+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão WebProxy Mikrotik

    Boa Tarde,

    Ativei o WebProxy aqui na minha rede, mas tenho algumas dúvidas, se alguem puder dar uma mão eu fico mto grato.

    Vamos lá:
    1)O que são os CLIENTS são os clientes ativos no web-proxy?

    2)HITs são todos os "acertos" do mikrotik, do tipo, arquivos q ele tinha em cache e q igual ao do servidor?

    3)Como eu faço prá Limpar o Cache? Qdo eu clico em CLEAR CACHE, ele diz "COULDNT CLEAR CACHE - PROXY IS NOT STOPPED (6)"

    4)De qto em qto tempo eu devo limpar o cache?

    Obrigado.

  2. #2

    Padrão

    1)O que são os CLIENTS são os clientes ativos no web-proxy?
    definitivamente, nao. Os clientes são o numero de conexoes efetivas ao servidor proxy. Observe o numero de clientes online no seu servidor e depois confere com o proxy, nunca vai bater. O do proxy geralmente é maior.

    2)HITs são todos os "acertos" do mikrotik, do tipo, arquivos q ele tinha em cache e q igual ao do servidor?

    3)Como eu faço prá Limpar o Cache? Qdo eu clico em CLEAR CACHE, ele diz "COULDNT CLEAR CACHE - PROXY IS NOT STOPPED (6)"
    primeiro voce tem que clicar no botao DISABLE que é pra parar o web-proxy. Ai sim depois voce clica em CLEAR CACHE.
    aguarde alguns instantes(demora muito dependendo do tamanho do proxy). Acompanhe o processo pela barra de status. quando terminar voce clica no botao ACTIVE

    4)De qto em qto tempo eu devo limpar o cache?
    O mais importante a que devemos atentarmos, é o fato de que quanto maior o tamanho do proxy, mais requisicoes o servidor terá. Sendo assim, o servidor necessitará de uma otima performance para atender a todas as requisicoes.
    Nao é recomendavel que o cache seja grande, para nao pesar o servidor, e dar gargalo na rede.
    O tamanho maximo recomendavel é de 8GB.



    se houver alguma duvida posso te passa um tutorial que eu mesmo elaborei. assim tirando algumas duvidas que voce possa ter.

  3. #3

    Padrão

    Citação Postado originalmente por debughacker Ver Post
    1)O que são os CLIENTS são os clientes ativos no web-proxy?
    definitivamente, nao. Os clientes são o numero de conexoes efetivas ao servidor proxy. Observe o numero de clientes online no seu servidor e depois confere com o proxy, nunca vai bater. O do proxy geralmente é maior.

    2)HITs são todos os "acertos" do mikrotik, do tipo, arquivos q ele tinha em cache e q igual ao do servidor?

    3)Como eu faço prá Limpar o Cache? Qdo eu clico em CLEAR CACHE, ele diz "COULDNT CLEAR CACHE - PROXY IS NOT STOPPED (6)"
    primeiro voce tem que clicar no botao DISABLE que é pra parar o web-proxy. Ai sim depois voce clica em CLEAR CACHE.
    aguarde alguns instantes(demora muito dependendo do tamanho do proxy). Acompanhe o processo pela barra de status. quando terminar voce clica no botao ACTIVE
    4)De qto em qto tempo eu devo limpar o cache?
    O mais importante a que devemos atentarmos, é o fato de que quanto maior o tamanho do proxy, mais requisicoes o servidor terá. Sendo assim, o servidor necessitará de uma otima performance para atender a todas as requisicoes.
    Nao é recomendavel que o cache seja grande, para nao pesar o servidor, e dar gargalo na rede.
    O tamanho maximo recomendavel é de 8GB.



    se houver alguma duvida posso te passa um tutorial que eu mesmo elaborei. assim tirando algumas duvidas que voce possa ter.

    Obrigado pelas explicações amigo, se vc puder me passar o tutorial eu fico muito grato.

    Valeu!

  4. #4

    Padrão

    Citação Postado originalmente por debughacker Ver Post
    ...
    se houver alguma duvida posso te passa um tutorial que eu mesmo elaborei...
    Poste aqui no forum mesmo amigo, assim, irá tirar dúvidas posteriores.

  5. #5

    Padrão

    bom amigo, como prometi,
    fiz esse tutorial para responder as duvidas mais frequentes no que se trata de web-proxy. Qualquer coisa pode perguntar.

    quando eu clico em fire mostra que o HD a cada dia que passa almenta 1Giga em espaço ultilizado, isso é o cach? se for quando lota ele para sozinho?
    Sim, este é o espaco que o seu web-proxy está ocupando.
    Nao, quando o cache alcanca a capacidade máxima de armazenamento ele nao para de funcionar, ele apenas deixa de continuar armazenando. Mas ele atende às requisições feitas pelos usuarios.
    para limpar o cach é so por meio de scripts? ou tem como faze isso manualmente?
    Você pode fazê-lo manualmente através do menu IP>WEBPROXY>STATUS>
    na segunda aba voce ira ver um botao chamado "STOP CACHE", clique no mesmo e aguarde enquanto ele para o servico. Depois clique no botao "CLEAR CACHE", espere alguns instantes enquanto ele "formata" a área reservada para o cache e pronto. Agora é so clicar no botao de ativar o servico novamente.

    tem como ver os arquivos paginas que estão indo para o cach?
    sim, vá no menu IP>DNS> clique na segunda aba...
    ai esta todo o conteudo do seu cache.
    qual a diferença entre o cach e cach full?
    o cache é a configuracao padrao para quem apenas ativa o web-proxy(tudo que seja de tamanho até 3M sem regras de definicao do quer que seja armazenado).

    Já o cache full é quando voce cria regras de armazenamento do tipo: armazenamento de arquivos de por exemplo 30MB, cria regras para baixar do cache do servidor a X velocidade, e outro exemplo é quando voce tambem define quais páginas armazenar, por exemplo: armazenar todo o site do youtube.
    Essa é a diferença;
    como eu vejo se o cach está dando um ganho ou não?
    Se voce utilizar routerboard com servidor mikrotik, pode colocar que funfa beleza. Agora como voce utiliza AP é bom deixar apenas o cache simples.

    porque?
    porque se voce deixar o cache em full, voce vai ter gargalo no teu AP(alta taxa de trafego), assim seu AP nao vai aguentar e vai travar.
    Por isso pode colocar o WEB-PROXY padrao, pode ter certeza, depois do cache ja armazenado, voce vai perceber que a navegacao vai ficar mais rapida. As vezes o ganho de velocidade chega a 20%. E pode crer, é muita coisa.
    eu uso o MK versão 2.9.27. o servidor esta instalado em uma maquina com processador 2.2Giga, HD 40Giga, Memoria 768Mega. posso usar os 40Giga de HD para o cach?
    pode sim.
    Mas pra gerenciar melhor o uso da memoria(que é super importante nesse caso), estabeleça o limite do tamanho do cache para o minimo, por exemplo 10GB, e quando estiver quase enchendo vc muda pra 15GB e assim vai.
    porque devo fazer isso?
    Porque assim voce estabelece limites mais compactos para o seu processamento. Evitando o uso desnecessário de memoria para um espaco que nem foi utilizado(nao falo besteira, gasta mesmo), rendendo assim bom desempenho com boa utilizacao dos recursos.

  6. #6

    Padrão

    Olá amigo parabéns pelo tuturial!
    Só uma pequena dúvida: na primeira questão vc fala em "fire" (quando clico em fire)... por gentileza onde encontro esse fire... no meu server MK tenho um hd de 40 gb e gostaria de saber qto exatamente ele ja consumio pra poder estabelecer limites.
    Grato.

  7. #7

    Padrão

    Citação Postado originalmente por Beneval Ver Post
    ...
    Só uma pequena dúvida: "fire"
    ...
    Olá amigo,
    Houve um erro de digitação. O nosso amigo quis dizer "file".

  8. #8

    Padrão

    OK! Estando eu no Winbox clicando em Files irei abrir o File List e lá verei o(os) backup(s) existes e uma lista com vários arquivos, mas... nada que mostre o qto de disco o meu cache já consumio.
    Se puder me ajudar e econtrar fico grato.

  9. #9

    Padrão

    Citação Postado originalmente por Beneval Ver Post
    ...
    mostre o qto de disco o meu cache já consumio
    ...
    Olá amigo,
    Você deve olhar na barra de status, fica no rodapé da File List.

  10. #10

    Padrão outra maneira de ver utilização do disco

    Citação Postado originalmente por Mr. RG Ver Post
    Olá amigo,
    Você deve olhar na barra de status, fica no rodapé da File List.

    Olá amigos,

    gostaria de acrescentar que na opção SYSTEM - RESOURCES na aba "general" também é possível ver o consumo do disco, usado e total, é possível também visualizar consumo de memória e utilização instantânea da CPU.

    desculpe a intromissão.

    Antonio Marinho

  11. #11

    Padrão

    Citação Postado originalmente por debughacker Ver Post
    1)O que são os CLIENTS são os clientes ativos no web-proxy?
    definitivamente, nao. Os clientes são o numero de conexoes efetivas ao servidor proxy. Observe o numero de clientes online no seu servidor e depois confere com o proxy, nunca vai bater. O do proxy geralmente é maior.

    2)HITs são todos os "acertos" do mikrotik, do tipo, arquivos q ele tinha em cache e q igual ao do servidor?

    3)Como eu faço prá Limpar o Cache? Qdo eu clico em CLEAR CACHE, ele diz "COULDNT CLEAR CACHE - PROXY IS NOT STOPPED (6)"
    primeiro voce tem que clicar no botao DISABLE que é pra parar o web-proxy. Ai sim depois voce clica em CLEAR CACHE.
    aguarde alguns instantes(demora muito dependendo do tamanho do proxy). Acompanhe o processo pela barra de status. quando terminar voce clica no botao ACTIVE

    4)De qto em qto tempo eu devo limpar o cache?
    O mais importante a que devemos atentarmos, é o fato de que quanto maior o tamanho do proxy, mais requisicoes o servidor terá. Sendo assim, o servidor necessitará de uma otima performance para atender a todas as requisicoes.
    Nao é recomendavel que o cache seja grande, para nao pesar o servidor, e dar gargalo na rede.
    O tamanho maximo recomendavel é de 8GB.



    se houver alguma duvida posso te passa um tutorial que eu mesmo elaborei. assim tirando algumas duvidas que voce possa ter.
    Amigo,

    para evitar reclamações de seus clientes, desabilite primeiro a regra de redirecionamento de seu web-cache, após limpar o mesmo com as orientações de meu nobre colega habilite novamente a regra redirecionamento.

    forte abraço

    Antonio Marinho

  12. #12

    Padrão

    Citação Postado originalmente por azulmar Ver Post
    Olá amigos,

    gostaria de acrescentar que na opção SYSTEM - RESOURCES na aba "general" também é possível ver o consumo do disco, usado e total, é possível também visualizar consumo de memória e utilização instantânea da CPU.

    desculpe a intromissão.

    Antonio Marinho
    E no caso de dois HD´s, como faço para ver o espaço ocupado no segundo?

  13. #13

    Padrão

    olá amigo,

    sou novo com o Mikrotik, no caso de dois HD´s não saberia como verificar o consumo do segundo, no meu Mikrotik tenho somente 1 HD de 80g.

    forte abraço