06-2008 às 10:22.

  9. #9

    Padrão

    Citação Postado originalmente por JHONNE Ver Post
    Setar o mikrotik para não aceitar conexões que tenha nível de sinal abaixo de um certo valor em db é relativamente fácil, basta colocar o noise floor thershold com o valor indicado (por exemplo -65) no entanto, as placas que tiverem com sinal pior que isso, ficam tentando se conectar e deixa o sinal pior ainda,

    Se vc quer ver o que eu digo faça o teste, testei aki depois de uma discursão no forum. As plaquinhas tenta se conectar, chegam a aparecer na aba registration com sinal -95, mas logo em seguida se desconectam e ficam repetidamente fazendo a mesma coisa.


    Acredito que o Alexandre não use opção, ele simplesmente tem o cuidado para que os clientes dele não tenham sinal menor do que o especificado.
    Amigo, o noise floor thershold que vc fala é o que está na aba Advanced da interface wlan, correto? Mas no caso aqui o meu noise floor thershold já está setado em -55 e mesmo assim tem gnt conectando com -79 de sinal... teria mais alguma opção para configurar?

  10. #10

    Padrão

    Citação Postado originalmente por ricardofjayme Ver Post
    Amigo, o noise floor thershold que vc fala é o que está na aba Advanced da interface wlan, correto? Mas no caso aqui o meu noise floor thershold já está setado em -55 e mesmo assim tem gnt conectando com -79 de sinal... teria mais alguma opção para configurar?
    acho que não tem uma opção não, parece que não funciona que alguns cartões.

    *tem certeza que está em -55, não estaria em 55 positivo


    dê uma olhada:

    https://under-linux.org/forums/mikro...-e-ar5413.html

  11. #11

    Padrão

    Certeza amigo,
    Estou enviando duas imagens anexas.
    Também participo deste outro tópico que vc postou, foi lá mesmo que peguei essa orientação do -55..rs
    Dá uma olhada nas imagens.
    Valeu amigo!
    Arquivos Anexos Arquivos Anexos
    • Tipo de Arquivo: zip 01.zip (205,6 KB, 228 visualizações)

  12. #12

    Smile Bloquear Usuarios com sinal baixo

    Desmarque a opção Default authenticate na interface wireless desejada.
    Cadastre o Mac dos clientes na aba Access list
    Na janela de cadastro de MAC do Access list va na opção Signal Strength Range.
    Aqui uso -75..75 ou seja o usuário só pode se conectar se tiver o MAC correto e o Sinal de -75 acima
    Obs: Uso a Mikrotik 3.10

  13. #13

    Padrão

    Citação Postado originalmente por JHONNE Ver Post
    -60 db é um nível de sinal excelente, aproveita bem o througput da rede

    mas níveis na faixa de -70db são bastante aceitveis em conexões do tipo infraestrutura (1AP para muitos Clientes)

    na pratica é possível estabelecer conexões satisfatórias até com nível do tipo -80db

    Tenho um link de 20km com nível de sinal -82db, plaquinhas ag530 com antenas de 24,5db parabola da zirok, setei o datarates para apenas 6 e 12mb. Estou pingando a 0 ~ 1 ms direto com tranfego ou sem trafego, não testei o throughput total, no entanto trafego nela constantemente 1mega de link sem problemas

    *detalhe: rede 5.8ghz
    Amigo, estou tentando fechar um ponto a ponto em 5.8ghz, estou usando um cartão SENAO 8602 essas placas AG530 são melhores para isso?

  14. #14

    Padrão

    Citação Postado originalmente por Glauco S Curvello Ver Post
    Amigo, estou tentando fechar um ponto a ponto em 5.8ghz, estou usando um cartão SENAO 8602 essas placas AG530 são melhores para isso?

    Na verdade amigo, as placas ag530 não são ideais para fechar link de longa distância em função da sua baixa potência, no entanto, a qualidade e o ganho das antenas são os fatores mais determinantes.

    procure aqui mesmo no forum post sobre um software chamado radiomobile que lhe dara parametros para ganho de antena e potencia de transmissão,

    De qualquer forma tenho link de 20km fechado com ag530 em antenas ofset zirok de 30db