+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão formatar maquina mikrotik

    Pessoal ,

    Depois de ler e pesquisar sobre as versoes do MK, resolvi fazer um Downgrade no MK

    Possuia instalado a v 3.4

    ao tentar atualizar o mk para a versao 3.10 . tomei a decisao de nao usar a mesma por motivos de web-proxy. no entanto decidi voltar para a versao 2.9.51, mas ao ir em system > downgrade, após fazer o upload em Files, o sistema pediu para reiniciar, após reiniciar apareceu um erro pedindo para reinstalar o router OS. Ao tentar instalar com o cd gravado do iso, aparece a mensagem

    Umcompressing Linux... OK, booting the kernel.

    Loking for harddrives...

    FATAL ERROR: no harddrivers found
    Press ENTER to reboot

    Preciso ou melhor , poço formatar o HD ?

    Há solução? ou perdi a licença?

    Obrigado
    Última edição por nandop1240; 04-07-2008 às 16:11.

  2. #2

    Padrão

    Gravei um cd com a imagem do 3.10 e tentei instalar , aí foi normal.
    Pelo menos nao perdi a licença rs rs.

    Com o cd do 2.9.39 e o 2.9.51 nao vai,

    a maquina é:

    Xeon 2.2
    1Gb memoria
    HD SATA 250Gb


    Pergunta:

    as versoes anteriores nao aceita HD SATA ?

    se for rodar web-proxy na versão 3.10 fica bom ?

    se for rodar web-proxy na versao 2.9.x com HD IDE , nao vai ficar lento ?


    Obrigado galera

  3. #3

    Padrão

    Citação Postado originalmente por nandop1240 Ver Post
    as versoes anteriores nao aceita HD SATA ?
    Li no site da mikrotik que a partir das versões 3 é que os hd satas são reconhecidos com ide*. Já as versões anteriores não.


    Citação Postado originalmente por nandop1240 Ver Post
    se for rodar web-proxy na versão 3.10 fica bom ?
    Pelo que eu já li aqui no forum, o web-proxy roda de boa, o que não funciona é o cache full.

    Citação Postado originalmente por nandop1240 Ver Post
    se for rodar web-proxy na versao 2.9.x com HD IDE , nao vai ficar lento ?
    Rodo o mikrotik na versão 2.9.27 e não tenho problema de lentidão.

    Caso queira, pode-se fazer cache em um linux por exemplo: "Proxy linux paralelo ao mikrotik"

  4. #4

    Padrão

    Citação Postado originalmente por nandop1240 Ver Post
    Gravei um cd com a imagem do 3.10 e tentei instalar , aí foi normal.
    Pelo menos nao perdi a licença rs rs.

    Com o cd do 2.9.39 e o 2.9.51 nao vai,

    a maquina é:

    Xeon 2.2
    1Gb memoria
    HD SATA 250Gb


    Pergunta:

    as versoes anteriores nao aceita HD SATA ?

    se for rodar web-proxy na versão 3.10 fica bom ?

    se for rodar web-proxy na versao 2.9.x com HD IDE , nao vai ficar lento ?


    Obrigado galera

    vc foi mais esperto que eu, infelizmente eu perdi a licença, tentei usar a versão 3.0, tava dando muito pau, tive que formatar, ou os cliente me engoliam

  5. #5

    Padrão

    Eu estou é com problema com a 3.7
    Não funciona nenhum redirecionamento e tentei de tudo, mas nada funciona.
    Estou pensando instalar a 3.10 mas to com medo de dar erro e eu perder a minha licença level 5.
    Será que posso instalar em cima q não vai dar problema?

  6. #6

    Padrão

    Citação Postado originalmente por nandop1240 Ver Post
    Loking for harddrives...

    FATAL ERROR: no harddrivers found
    Press ENTER to reboot
    Na minha máquina aparece esta mensagem, para qualquer versão que tento instalar.
    Felizmente não prejudica o que já está instalado.
    O que significa realmente esta mensagem? Pensei que seja erro de leitura do CD, porque aparece com todos os CDs que tento.

  7. #7

    Padrão

    Senhores, não sei se estou reparando mal, mas existe uma diferença entre ambiente de teste e ambiente de produção.

    Aprendi com a experiência que não se deve confiar em versões novas de nenhum software, assim seguro morreu de velho.

    Testem muito antes de fazer um upgrade crítico como esse.

  8. #8

    Padrão

    Citação Postado originalmente por lfaria Ver Post
    Senhores, não sei se estou reparando mal, mas existe uma diferença entre ambiente de teste e ambiente de produção.

    Aprendi com a experiência que não se deve confiar em versões novas de nenhum software, assim seguro morreu de velho.

    Testem muito antes de fazer um upgrade crítico como esse.
    Colega qual versão você está usando?

  9. #9
    Patrocinador Avatar de edcomrocha
    Ingresso
    Aug 2007
    Localização
    São Paulo, Brazil, Brazil
    Posts
    834

    Padrão

    Citação Postado originalmente por 1929 Ver Post
    Na minha máquina aparece esta mensagem, para qualquer versão que tento instalar.
    Felizmente não prejudica o que já está instalado.
    O que significa realmente esta mensagem? Pensei que seja erro de leitura do CD, porque aparece com todos os CDs que tento.

    Isso significa que seu hd nao esta sendo reconhecido pelo instalador do Mk, se o hd for sata e a versao do Mk for anterior a 3.0 nao reconhece, se for hd ide revise seu hardware...

    falow abraços

  10. #10

    Padrão

    Citação Postado originalmente por edcomrocha Ver Post
    Isso significa que seu hd nao esta sendo reconhecido pelo instalador do Mk, se o hd for sata e a versao do Mk for anterior a 3.0 nao reconhece, se for hd ide revise seu hardware...

    falow abraços
    Acertou na mosca de novo, Rocha.

    Eu me esqueci de reportar que este erro surgiu numa das alterações do setup da bios.
    Quando da instalação nova, tem que reiniciar pelo CD. E logo voltar para reiniciar pelo HD.
    Fiz várias vêzes esta operação, porque como eu não conseguia fazer o MK rodar certo, eu reinstalava ele.
    Mas na última vêz é que apareceu a mensagem.
    Mas como não formatou, eu fiquei com o MK instalado. Mas felizmente agora o MK está redondinho.
    Só que a versão que eu tenho é aquela que está rodando na net. Quero trocar para versão nova, até porque esta versão não está reconhecendo a placa de rede onboard. É uma gigabyte.
    Já baixei o arquivo imagem do site, mas não consigo instalar por causa desta mensagem. Já revisei o setup mas não consegui achar onde está o problema.

    Quanto a fazer alterações em bancada, como o outro amigo falou, correto, é assim mesmo que eu estou fazendo.

  11. #11

    Padrão

    Citação Postado originalmente por 1929 Ver Post
    Quanto a fazer alterações em bancada, como o outro amigo falou, correto, é assim mesmo que eu estou fazendo.
    Li em alguma mensagem sobre clientes querendo matar... :-)

    Já viu né...

  12. #12

    Padrão

    Citação Postado originalmente por lfaria Ver Post
    Li em alguma mensagem sobre clientes querendo matar... :-)

    Já viu né...
    REalmente é problemático ficar fora do ar, né?

    Eu já passei por isso como usuário. Foi aí que eu resolvi ler mais sobre o assunto e hoje estou aqui, tentando abrir oficialmente o provedor.
    Por enquanto tenho poucos e todos amigos e sem compromisso de manter no ar.
    Mas mesmo assim não quero ficar desacreditado, deixando eles sem net.
    Então, tudo passa pelo teste antes. Mikrotik faz poucos dias que consegui manter estável.

    Existe na minha comunidade uma descrença com relação a via rádio, causada por outros e eu não quero incorrer no mesmo erro, pelo contrário, se possível desmistificar a coisa.

  13. #13
    Patrocinador Avatar de edcomrocha
    Ingresso
    Aug 2007
    Localização
    São Paulo, Brazil, Brazil
    Posts
    834

    Padrão

    Citação Postado originalmente por lfaria Ver Post
    Li em alguma mensagem sobre clientes querendo matar... :-)

    Já viu né...
    Puts ai é problema, bom nao tenho muitos clientes, sempre que vou fazer algo testo em bancada primeiro, e quando vou por pra rodar avisos todos meus clientes que são poucos uns 40....

    Ai é suave todo mundo sabendo nem me liga

    falow abraços

  14. #14

    Padrão

    Citação Postado originalmente por 1929 Ver Post
    Existe na minha comunidade uma descrença com relação a via rádio, causada por outros e eu não quero incorrer no mesmo erro, pelo contrário, se possível desmistificar a coisa.
    O mesmo por aqui, mas tudo que vi nas ruas são exatamente o que não se deve fazer em relação a redes sem fio.

    Tudo que li e aprendi aqui no forum, por exemplo, é oposto ao que vejo o pessoal praticando.

    Daí a apresentar problemas e queimar o filme junto ao cliente é fácil.

  15. #15

    Padrão

    Citação Postado originalmente por edcomrocha Ver Post
    Puts ai é problema, bom nao tenho muitos clientes, sempre que vou fazer algo testo em bancada primeiro, e quando vou por pra rodar avisos todos meus clientes que são poucos uns 40....
    Ai é suave todo mundo sabendo nem me liga
    falow abraços

    E o principal, te dá tranqüilidade de analisar e resolver rapidamente.

  16. #16

    Padrão

    Olá pessoal, essa alteração que eu fiz foi no meu servidor de backup, porem fiquei um dia sem o servidor de backup, mas agora ja voltei a versao 3.10 O problema era realmente em relação ao tipo de HD, pois quando passei de 3.4 para 3.10 foi normalmente, mas quando quis passar de 3.10 para 2.9.51 ai deu o problema.


    aparentemente está rodando legal. acredito que irei atualizar tambem a versao do server que está em produção, de 3.4 para a 3.10

    o unico problema que vejo é em relação ao proxy.

    vejo muitos posts mas nenhum com certeza e clareza em relaçao ao proxy do 3.10

    estou implantando um proxy squid para funcionar em paralelo, mas em uma maquina fraca. se funcionar irei providenciar uma maquina potente para isso, mas enquanto essa maquina nao sai, gostaria de implantar o proxy do 3.10 mesmo

    Entao surge as duvidas:

    1 - funciona legal?
    2 - tamanho maximo do objeto?
    3 - É possivel colocar um HD de 20Gb IDE para o sistema e um HD de 250G sata para o cache ? Fica legal?


    4 - de quanto em quanto tempo limpar o cache?

    5 - para um hd 250Gb sata com 1 gb de memoria e processador xeon 2.2,
    6 - Quanto de hd posso deixar para proxy???



    Valeu pessoal, agradeço a ajuda de todos.

  17. #17

    Padrão

    Citação Postado originalmente por edcomrocha Ver Post
    Isso significa que seu hd nao esta sendo reconhecido pelo instalador do Mk, se o hd for sata e a versao do Mk for anterior a 3.0 nao reconhece, se for hd ide revise seu hardware...

    falow abraços
    Não consegui resolver ainda o problema. Para mim aparece a mesma mensagem que está no primeiro post do tópico.
    Meu HD é IDE e já tinha feito a instalação.
    Para confirmar que não era hardware hoje eu instalei o XP neste HD. Foi normal.
    Agora fiquei confuso. Qual o motivo real desta mensagem?

    found Hardrives as IDE primary master (disk C)
    FATAL ERROR: NO CD-ROM FOUND.

    Não entendo como não encontra o CD, já que ele começa a ler o CD e dá as primeiras mensagens com sucesso.

    E nesta máquina, e neste mesmo HD eu já havia instalado a versão 2.9.27

  18. #18

    Padrão

    Citação Postado originalmente por 1929 Ver Post
    Não consegui resolver ainda o problema. Para mim aparece a mesma mensagem que está no primeiro post do tópico.
    Meu HD é IDE e já tinha feito a instalação.
    Para confirmar que não era hardware hoje eu instalei o XP neste HD. Foi normal.
    Agora fiquei confuso. Qual o motivo real desta mensagem?

    found Hardrives as IDE primary master (disk C)
    FATAL ERROR: NO CD-ROM FOUND.

    Não entendo como não encontra o CD, já que ele começa a ler o CD e dá as primeiras mensagens com sucesso.

    E nesta máquina, e neste mesmo HD eu já havia instalado a versão 2.9.27
    Amigo


    se a sua placa suporta 4 IDEs, ou seja, se a sua placa possui dois conectores IDE, use cabos separados, 1 para o HD e outro para o CDROM.
    Deixe os dois como MASTER. e tenta instalar assim

    depois vc posta aqui pra dizer como ficou.

    Att.

  19. #19

    Padrão

    Citação Postado originalmente por nandop1240 Ver Post
    Amigo


    se a sua placa suporta 4 IDEs, ou seja, se a sua placa possui dois conectores IDE, use cabos separados, 1 para o HD e outro para o CDROM.
    Deixe os dois como MASTER. e tenta instalar assim

    depois vc posta aqui pra dizer como ficou.

    Att.
    Resolvido.
    O problema era com o leitor de CD que é SATA.
    Desativei e coloquei um IDE e bingo!
    Instalei a versão 3.11