+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Red face Gerenciamento de rede

    Bom dia amigos!

    Sou usuário do Windows desde que me entendo por gente e fiz alguns cursinhos básicos de linux alguns ano atrás mas não lembro muita coisa.

    No início dessa semana assumi um cargo de estágio em programação afim de desenvolver um sistema para uma empresa e quando olhei para o lado percebi que a empresa onde estou fazendo meu estágio não tem mais nenhum funcionário de informática... Resumindo... quero e vou ter que assumir o suporte e administração de toda rede da empresa e conta atualmente com 2 servidores (um com windows server 2000 e outro com slackware 11 eu acho...).

    O problema é que não tenho experiência com suporte de rede... apenas com manutenção de micros! Acho q esta vai ser uma ótima oportunidade para aprendizagem!

    Gostaria da ajuda de voces que já tem alguma experiência.

    Minha idéia inicial é parar de ficar remendando estes servidores que estão sobrecarregados e acredito eu muito vulneraveis (todos os usuários da empresa tem acesso a ele via VNC e unidades mapeadas...).

    Quero começa-los do ZERO!!! Pra isso eu gostaria de saber qual seria a configuração ideal (de preferência a mínima) dos computadores e qual a versão de linux seria mais interessante para se trabalhar.

    Preciso criar um servidor de impressão, scanner, e-mail, arquivos e sistema, contas de usuários e talz...

    O que eu preciso saber?!

    Sei que é um trabalho árduo... mas estou disposto a aprender!

    Conto com a ajuda dos amigos!

    Vlw! Té mais...

    [EDITADO]

    Já ia esquecendo... já baixei imprimi o guia foca do linux para ter uma boa fonte de consulta

  2. #2

    Padrão

    Na verdade, se você quiser fazer algo decente, não é tão simples assim.
    O interessante é você separar os serviços em diferentes servidores.

    Além da facilidade de gerenciar, caso dê algum problema você perde somente um serviço e não todos.

  3. #3

    Padrão