Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Enlace para passar pelo menos 10 Megas

    Pessoal, contratei um link de 8 megas full de uma operadora e busco o link na torre deles em regime de co-colocation, e atualmente estou utilizando airaya pra fechar o enlace. O problema que o airaya não tá passando mais do 3,5 Mega, e estou desperdiçando o restante. Estava quereno fazer um nstreme com Mikrotik RB600 e XR5 com antena de 33dbi (hyperlink), porém a operdora não deixa instalar equipamentos sem homologação, estão mikrotik com ubiquiti é opção descartada.

    O enlace tem 22 km de distância, utilizo antenas hyper de 33dbi, visada 100% limpa e fresnel 100% desobstruido, vide anexo "projeto radio mobile".

    Que equipamento os senhores poderiam me indicar pra fechar esse enlace, que não seja de custo muito alto como (Canopy, Alvarion, Orbitel). Poderia ser um equipamento da classe Terabeam.
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         projeto-enlacePtPPerdizesToPedrinopolis.jpg
Visualizações:	488
Tamanho: 	221,4 KB
ID:      	2371  

  2. #2
    Mikrotik inSide Avatar de luizbe
    Ingresso
    Sep 2005
    Localização
    Governador Valadares
    Posts
    1.212
    Posts de Blog
    1

    Padrão

    boa capiao...
    o airaya não é um bom rádio pra longo alcance, aconselho a você usar então a RB433AH + cartões CM9 da Winstron.


    Homologado e barato.
    a RB433ah tá dificil de achar, mas você pode usar a 532A ou a RB600 como dito.

    primeiro compre as 2 RB's (com capacidade pra 2 Slots MiniPCI no minimo) e apenas 2 cartões e feche o enlace.

    o ACK para sua rede é de: 168 ~~ 190 .

    você que vai ajustar o melhor pra você aí.

    *sei que existe N cartões, mas faça o teste no CM9 pois acredito que você vai ficar satisfeito, e vai conseguir seus 8mb

  3. #3

    Padrão

    Caras, to com o mesmo problema. No meu caso tambem são 8 megas a 26 km com visada, da Copel Telecom.
    To pegando esse link e não tenho a mínima idéia do que usar. Se alguem puder deixar aí as experiências...

  4. #4

    Padrão

    Citação Postado originalmente por Kandango Ver Post
    Pessoal, contratei um link de 8 megas full de uma operadora e busco o link na torre deles em regime de co-colocation, e atualmente estou utilizando airaya pra fechar o enlace. O problema que o airaya não tá passando mais do 3,5 Mega, e estou desperdiçando o restante. Estava quereno fazer um nstreme com Mikrotik RB600 e XR5 com antena de 33dbi (hyperlink), porém a operdora não deixa instalar equipamentos sem homologação, estão mikrotik com ubiquiti é opção descartada.

    O enlace tem 22 km de distância, utilizo antenas hyper de 33dbi, visada 100% limpa e fresnel 100% desobstruido, vide anexo "projeto radio mobile".

    Que equipamento os senhores poderiam me indicar pra fechar esse enlace, que não seja de custo muito alto como (Canopy, Alvarion, Orbitel). Poderia ser um equipamento da classe Terabeam.
    Olá, tudo bem!!!

    Pela distancia de 22 km e visada perfeita, com essas antenas vc poderá usar duas rbs 532 com card Senao 8602 Plus S é homologado, com certeza vc terá um trafego em média de 20 a 40 mbps.

    Abraços, fique com Deus...

  5. #5

    Padrão

    Bom, quando falamos em transmissão de backbone temos que ressaltar a simetria dos dados trafegados, o que não ocorre com rádios que operam em half-duplex, mesmo tendo no mercado equipamentos que operam em full-duplex (canopy, alvarion), com custo exorbitante para simples mortais, a tecnologia nstreme do mikrotik seria uma opção com melhor custo benefício.

    Não teria hoje no mercado cartões com tecnologia nstreme, tipo o R52H que fosse homologado.

  6. #6

    Padrão

    tem proxim tsunami MP.11a 5054 homologado, em 24Mbs fica 20dBm, 36Mbs 19dBm, 48Mbs 17dBm, 56Mbs 16dBm.

    Certificado de Homologação - Requerimento nº 1417/06

    segum o manual diz q consegue 33Mbs real em half-duplex (54Mbs wireless), teria q adquirir uma antena com maior ganho para desenvolver 54Mbs

    a vantagem é q pode ser liverado todos os canais desde 5.15GHz ate 5.925Ghz.

    Abraços
    Lee
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         Throughput.PNG
Visualizações:	204
Tamanho: 	46,2 KB
ID:      	2376   Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         SNR.PNG
Visualizações:	174
Tamanho: 	37,5 KB
ID:      	2377  

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         MP_11a-4_0.gif
Visualizações:	222
Tamanho: 	47,0 KB
ID:      	2378  
    Última edição por LEE337; 01-07-2008 às 15:05.

  7. #7

    Padrão

    opa amigo, qual a operadora desse link ai que você contratou? quanto você paga?

  8. #8

    Padrão

    Citação Postado originalmente por iuredaluz Ver Post
    opa amigo, qual a operadora desse link ai que você contratou? quanto você paga?
    Olá Amigo, eu contratei 8 Megas Full da CTBC Telecom por R$ 7.000,00, porém ela só antende o Triangulo Mineiro de Minas Gerais, Goiás e Noroeste de São Paulo.

  9. #9
    Mikrotik inSide Avatar de luizbe
    Ingresso
    Sep 2005
    Localização
    Governador Valadares
    Posts
    1.212
    Posts de Blog
    1

    Padrão

    se voce usar 2 XR5 ou 2 CM9 ou 2R52h em cada parte, você fecha um Nsteme amigo, não é o cartão .. o lance é colocar 1 como TX e outro como RX =|


    entao.. é bom fazer nstreme principalmente quando é o backbone XD

  10. #10

    Padrão

    Levando em consideração as postagens do pessoal e pela analise do R. Mobile, este cenário seria viável para passar esses 10 megas full.

    Equipamentos:

    2 RB/433AH - CPU: Atheros AR7161 680MHz (works @800MHz)
    - estou escolhendo esse modelo de RB pelo processamento, pois vou utilizar nstreme2, e a recomendação mínima do pessoal da mikrotik.com é 700 mhz para usar essa tecnologia, e não quero usar PC-AP

    2 Antenas PTX26-58DL - 5.8 Ghz 27,5 dbi ou Geenge 5,8 Ghz P. Dupla 33dbi
    Para não usar 2 antenas em cada ponto estou escolhendo essas antenas de polarização dulpa, onde posso ligar 2 radios ao mesmo tempo em 2 frequencias diferentes para o Nstreme.

    4 Cartões NMP-8602
    Pelo fato de precisar ter homologação e ser compativel com nstreme, escolhi este, senao iria de cara com XR5 (eita ubiquiti que não homologa!)

    Bom seria esse o esquema, alguém teria uma sugestão melhor.

  11. #11

    Padrão

    Citação Postado originalmente por LEE337 Ver Post
    tem proxim tsunami MP.11a 5054 homologado, em 24Mbs fica 20dBm, 36Mbs 19dBm, 48Mbs 17dBm, 56Mbs 16dBm.

    Certificado de Homologação - Requerimento nº 1417/06

    segum o manual diz q consegue 33Mbs real em half-duplex (54Mbs wireless), teria q adquirir uma antena com maior ganho para desenvolver 54Mbs

    a vantagem é q pode ser liverado todos os canais desde 5.15GHz ate 5.925Ghz.

    Abraços
    Lee
    Olá amigo, vc poderia especificar a distância do seu enlace com este equipamento, e tb o troughput real que conseguiu. Qual o valor desse produto

  12. #12

    Padrão

    Citação Postado originalmente por Kandango Ver Post
    Olá amigo, vc poderia especificar a distância do seu enlace com este equipamento, e tb o troughput real que conseguiu. Qual o valor desse produto

    eu tenho usando 5,7Km com 1 antena visiontec e outro ponto zirok wll-605, throughput nao fiz teste ainda pq meu link o consumo maximo é 4,5Mbs, deixei em 18Mbs pq era mais estavel na minha zona e canal XXX onde tem menos interferencia.

    sobre os preços me envie um mensagem privado.

    Abraços
    Lee

  13. #13

    Padrão Como ficou o ptp

    E aí amigo, fez o PTP?
    Como ficou o desempenho?

  14. #14

    Padrão

    Citação Postado originalmente por Francinei Ver Post
    E aí amigo, fez o PTP?
    Como ficou o desempenho?
    Estamos trabalhando nele, até na próxima segunda tá concluído, posto aki depois os resultados.

  15. #15

    Padrão

    Testado e Aprovado! 28 Megas Full!

    Fechei o enlace de 22 km e consegui 28 Megas total, veja arquivo anexo. A Pluton 5.8 Ghz de Polarização Dupla funcionou muito bem, e sem interferencias. Até conseguimos fazer 40 megas full em modo turbo, porém com sinal em -72, e deixei em 5.8Ghz 20 Mhz s/ turbo com sinal de -63 para maior estabilidade.

    Configuração Usada:

    4 Cartões CM9 ( 2 em cada ponta)
    2 R433AH
    2 Antenas Pluton PTX26-58DL (Polarização Dupla)
    2 Metros de cabo LMR600

    No Mikrotik:

    Modo Nstreme Dual
    Pooling Ativado
    Nstreme Ativado
    Banda: 5Ghz (20mhz)
    Canais: 5210 e 5800
    Policy Frame: Exact Size em 3200
    ACK Dinamic
    Tx Power: Default (17dbm)

    Obs: o mesmo sistema foi testado com:
    Engenius EMP8602 Plus, tivemos no máximo 8 megas full e um pouco de instabilidade de sinal (Média de -74 s/ turbo)
    R52 Mikrotik, tivemos no máximo 18 megas full, e com boa estabilidade de sinal (Média de -66 s/ turbo)
    o CM9 saiu desparadamente mais agressivo que os outros. O enlace está fechado funcionando a 1 semana sem nenhuma queda ou instabilidade.
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         trafego.jpg
Visualizações:	356
Tamanho: 	43,8 KB
ID:      	2573  

  16. #16

    Padrão

    Citação Postado originalmente por Kandango Ver Post
    Pessoal, contratei um link de 8 megas full de uma operadora e busco o link na torre deles em regime de co-colocation, e atualmente estou utilizando airaya pra fechar o enlace. O problema que o airaya não tá passando mais do 3,5 Mega, e estou desperdiçando o restante. Estava quereno fazer um nstreme com Mikrotik RB600 e XR5 com antena de 33dbi (hyperlink), porém a operdora não deixa instalar equipamentos sem homologação, estão mikrotik com ubiquiti é opção descartada.

    O enlace tem 22 km de distância, utilizo antenas hyper de 33dbi, visada 100% limpa e fresnel 100% desobstruido, vide anexo "projeto radio mobile".

    Que equipamento os senhores poderiam me indicar pra fechar esse enlace, que não seja de custo muito alto como (Canopy, Alvarion, Orbitel). Poderia ser um equipamento da classe Terabeam.

    Amigo teria como vc me dizer onde consigo esse programa que vc usou?


    obrigado

  17. #17

    Padrão

    Citação Postado originalmente por Kandango Ver Post
    Testado e Aprovado! 28 Megas Full!

    Fechei o enlace de 22 km e consegui 28 Megas total, veja arquivo anexo. A Pluton 5.8 Ghz de Polarização Dupla funcionou muito bem, e sem interferencias. Até conseguimos fazer 40 megas full em modo turbo, porém com sinal em -72, e deixei em 5.8Ghz 20 Mhz s/ turbo com sinal de -63 para maior estabilidade.

    Configuração Usada:

    4 Cartões CM9 ( 2 em cada ponta)
    2 R433AH
    2 Antenas Pluton PTX26-58DL (Polarização Dupla)
    2 Metros de cabo LMR600

    No Mikrotik:

    Modo Nstreme Dual
    Pooling Ativado
    Nstreme Ativado
    Banda: 5Ghz (20mhz)
    Canais: 5210 e 5800
    Policy Frame: Exact Size em 3200
    ACK Dinamic
    Tx Power: Default (17dbm)

    Obs: o mesmo sistema foi testado com:
    Engenius EMP8602 Plus, tivemos no máximo 8 megas full e um pouco de instabilidade de sinal (Média de -74 s/ turbo)
    R52 Mikrotik, tivemos no máximo 18 megas full, e com boa estabilidade de sinal (Média de -66 s/ turbo)
    o CM9 saiu desparadamente mais agressivo que os outros. O enlace está fechado funcionando a 1 semana sem nenhuma queda ou instabilidade.

    caro amigo, eu gostaria de saber de qual empresa você recebe este sinal e como se chama o nome do serviço. abraços!

  18. #18

    Padrão

    Citação Postado originalmente por miguel22rj Ver Post
    Amigo teria como vc me dizer onde consigo esse programa que vc usou?


    obrigado
    dentro do winbox
    tools -> bandwidth test

  19. #19

    Padrão

    Citação Postado originalmente por Kandango Ver Post
    Testado e Aprovado! 28 Megas Full!

    Fechei o enlace de 22 km e consegui 28 Megas total, veja arquivo anexo. A Pluton 5.8 Ghz de Polarização Dupla funcionou muito bem, e sem interferencias. Até conseguimos fazer 40 megas full em modo turbo, porém com sinal em -72, e deixei em 5.8Ghz 20 Mhz s/ turbo com sinal de -63 para maior estabilidade.

    Configuração Usada:

    4 Cartões CM9 ( 2 em cada ponta)
    2 R433AH
    2 Antenas Pluton PTX26-58DL (Polarização Dupla)
    2 Metros de cabo LMR600

    No Mikrotik:

    Modo Nstreme Dual
    Pooling Ativado
    Nstreme Ativado
    Banda: 5Ghz (20mhz)
    Canais: 5210 e 5800
    Policy Frame: Exact Size em 3200
    ACK Dinamic
    Tx Power: Default (17dbm)

    Obs: o mesmo sistema foi testado com:
    Engenius EMP8602 Plus, tivemos no máximo 8 megas full e um pouco de instabilidade de sinal (Média de -74 s/ turbo)
    R52 Mikrotik, tivemos no máximo 18 megas full, e com boa estabilidade de sinal (Média de -66 s/ turbo)
    o CM9 saiu desparadamente mais agressivo que os outros. O enlace está fechado funcionando a 1 semana sem nenhuma queda ou instabilidade.
    Cara, impressionante o que conseguio. Como fez isso? tem como passar as configs? Qual fonte usou na sua RB? To com uns enlaces aqui, mas mesmo usando xr5 meu tráfego ta uma decepção, axo que deve ser alinhamento (uso o que para alinhar?) ou fonte. Parabéns pelo enlace.

  20. #20

    Padrão

    Citação Postado originalmente por Kandango Ver Post
    Pessoal, contratei um link de 8 megas full de uma operadora e busco o link na torre deles em regime de co-colocation, e atualmente estou utilizando airaya pra fechar o enlace. O problema que o airaya não tá passando mais do 3,5 Mega, e estou desperdiçando o restante. Estava quereno fazer um nstreme com Mikrotik RB600 e XR5 com antena de 33dbi (hyperlink), porém a operdora não deixa instalar equipamentos sem homologação, estão mikrotik com ubiquiti é opção descartada.

    O enlace tem 22 km de distância, utilizo antenas hyper de 33dbi, visada 100% limpa e fresnel 100% desobstruido, vide anexo "projeto radio mobile".

    Que equipamento os senhores poderiam me indicar pra fechar esse enlace, que não seja de custo muito alto como (Canopy, Alvarion, Orbitel). Poderia ser um equipamento da classe Terabeam.
    amigo terabin nem pensar