+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Repasse ip publico padrao

    Ola, pesquisei sobre o assunto mais não consegui entender ainda algumas coisas sobre o repasse de ip publico, eu recebo um /28 publico e recebo um /30 que eu coloco na minha wan, os ips são diferentes, a ligação no momento esta da seguinte maneira e só queria confirmar se é a maneira correta, todo meu ip publico /28 vem atraves so meu ip /30 que eu coloco na wan, então o que eu fiz foi pegar o primeiro ip do meu /28 e colocar na lan como gateway para o resto dos ips, preciso fazer algo mais ? obrigado

    ps: uso mikrotik

  2. #2
    Moderador Avatar de Bruno
    Ingresso
    Nov 2002
    Localização
    Guarapuava-PR
    Posts
    4.181
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Repasse ip publico padrao

    Citação Postado originalmente por baixinho930 Ver Post
    Ola, pesquisei sobre o assunto mais não consegui entender ainda algumas coisas sobre o repasse de ip publico, eu recebo um /28 publico e recebo um /30 que eu coloco na minha wan, os ips são diferentes, a ligação no momento esta da seguinte maneira e só queria confirmar se é a maneira correta, todo meu ip publico /28 vem atraves so meu ip /30 que eu coloco na wan, então o que eu fiz foi pegar o primeiro ip do meu /28 e colocar na lan como gateway para o resto dos ips, preciso fazer algo mais ? obrigado

    ps: uso mikrotik
    precisa fazer rota tb

  3. #3

    Padrão Re: Repasse ip publico padrao

    rota indicando os ips?

  4. #4

    Padrão Re: Repasse ip publico padrao

    Sim.

    Sugestão: tópico básico do modelo OSI (camada 3).

  5. #5

    Padrão Re: Repasse ip publico padrao

    Citação Postado originalmente por baixinho930 Ver Post
    Ola, pesquisei sobre o assunto mais não consegui entender ainda algumas coisas sobre o repasse de ip publico, eu recebo um /28 publico e recebo um /30 que eu coloco na minha wan, os ips são diferentes, a ligação no momento esta da seguinte maneira e só queria confirmar se é a maneira correta, todo meu ip publico /28 vem atraves so meu ip /30 que eu coloco na wan, então o que eu fiz foi pegar o primeiro ip do meu /28 e colocar na lan como gateway para o resto dos ips, preciso fazer algo mais ? obrigado

    ps: uso mikrotik
    Se você for utilizar esse /28 que a sua operadora lhe atribuiu apenas nesta interface LAN, basta que você execute isso que fez mesmo, definir um dos IPs desse bloco como Gateway e começar a usufruir os demais nos equipamentos conectados a partir desta interface.

    Agora, caso for utilizar na entrega para algum cliente que estiver se concentrando em algum outro equipamento, você precisa criar as rotas da sua borda para o concentrador em questão ou subir um OSPF com redistribuição de rotas conectadas.

  6. #6

    Padrão Re: Repasse ip publico padrao

    O pessoal que está te fornecendo esse /28 precisa indicar que esses IPs pertencem ao seu IP de WAN.

    Suponhamos um cenário qualquer

    Seu IP WAN: 200.200.200.2/30
    Bloco de IP recebido: 201.201.201.0/28

    No Mikrotik do seu fornecedor ele precisa criar uma rota com os seguinte parâmetros:

    Dst. Address: 201.201.201.0/28
    Gateway: 200.200.200.2

    Check Gateway: ping
    Distance:1

    Se essas configurações estiverem feitas no MK do seu fornecedor, esses IPs já estarão funcionando pra vc. Caso o intuito seja repassar IPs /32 para cliente final (No caso da aplicação de um provedor de internet), você pode setar seu bloco /28 no pool vinculado a um Profile, também pode trabalhar manualmente com secrets ou isso fica por conta do seu Radius, caso tenha um.

    Se o seu cenário for de empresa, aí você já deve colocar um IP desse /28 na sua rede local para servir como gateway para os demais hosts que vão utilizar IP público.

  7. #7

    Padrão Re: Repasse ip publico padrao

    Como fazer para por IP direto no PPPoE se uso de NAT

  8. #8

    Padrão Re: Repasse ip publico padrao

    Citação Postado originalmente por Roger Ver Post
    Como fazer para por IP direto no PPPoE se uso de NAT
    Conforme citei acima, se o bloco de endereços designado pelo seu fornecedor estiver configurado dessa forma, basta colocar o /32 no secrets ou no cadastro do seu cliente no seu Radius que vai funcionar normalmente, a conexão será roteada sem passar por NAT algum, pois conforme o fornecedor anuncia, o IP /32 que você fornecer ao seu cliente tem como gateway o seu IP de WAN, logo esses IPs vão procurar sua WAN para sair para a internet.