+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Proxy em paralelo com Mikrotik

    Amigos, tenho uma dúvida e gostaria da opinião dos colegas do fórum. Uso atualmente o squid com kurumin 7 paralelo ao mikrotik 2.9.27, instalado em um celeron 2.66-2 giga de ram- hd sata2 de 250 gb seagate, tá rodando cache full na minha rede com resultados razoáveis. Agora pergunto, mudando essa máquina squid para um processador core2quad Q6600 2.4 ghz + mb asus 1066 de clock + 8 giga de memória com o mesmo hd de 250 giga, esse servidor proxy vai dá uma melhorada substancial no desempenho da minha rede ou é exagero (desperdicio) de hardware. Será que o custo benefício deste investimento vai valer a pena ou a diferença não será tão significativa?

  2. #2

    Padrão

    Citação Postado originalmente por juderlan Ver Post
    Amigos, tenho uma dúvida e gostaria da opinião dos colegas do fórum. Uso atualmente o squid com kurumin 7 paralelo ao mikrotik 2.9.27, instalado em um celeron 2.66-2 giga de ram- hd sata2 de 250 gb seagate, tá rodando cache full na minha rede com resultados razoáveis. Agora pergunto, mudando essa máquina squid para um processador core2quad Q6600 2.4 ghz + mb asus 1066 de clock + 8 giga de memória com o mesmo hd de 250 giga, esse servidor proxy vai dá uma melhorada substancial no desempenho da minha rede ou é exagero (desperdicio) de hardware. Será que o custo benefício deste investimento vai valer a pena ou a diferença não será tão significativa?
    amigo, creio q 4gb de ram, segura os 250gb de proxy num server linux/squid
    vlws flw

  3. #3

  4. #4

    Padrão

    Citação Postado originalmente por juderlan Ver Post
    Amigos, tenho uma dúvida e gostaria da opinião dos colegas do fórum. Uso atualmente o squid com kurumin 7 paralelo ao mikrotik 2.9.27, instalado em um celeron 2.66-2 giga de ram- hd sata2 de 250 gb seagate, tá rodando cache full na minha rede com resultados razoáveis. Agora pergunto, mudando essa máquina squid para um processador core2quad Q6600 2.4 ghz + mb asus 1066 de clock + 8 giga de memória com o mesmo hd de 250 giga, esse servidor proxy vai dá uma melhorada substancial no desempenho da minha rede ou é exagero (desperdicio) de hardware. Será que o custo benefício deste investimento vai valer a pena ou a diferença não será tão significativa?


    Servidor brasilfw em pentium D dual core com 2gb de ram cache de 20gb, fica apenas 3% da memória livre, rodando apenas o cache + nada

    througput em torno de 5mb

  5. #5

    Padrão Isso é que é ajuda!!

    Citação Postado originalmente por mson77 Ver Post
    A resposta da sua pergunta é:







    • DEPENDE.






    Abraços,


    Grande explicação a sua!!!

    Fiquei até emocionado!!!

    Cara, vou te dizer uma coisa... se você sabe e não quer ajudar, é melhor ficar na sua .. e não colocar respostas IDIOTAS como normalmente você colocar nesse forum, que eu acho pena é que não tem nenhum moderador que mande você ir pastar... e se você for moderador o que eu não sei, deveria rever melhor os seus conceitos!!!


    Agora realmente respondendo a dúvida

    Amigo, claro que vai ajudar mudar de computador, mas o que vai acontecer é que você vai esbanjar de equipamento pra um processamento inferior, vai sobrar muita potência, você pode até usar um computador mais modesto pra conseguir o desenpenho desejado, outra coisa não adianta ter um HD MUITO GRANDE pois depois de algum tempo o cache fica lento independentemente do processamento do computador. Esse tempo pra ficar lento ta rodando em torno de 30 dias. Então quando você perceber que a navegação via Proxy ta ficando lenta o certo mesmo é limpar o cache.


    Espero ter ajudado, se não consegui, me perdoe

  6. #6

    Padrão

    Citação Postado originalmente por socrates10 Ver Post
    Grande explicação a sua!!!

    Fiquei até emocionado!!!

    Cara, vou te dizer uma coisa... se você sabe e não quer ajudar, é melhor ficar na sua .. e não colocar respostas IDIOTAS como normalmente você colocar nesse forum, que eu acho pena é que não tem nenhum moderador que mande você ir pastar... e se você for moderador o que eu não sei, deveria rever melhor os seus conceitos!!!


    Agora realmente respondendo a dúvida

    Amigo, claro que vai ajudar mudar de computador, mas o que vai acontecer é que você vai esbanjar de equipamento pra um processamento inferior, vai sobrar muita potência, você pode até usar um computador mais modesto pra conseguir o desenpenho desejado, outra coisa não adianta ter um HD MUITO GRANDE pois depois de algum tempo o cache fica lento independentemente do processamento do computador. Esse tempo pra ficar lento ta rodando em torno de 30 dias. Então quando você perceber que a navegação via Proxy ta ficando lenta o certo mesmo é limpar o cache.


    Espero ter ajudado, se não consegui, me perdoe

    discordo em parte,

    acho que problemas de lentidão posteriores são ocasionados quando se redimenciona de informa incorreta o tamanho do cache de acordo com a maquina e a memória disponível, pois, não faz sentido ficar lento quando deveria ficar era mais rápido, ja que depois de um certo tempo se tem mais objetos em cache. Como disse anteriormente minha config ja postada daria, segundo os calculos encontrados por ai na net, para rodar mais de 100gigas de cache, no entanto só funciona satisfatoriamente pra mim com 20gb

  7. #7

    Padrão

    Ola socrates10,



    Quanta angústia nas suas palavras.

    Eu continuo afirmando que a resposta é:


    • DEPENDE


    Eu não quero ficar aqui "chutando" possibilidade.

    Ahhh... põe 16 GB de memória que vai ficar muito bom... ou coloca um disco de 1TB que resolverá seu problema... ou coisas do tipo... **POIS** o meu humilde conhecimento diz que a performance de um PROXY... depende de N+1 parametros... e não simplesmente do tamanho de memoria ou tamanho de disco. E... se voce não consegue entender isso e fica OFENDIDO por eu responder com honestidade... eu sinto muito pela sua ignorância.


    E,... a existência de forum não exclui as pessoas de usar uma ferramenta de busca, pesquisar e estudar... antes de ficar "chutando" propostas/candidatos a soluções sem embasamento técnico. E se você me compreende... por "forum" entende-se um ambiente de discussão e não... um consultor virtual gratuito.

    De fato... SEMPRE que possível eu me entrego a ajudar os diversos tópicos aqui nesse fórum.
    PORÉM... cabe ao postulante o "minimum minimorum"... que é:

    • PESQUISAR ANTES para aproveitar TODA RESERVA DE CONHECIMENTO ACUMULADO NESSE FÓRUM.



    Será que eu fui claro?
    Você conseguiu entender a proposta de um fórum?

    Vou te contar a moral da história (do forum)
    :
    Forum existe pelo fato de você ser igual a todos nós. Ou seja, o **SEU** problema não é uma exclusividade só sua... hahahaha.... por isso... uma base de conhecimentos de qualidade deve ajudar muitos... principalmente quando o postulante PESQUISAR.




    Estou aqui para ser positivo e portanto, eu nem vou responder as suas agressões a minha pessoa.
    Mas carrego comigo uma marca sua em mim. Você é mesmo 10!





    Sinceramente,


  8. #8

    Padrão

    Oh pessoal,


    vamos baixar a bola ae,

    mson77, obrigado por esclarecer melhor, realmente sua resposta havia sido muito vaga de forma que não contribuia em nada com o tópico.

    Socrates, não precisa tanto!

    agora seguinte, vamos voltar ao que defato interessa, estamos aqui pra ajudar e sermos ajudados.
    Última edição por JHONNE; 06-07-2008 às 19:55.

  9. #9

    Padrão

    Eu tinha muitas dúvidas com relação a performace no squid... depois de ler este artigo meu squid tá rodando mais redondo:

    High Performance Web Caching With Squid

    Talvez te ajude...

  10. #10

    Padrão

    Citação Postado originalmente por netosdr Ver Post
    Eu tinha muitas dúvidas com relação a performace no squid... depois de ler este artigo meu squid tá rodando mais redondo:

    High Performance Web Caching With Squid

    Talvez te ajude...

    Muito bem amigo, isso é que é ajuda, e não um vago: DEPENDE ou um PROCURE MELHOR NO FORUM

  11. #11

    Padrão

    Citação Postado originalmente por JHONNE Ver Post
    discordo em parte,

    acho que problemas de lentidão posteriores são ocasionados quando se redimenciona de informa incorreta o tamanho do cache de acordo com a maquina e a memória disponível, pois, não faz sentido ficar lento quando deveria ficar era mais rápido, ja que depois de um certo tempo se tem mais objetos em cache. Como disse anteriormente minha config ja postada daria, segundo os calculos encontrados por ai na net, para rodar mais de 100gigas de cache, no entanto só funciona satisfatoriamente pra mim com 20gb

    Amigo JHONNE, o que acontece é que com o passar do tempo os "objetos" do cache vão ficar obsoletos em relação a quantidades que usam o cache, causando a lentidão, pois o computador vai levar mais tempo pra encontrar o objeto e enviar pro usuário, entendeu? Por isso que tem servidores que estão com 100 gigabytes de cache e estão rápidos, e outros com 20 gigabytes e estão lentos, vai depender da quantidade de usuários e o tempo que é levado pro cache armazenar os objetos, entendes?


    espero ter ajudado

  12. #12

    Padrão

    Citação Postado originalmente por socrates10 Ver Post
    Amigo JHONNE, o que acontece é que com o passar do tempo os "objetos" do cache vão ficar obsoletos em relação a quantidades que usam o cache, causando a lentidão, pois o computador vai levar mais tempo pra encontrar o objeto e enviar pro usuário, entendeu? Por isso que tem servidores que estão com 100 gigabytes de cache e estão rápidos, e outros com 20 gigabytes e estão lentos, vai depender da quantidade de usuários e o tempo que é levado pro cache armazenar os objetos, entendes?


    espero ter ajudado

    como eu disse, isso eh mal redimencionamento de hardware, nao adianta ter um cache muito grande e não ter memoria para indexá-lo, ou ter um disco de baixa rotação, lembrando que os objetos do cache tem um tempo de expiração, configurável no proprio squid.

    Tenho cache funcionando redondo e rápido sem nenhuma perda de perfomance, nunca o limpei e nem pretendo, afinal nada justificaria aquele tempo bem grande que quase todos os artigos orientam a colocar nos executáveis por exemplo, se limparmos o cache de tempos em tempos.

  13. #13

    Padrão

    e ai dá pra passar a tua config do squid pra gente comparar com a nossa aqui: uso celeron 2.66 - 2giga de ram - hd sata2 80 giga no servidor squid proxy. O meu proxy tá configurado para fazer somente 20 giga de cache.
    Última edição por juderlan; 12-07-2008 às 22:29.

  14. #14

    Padrão squid do mikrotik??

    Citação Postado originalmente por JHONNE Ver Post
    como eu disse, isso eh mal redimencionamento de hardware, nao adianta ter um cache muito grande e não ter memoria para indexá-lo, ou ter um disco de baixa rotação, lembrando que os objetos do cache tem um tempo de expiração, configurável no proprio squid.

    Tenho cache funcionando redondo e rápido sem nenhuma perda de perfomance, nunca o limpei e nem pretendo, afinal nada justificaria aquele tempo bem grande que quase todos os artigos orientam a colocar nos executáveis por exemplo, se limparmos o cache de tempos em tempos.

    Jhonne, acho que estamos falando do squid mas em em situações diferentes, estou falando do squid do mikrotik, não sei se você esta falando nesse sentido também, mas uma dúvida que sempre carreguei, já pesquisei aqui no forum também, mas não obtive sucesso é se no mikrotik dá pra configurar o squid.conf...

    Desde já peço desculpas pela minha ignorância...

    abraço




    <<<<uma resposta DEPENDE, não ajuda ninguém!!>>>