+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Cliente linux logando num PDC samba

    olá a todos, Tenho um servidor PDC samba + LDAP e gostaria de colocar as máquinas linux para logar neste dominio utilizando os usuários da base ldap, as máquinas windows já estão inseridas com sucesso no domínio, entretanto não sei como fazer para os clientes linux se logarem também. Alguem tem algum tutorial ou sabe de algum site que tenha exemplificando esse procedimento? desde já agradeço.

  2. #2

    Padrão

    fera, posso estar falando besteira mais você instalou o smb-client nos desktops linux?

  3. #3

  4. #4

    Post Cliente linux logando num PDC samba - porque não NFS

    Olá Jorge,

    para que vc faça a montagem do share Samba, vc deve utilizar o smbmount. Ele pode até ser colocado no fstab.

    Entretanto uma sugestão: se vc está usando Linux nas 2 pontas e já tem o LDAP instalado porque não utilizar o NFS?

    O NFS é bem + rápido que o Samba e consome bem menos memória no servidor e no cliente. Ele tem integração com o servidor LDAP, ou seja, vc pode compartilhar a mesma base de usuários.

  5. #5

    Padrão

    Jorge,

    Eu estava até escrevendo o procedimento pra você, mas fazendo uma pesquisa rápida, achei um tutorial muito bom e bem explicado nos foruns do Ubuntu. Segue o link:

    https://help.ubuntu.com/community/LD...ux_and_Windows)

    Qualquer dúvida, é só perguntar.

  6. #6

    Padrão

    queria agradecer muito a atenção de todos vcs. E venho pedir a opinião de vc para qual seria a melhor solução, tenho a base ldap com os usuário como já disse, criei um domínio no samba por causa das máquina windows, ou seja os usuário fazem logon no dominio utilizando os usuarios da base ldap, agora eu quero que os mesmos usarios façam login nos clientes linux e que pelo menos os seus homes sejam mapeados nos clientes. Eu já testei um solução do morimoto em que ele utiliza o winbind para colocar os clientes linux no dominio, mas não deu certo. Alguem sabe outra essa do nfs é mesmo funcional? vc tem algum tutorial?

    galahad muito obrigado acho que esse tutorial deve funcionar para fazer os usurários logarem. qualquer coisa eu dou um grito!!!!!!!!

    galera valeu mesmo e não se esqueçam desse tópico não. qualquer coisa postem mesmo. flw

  7. #7

    Padrão

    no sistema red hat like vc pode usar o comando mount -t cifs //xxx.xxx.xxx.xxx/compartilhamento /localdemontagem

  8. #8

    Padrão

    O problema do -t cifs é que ele tem que estar com o suporte compilado no kernel, mas é muito melhor e mais utilizado que o smbfs, por ser mais estável e mais seguro.

    O NFS eu não aconselho muito, é preferível você fazer a montagem em cima do samba que te permite um melhor controle de permissões do que em cima do NFS que diz só se a pessoa pode ou não ler/gravar um compartilhamento inteiro.