+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Red face Gerenciamento de rede

    Bom dia amigos!

    Sou usuário do Windows desde que me entendo por gente e fiz alguns cursinhos básicos de linux alguns ano atrás mas não lembro muita coisa.

    No início dessa semana assumi um cargo de estágio em programação afim de desenvolver um sistema para uma empresa e quando olhei para o lado percebi que a empresa onde estou fazendo meu estágio não tem mais nenhum funcionário de informática... Resumindo... quero e vou ter que assumir o suporte e administração de toda rede da empresa e conta atualmente com 2 servidores (um com windows server 2000 e outro com slackware 11 eu acho...).

    O problema é que não tenho experiência com suporte de rede... apenas com manutenção de micros! Acho q esta vai ser uma ótima oportunidade para aprendizagem!

    Gostaria da ajuda de voces que já tem alguma experiência.

    Minha idéia inicial é parar de ficar remendando estes servidores que estão sobrecarregados e acredito eu muito vulneraveis (todos os usuários da empresa tem acesso a ele via VNC e unidades mapeadas...).

    Quero começa-los do ZERO!!! Pra isso eu gostaria de saber qual seria a configuração ideal (de preferência a mínima) dos computadores e qual a versão de linux seria mais interessante para se trabalhar.

    Preciso criar um servidor de impressão, scanner, e-mail, arquivos e sistema, contas de usuários e talz...

    O que eu preciso saber?!

    Sei que é um trabalho árduo... mas estou disposto a aprender!

    Conto com a ajuda dos amigos!

    Vlw! Té mais...

    [EDITADO]

    Já ia esquecendo... já baixei imprimi o guia foca do linux para ter uma boa fonte de consulta

  2. #2

    Padrão

    Na verdade, se você quiser fazer algo decente, não é tão simples assim.
    O interessante é você separar os serviços em diferentes servidores.

    Além da facilidade de gerenciar, caso dê algum problema você perde somente um serviço e não todos.

  3. #3

    Padrão

    Atualmente a rede é composta por 18 computadores sendo 2 servidores e 16 clientes.

    Dentre estes 16 clientes temos 13 com WinXP Pro SP2, 1 com WinXP Pro SP3, 1 com WinXP Pro SP1 e 1 com Win 2K.

    Dentre os 2 servidores temos um com Slackware 11 e um com Win Server 2003.
    Me parece que no Slackware 11 temos trabalhando o samba, squid e iptable.

    Este dois servidores servem como servidores de backup, proxy, impressão, firewall e acho que de e-mail também. Mas não sei quem faz o que e o que os dois fazem juntos.

    Algum poderia me explicar toda essa malha e tira essas dúvidas? Qual seria a configuração ideal de hardware para estes servidores?

    O sistema daqui é todo feito em ASP e eu vou ter que dar proseguimento ao término do sistema... vou deixar o windows mesmo... mas quero trabalhar em cima do linux!

    Quanto ao VNC não posso desinstalar por enquanto pq parece que o scanner não tem como colocar em rede (informação do antigo funcionário) por isso que ele está instalado no windows server e todos acessam o server para poder scannear e talz...

    Pretendo começar toda rede do zero pq ta um ninho isso aqui... mas lógico que primeiro vou fazer tudo em casa com meu quad core, um k6-500 e um 233. Tenho muito medo de um server desse parar e eu não saber o que fazer! A empresa não pode parar...

    Em relação ao hardware qts servidores seria interessante ter para ter um melhor "custo x benefico"?! to pensando em mais pra frente solicitar a compra de uma nova máquina e reutilizar esses dois server já existes. Nessa caso, considerando que vou ter 3 máquinas para trabalhar, o que eu deveria colocar em cada um deles? Como dividir os servidores? To precisando que alguem me diga tipo assim: "No servidor um você coloca slackware com firewall iptalbe, e server de impressão, no server dois isso, isso e isso e talz..." entendem?! A partir disso eu corro atrás de como configurar tudinho e talz... Preciso saber como começar! Um eu sei que vou ter que trabalhar com windows msm (vou procurar os baboo... ahuahahuahu) e os outros dois provavelmente em linux...

    Agradeço a todos a atenção! No aguardo ^^

  4. #4

    Arrow

    1. Foca GNU/Linux: Guia On-Line
    2. InfoSecurity TaskForce - Perguntas Inteligentes
    3. Predefinição:Tutoriais - UnderLinux Wiki
    4. Projeto de Redes - Apostilas de Rede

    Como o amigo disse anteriormente o melhor é você dividir os serviços entre alguns servidores.
    E apontar configuração dos servidores, é um tanto quanto complicado, pois vai depender muito do que os clientes usam e quanto você tem debanda, etc... resumindo cadsa caso é um caso.
    A única coisa que eu posso adiantar é separa uma máquina pra fazer um firewall (3 placas de rede ou +), para começar utilize o smoothwall, um S.O. voltado para implementação de firewall. Ele é de fácil instalação e configuração (frontend em página web) e você pode dar uma estudadas nas regras no arquivo que ele usa para levantar o firewall iptables.

    Ab, Duca.
    Última edição por Duca; 04-07-2008 às 14:04.

  5. #5

  6. #6

    Padrão

    Obrigado pelos links amigo! O guia foca eu ja tenho, inclusive até imprimir os tres, iniciante , intermediario avançado e outros são muito bons tb!

    Mas tira uma dúvida pra mim, independente das configurações, o que seria interessante de colocar em cada server considerando que terei 3 servidores?

    Vlw... té mais...

  7. #7

    Padrão Firewall Monitoramento

    Amigo, recomendo voce usar como firewall e controle uma Routerboard RB450.

    Voce estará utilizando o Mikrotik OS que é um excelente firewall totalmente customizável e com ótima interface para gerenciamento do uso de sua rede.

  8. #8

    Padrão

    Blz! Mas tipo... eu preciso saber o seguinte:

    Eu tenho 3 maquinas:

    Máquina1:
    Máquina2:
    Máquina3:

    Em qual dela eu coloco:

    Firewall: 1, 2 ou 3?
    Impressão: 1, 2 ou 3?
    Proxy: 1, 2 ou 3?
    Scanner: 1, 2 ou 3?
    Arquivos: 1, 2 ou 3?
    Controle de contas: 1, 2 ou 3?
    E-mail: 1, 2 ou 3?

  9. #9

    Padrão

    Depende da necessidade da empresa, não tem como te falar qual distribuição, qual hardware e serviço usar.

    Desculpe a sinceridade, mas acho meio complicado você pegar um tipo de trabalho desses sem ter o conhecimento necessário para fazê-lo.
    Depois que dá algum problema, a empresa poderá te achar "picareta" ou colocarem a culpa no Linux, quando na verdade o problema é não ter sido bem projetado e administrado.


    Citação Postado originalmente por madcat Ver Post
    Em relação ao hardware qts servidores seria interessante ter para ter um melhor "custo x benefico"?! to pensando em mais pra frente solicitar a compra de uma nova máquina e reutilizar esses dois server já existes. Nessa caso, considerando que vou ter 3 máquinas para trabalhar, o que eu deveria colocar em cada um deles? Como dividir os servidores? To precisando que alguem me diga tipo assim: "No servidor um você coloca slackware com firewall iptalbe, e server de impressão, no server dois isso, isso e isso e talz..." entendem?! A partir disso eu corro atrás de como configurar tudinho e talz... Preciso saber como começar! Um eu sei que vou ter que trabalhar com windows msm (vou procurar os baboo... ahuahahuahu) e os outros dois provavelmente em linux...

    Agradeço a todos a atenção! No aguardo ^^

  10. #10

    Padrão

    Fravo, concordo totalmente com vc. Não vou meter a kra assim! Isso é muito sério e não é facil... é por isso que eu vou implementar e testar tudo antes da minha casa, minha meta é até o final do ano colocar tudo em ordem na empresa... Por enquanto quero as bases para saber que caminho seguir! Por isso na ultima msg que eu enviei eu pedi o seguinte:

    Blz! Mas tipo... eu preciso saber o seguinte:

    Eu tenho 3 maquinas:

    Máquina1:
    Máquina2:
    Máquina3:

    Em qual dela eu coloco:

    Firewall: 1, 2 ou 3?
    Impressão: 1, 2 ou 3?
    Proxy: 1, 2 ou 3?
    Scanner: 1, 2 ou 3?
    Arquivos: 1, 2 ou 3?
    Controle de contas: 1, 2 ou 3?
    E-mail: 1, 2 ou 3?
    Isso é pq eu tenho 3 máquina em casa (na verdade tenho 4) que tem praticamente as mesmas configurações das maquinas do meu trampo!

    Quero fazer tudo em casa, não precisa se preocupar

    E então, poderia me ajudar?