Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Para o pessoal com bastante experiencia : Será que é interferência?

    Da noite pro dia meus clientes começaram a reclamar de lentidao...
    Fui num cliente e observei latencia altissima e perda de pacotes
    Tava usando um PC-AP com 4 ag530 e 4 setoriais hyperlink 17dB
    Fiz todo tipo de teste e nao resolveu o problema...
    Troquei tudo, e coloquei uma RB600 c/ 4 cartoes R52H...
    Ficou pior do que tava... baixei a potencia dos cartoes para 50mW e fui mudando de canal até que achei um que passou de 2 a 3MB de throughtput (isso numa das wlans... nas outras nao consegui achar canal q passasse mais q 600k).
    Se aumento a potencia pra 350mw o throughtput cai para 200k a 10k
    Se baixo a potencia o throughtput sobe pra 2 a 3MB
    Se mudo de canal tbm fica ruim tbm... em apenas um canal eu consigo um throughtput maior
    Coloquei o equipamento da torre num nobreak separado.. aterramento ok... fonte de notebook 19v/3.4A para alimentar a RB... nao adiantou tbm...
    Tem um "provedorzinho" de fundo de quintal que está a 745m da minha torre.. o cara tah usando uma omini de 15db e um ap edimax em 400 mW... Será que é ele que está causando todo este problema na minha torre?
    Eu precisava ter certeza que ele é quem tah causando o problema para tomar minhas providencias...
    Vlw..

  2. #2

    Padrão

    Citação Postado originalmente por froyer Ver Post
    Da noite pro dia meus clientes começaram a reclamar de lentidao...
    Fui num cliente e observei latencia altissima e perda de pacotes
    Tava usando um PC-AP com 4 ag530 e 4 setoriais hyperlink 17dB
    Fiz todo tipo de teste e nao resolveu o problema...
    Troquei tudo, e coloquei uma RB600 c/ 4 cartoes R52H...
    Ficou pior do que tava... baixei a potencia dos cartoes para 50mW e fui mudando de canal até que achei um que passou de 2 a 3MB de throughtput (isso numa das wlans... nas outras nao consegui achar canal q passasse mais q 600k).
    Se aumento a potencia pra 350mw o throughtput cai para 200k a 10k
    Se baixo a potencia o throughtput sobe pra 2 a 3MB
    Se mudo de canal tbm fica ruim tbm... em apenas um canal eu consigo um throughtput maior
    Coloquei o equipamento da torre num nobreak separado.. aterramento ok... fonte de notebook 19v/3.4A para alimentar a RB... nao adiantou tbm...
    Tem um "provedorzinho" de fundo de quintal que está a 745m da minha torre.. o cara tah usando uma omini de 15db e um ap edimax em 400 mW... Será que é ele que está causando todo este problema na minha torre?
    Eu precisava ter certeza que ele é quem tah causando o problema para tomar minhas providencias...
    Vlw..
    Amigo, uma coisa posso dizer, tenho uma torre com placas g510, tplink e samsung e setoriais hyperlink, uma de 17dbi e o restante de 14dbi, faço escaneamento e bate cerca de 80 redes na ares, alguns deles eu até conheço, tem um mesmo q fica a menos de 500 metros da minha torre e ele usa amplificador com uma omni e ap aprouter e mesmo assim ñ causa esses problemas, tô até conversando com ele para tirar esse amplificador na boa, até pq a rede dele ñ tá boa, mas td bem, tive problemas de latencia no meu AP-MK uma vez e depois de muita dor de cabeça descobri q era apenas o cooler 12x12 q coloquei ligada na alimentação da placa mãe, parecia q a fonte ñ tava conseguindo alimentar todo o sistema, bastei desconectar esse cooler e acabou o problema, até hj, meses depois td ok, seria bom verificar essa questão de alimentação, por exemplo testar por um momento sua rb ou seu AP-MK com apenas um cartão e ver o q acontece...
    Última edição por faieppi; 30-06-2008 às 02:00.

  3. #3

    Padrão

    Citação Postado originalmente por faieppi Ver Post
    Amigo, uma coisa posso dizer, tenho uma torre com placas g510, tplink e samsung e setoriais hyperlink, uma de 17dbi e o restante de 14dbi, faço escaneamento e bate cerca de 80 redes na ares, alguns deles eu até conheço, tem um mesmo q fica a menos de 500 metros da minha torre e ele usa amplificador com uma omni e ap aprouter e mesmo assim ñ causa esses problemas, tô até conversando com ele para tirar esse amplificador na boa, até pq a rede dele ñ tá boa, mas td bem, tive problemas de latencia no meu AP-MK uma vez e depois de muita dor de cabeça descobri q era apenas o cooler 12x12 q coloquei ligada na alimentação da placa mãe, parecia q a fonte ñ tava conseguindo alimentar todo o sistema, bastei desconectar esse cooler e acabou o problema, até hj, meses depois td ok, seria bom verificar essa questão de alimentação, por exemplo testar por um momento sua rb ou seu AP-MK com apenas um cartão e ver o q acontece...



    1 - clientes longe e outros perto, geram problemas;
    2 - tente fixar seu data rates de forma a permitir apenas 1 e 11mb
    3 - se seus clientes estão em até 5km de raio fixe o ack time out em 30
    4 - use os cartões na potência default;
    5 - coloque o rádio junto a antena com caixa hermetica minimizando a quantidade cabo
    6 - Verifique se não tão clonando seu ssid ou transmitindo no mesmo canal
    7 - Sua antena é nova? verificar infiltração, insetos etc.

    Agora se ainda não der certo,

    verfique existem uma antena da pluton que atenua 90% do sinal irradiado em polaridade diferente da dela, ajuda a minimizar a interferência

    Aqui, nem tenho tanta poluição, mas já estou decidido a mudar para 5.8, principalmente por causa da latência e do voip, quem sabe não seria uma alternativa pra vc tb

  4. #4

    Padrão

    Amigo faça as verificações que o Jhonne falou.
    Pois creio que resolverá seu problema.

  5. #5

    Padrão

    Citação Postado originalmente por faieppi Ver Post
    Amigo, uma coisa posso dizer, tenho uma torre com placas g510, tplink e samsung e setoriais hyperlink, uma de 17dbi e o restante de 14dbi, faço escaneamento e bate cerca de 80 redes na ares, alguns deles eu até conheço, tem um mesmo q fica a menos de 500 metros da minha torre e ele usa amplificador com uma omni e ap aprouter e mesmo assim ñ causa esses problemas, tô até conversando com ele para tirar esse amplificador na boa, até pq a rede dele ñ tá boa, mas td bem, tive problemas de latencia no meu AP-MK uma vez e depois de muita dor de cabeça descobri q era apenas o cooler 12x12 q coloquei ligada na alimentação da placa mãe, parecia q a fonte ñ tava conseguindo alimentar todo o sistema, bastei desconectar esse cooler e acabou o problema, até hj, meses depois td ok, seria bom verificar essa questão de alimentação, por exemplo testar por um momento sua rb ou seu AP-MK com apenas um cartão e ver o q acontece...
    Alimentação nao é com certeza....
    Coloquei um nobreak soh pra RB
    Testei com fonte de PC
    E agora tah com fonte de Notebook...
    Mesmo problema...

  6. #6

    Padrão

    Citação Postado originalmente por JHONNE Ver Post
    1 - clientes longe e outros perto, geram problemas;
    2 - tente fixar seu data rates de forma a permitir apenas 1 e 11mb
    3 - se seus clientes estão em até 5km de raio fixe o ack time out em 30
    4 - use os cartões na potência default;
    5 - coloque o rádio junto a antena com caixa hermetica minimizando a quantidade cabo
    6 - Verifique se não tão clonando seu ssid ou transmitindo no mesmo canal
    7 - Sua antena é nova? verificar infiltração, insetos etc.

    Agora se ainda não der certo,

    verfique existem uma antena da pluton que atenua 90% do sinal irradiado em polaridade diferente da dela, ajuda a minimizar a interferência

    Aqui, nem tenho tanta poluição, mas já estou decidido a mudar para 5.8, principalmente por causa da latência e do voip, quem sabe não seria uma alternativa pra vc tb
    Como eu disse, se coloco os cartoes na potencia default (25dB) fica um lixo... somente em 17dB é q consigo um throughtput maior
    A rb tah numa caixa hermetica e to usando 3 mts de cabo LMR400
    SSID clonado jah verifiquei .. nao eh...
    transmissão no mesmo canal... como tah meio puluido é claro q tem outros transmitindo no mesmo canal...
    Minhas antenas tem 1 ano... mas jah veriquei elas tbm.. aparentemente tudo ok sem infiltrações.. se fosse antena nao iria dar problema nas 4 ao mesmo tempo....
    Mudar pra 5.8 eu teria q trocar todos os kits dos clientes.. agora de momento é inviável...
    Dá uma olhada na imagem em anexo...
    Cartao setado em 17dB, e o simples fato de mudar de canal jah melhorou bem.. mas nao tah legal ainda... por isso acho q eh interferencia. .. pois mesmo com o throughtput em 2.7mb ainda estah perdendo pacotes...
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         teste.JPG
Visualizações:	178
Tamanho: 	186,5 KB
ID:      	2369  

  7. #7

    Padrão

    Citação Postado originalmente por froyer Ver Post
    Alimentação nao é com certeza....
    Coloquei um nobreak soh pra RB
    Testei com fonte de PC
    E agora tah com fonte de Notebook...
    Mesmo problema...

    tive problemas assim e era interfecencia, usava canais tipo , 1,5,10,14
    e tinha mais um ponto-a-ponto em 2.4 saindo do mesmo local

    e durante o dia, quando nao tinha muito acesso blza, mas a noite nao sai do chao, trocava de canal, ficava 10 min, e comecava denovo!

    um erro q muitos provedores fazem eh o cruzamento de redes, fazem uma especie de teia de aranha. ai fode mesmo

    precisei mudar pra 5.8, e reduzir uma setorial!

  8. #8

    Padrão

    Citação Postado originalmente por froyer Ver Post
    Da noite pro dia meus clientes começaram a reclamar de lentidao...
    Fui num cliente e observei latencia altissima e perda de pacotes
    Tava usando um PC-AP com 4 ag530 e 4 setoriais hyperlink 17dB
    Fiz todo tipo de teste e nao resolveu o problema...
    Troquei tudo, e coloquei uma RB600 c/ 4 cartoes R52H...
    Ficou pior do que tava... baixei a potencia dos cartoes para 50mW e fui mudando de canal até que achei um que passou de 2 a 3MB de throughtput (isso numa das wlans... nas outras nao consegui achar canal q passasse mais q 600k).
    Se aumento a potencia pra 350mw o throughtput cai para 200k a 10k
    Se baixo a potencia o throughtput sobe pra 2 a 3MB
    Se mudo de canal tbm fica ruim tbm... em apenas um canal eu consigo um throughtput maior
    Coloquei o equipamento da torre num nobreak separado.. aterramento ok... fonte de notebook 19v/3.4A para alimentar a RB... nao adiantou tbm...
    Tem um "provedorzinho" de fundo de quintal que está a 745m da minha torre.. o cara tah usando uma omini de 15db e um ap edimax em 400 mW... Será que é ele que está causando todo este problema na minha torre?
    Eu precisava ter certeza que ele é quem tah causando o problema para tomar minhas providencias...
    Vlw..
    >>>>>>>>>>>>>>>

    amigo !!naum sou tão desenvolvido como vc + tb tive problemas relacionados a interferencia

    aki tive problemas assim, eu ia no cliente dava um scaner na rede via minha rede + naum conectava !! qdo conectava a navegação era horivel)troquei placa dos clientes (greatec) +tb naum deu muito certo dai fiz o seguinte :

    parei meu provedor desmontei antenas e radios e refiz mudando d canal (DO CANAL 6 (DEFULT)para o canal 2 )e ssdi

    no cliente recadastrei na rede

    e agora ta do ok

    aki uso radio 3com
    antena omni 15 dbi
    torre d 21 m

  9. #9

    Padrão

    Citação Postado originalmente por gzanatta00 Ver Post
    tive problemas assim e era interfecencia, usava canais tipo , 1,5,10,14
    e tinha mais um ponto-a-ponto em 2.4 saindo do mesmo local

    e durante o dia, quando nao tinha muito acesso blza, mas a noite nao sai do chao, trocava de canal, ficava 10 min, e comecava denovo!

    um erro q muitos provedores fazem eh o cruzamento de redes, fazem uma especie de teia de aranha. ai fode mesmo

    precisei mudar pra 5.8, e reduzir uma setorial!

    Colega, boa tarde!


    Você sabia que o canal 14 é proibido no Brasil? Se você usa no canal 14 sua rede será fiscalizada com mais antecedência, e se você fosse homologado com certeza não estaria usando esse canal.

    Isso é só uma dica, retira do canal 14 usa do 1 até o 11...


    Boa tarde1

  10. #10

    Padrão

    Citação Postado originalmente por Roberto21 Ver Post
    Colega, boa tarde!


    Você sabia que o canal 14 é proibido no Brasil? Se você usa no canal 14 sua rede será fiscalizada com mais antecedência, e se você fosse homologado com certeza não estaria usando esse canal.

    Isso é só uma dica, retira do canal 14 usa do 1 até o 11...


    Boa tarde1
    Fala Roberto...
    Alguma dica pro meu problema...?
    vlw...

  11. #11
    Moderador Avatar de Magal
    Ingresso
    Mar 2007
    Localização
    Rio de Janeiro
    Posts
    2.041
    Posts de Blog
    118

    Padrão

    Colega, as suas antenas setoriais tem o mesmo tempo de utilizacão?
    Se tem, abra uma para verificar.

  12. #12

    Padrão

    Citação Postado originalmente por magal Ver Post
    Colega, as suas antenas setoriais tem o mesmo tempo de utilizacão?
    Se tem, abra uma para verificar.
    Cara.. já abri.... tudo normal aparentemente....
    ao meu ver se fosse antena ela ficaria ruim o tempo todo.. mas se eu vou mudando de canal, eu acho um q passa 2,5 MB ai funciona bem... daqui a pouco aquele canal tah horrivel ai tenho q buscar outro.... jah ativei a opção "no radar detect" mas nao adiantou tbm... é coisa de louco mesmo...

  13. #13
    Moderador Avatar de Magal
    Ingresso
    Mar 2007
    Localização
    Rio de Janeiro
    Posts
    2.041
    Posts de Blog
    118

    Padrão

    Froyer, partindo do presuposto de que vc já verificou os cabos, conectores, fonte da RB, antenas e as configurações dos cartões estão corretas, gostaria de fazer as seguintes observações:

    1) As placas minipci são mais sensiveis ao comprimento dos cabos;
    2) Vc poderia aumentar a corrente dessa fonte;
    3) É possível q seu concorrente esteja com um amplificador apontado para sua torre;
    4) Teste a RB somente com 2 placas minipci;
    5) Troque a Rb.
    Última edição por Magal; 30-06-2008 às 20:19.

  14. #14

    Padrão

    Citação Postado originalmente por Roberto21 Ver Post
    Colega, boa tarde!


    Você sabia que o canal 14 é proibido no Brasil? Se você usa no canal 14 sua rede será fiscalizada com mais antecedência, e se você fosse homologado com certeza não estaria usando esse canal.

    Isso é só uma dica, retira do canal 14 usa do 1 até o 11...


    Boa tarde1
    sim sim parceiro!
    mas coloquei para testar ajuda muito
    obrigado pela informacao

  15. #15

    Padrão

    Citação Postado originalmente por magal Ver Post
    Froyer, partindo do presuposto de que vc já verificou os cabos, conectores, fonte da RB, antenas e as configurações dos cartões estão corretas, gostaria de fazer as seguintes observações:

    1) As placas minipci são mais sensiveis ao comprimento dos cabos;
    2) Vc poderia aumentar a corrente dessa fonte;
    3) É possível q seu concorrente esteja com um amplificador apontado para sua torre;
    4) Teste a RB somente com 2 placas minipci;
    5) Troque a Rb.
    Aumentar a corrente da fonte como? outra? já testei com fonte de PC
    Jah fiz o scan nos meus paineis.. o sinal q chega mais forte é o do carinha da omini com o edimax em 400mW
    SSID clonado nao tem
    jah desativei todos os cartoes menos o que tava mandando pro lugar q eu tava e testei... mesmo problema... ainda nao experimentei REMOVER um ou dois cartoes pra testar... até pq teria q ficar algum tempo testando, o que deixaria metade dos meus clientes off....
    A unica coisa q nao troquei foi os paineis... hj vou trocar os 4 pra testar... vou tirar os de 17dB e vou por os de 14dB zerados...
    Depois disso acho q só trocando a RB ou voltando meu PC-AP com as ag530...
    Vlw...

  16. #16

    Padrão

    mas ese troughput de 2 megas,e dos clientes ou e vc fazendo testes, ja que mais de 2 megas estaria enforcado.

  17. #17

    Padrão

    Citação Postado originalmente por froyer Ver Post
    Da noite pro dia meus clientes começaram a reclamar de lentidao...
    Fui num cliente e observei latencia altissima e perda de pacotes
    Tava usando um PC-AP com 4 ag530 e 4 setoriais hyperlink 17dB
    Fiz todo tipo de teste e nao resolveu o problema...
    Troquei tudo, e coloquei uma RB600 c/ 4 cartoes R52H...
    Ficou pior do que tava... baixei a potencia dos cartoes para 50mW e fui mudando de canal até que achei um que passou de 2 a 3MB de throughtput (isso numa das wlans... nas outras nao consegui achar canal q passasse mais q 600k).
    Se aumento a potencia pra 350mw o throughtput cai para 200k a 10k
    Se baixo a potencia o throughtput sobe pra 2 a 3MB
    Se mudo de canal tbm fica ruim tbm... em apenas um canal eu consigo um throughtput maior
    Coloquei o equipamento da torre num nobreak separado.. aterramento ok... fonte de notebook 19v/3.4A para alimentar a RB... nao adiantou tbm...
    Tem um "provedorzinho" de fundo de quintal que está a 745m da minha torre.. o cara tah usando uma omini de 15db e um ap edimax em 400 mW... Será que é ele que está causando todo este problema na minha torre?
    Eu precisava ter certeza que ele é quem tah causando o problema para tomar minhas providencias...
    Vlw..
    Olá, tudo bem!!!

    Constantemente isso ocorre por causa dos cabos que oxida com infiltração de umidade, pelo que vc descreveu ai... más teria detalhar... para que possa lhe ajudar...

    Abraços, fique com Deus...

  18. #18

    Padrão

    qq coisa desativa os paines coloca um omni de 15, no cartao e testa! nao deu muita liga mete o amplificador pra testar em umas 2 horas ou uma noite, como falei no inicio acho q eh interferencia, ou talves uma possivel umidade no cabo q liga o painel, nao me lembro de ter falado q trocou os cabos!

    dai seleciona um canal com menos interferencia ai na tua cidade, e deixa rodar um pouco

    se alguem comentar do amplificador, jah vou respondendo, estamos aqui pra testar, seja no canal 14 ou com amplificador, temos q chegar na solucao

  19. #19

    Padrão

    aaa nao esqueca de cadastrar as vlans , e faca um backup antes

  20. #20

    Padrão

    Amigo,
    só li testes físicos que foram feitos. Por acaso já testou bloquear 1 wlan e ir liberando seus clientes um-a-um e testando o ping/latência? Já ocorreram vários casos de ataques as redes wireless de agachar qualquer cartão. Tem um programa que faz isso e está disponível na Net a rodo. Quando você muda o canal, e não muda o SSID, automaticamente o ataque continuará. Até que se ache o outro SSID e reconecte.
    Faça o bloqueio com Acess-List e vá liberando aos poucos, até um cliente lotdo de vírus pode fazer um estrago desses.