Página 1 de 3 123 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão se ler com atenção sua rede vai melhorar...

    Bom, como estou sempre procurando me atualizar devido a trabalhar com administração de redes comprei um livro hoje sobre protocolo TCP/IP...lendo o livro e procurando explicações mais detalhadas na internet sobre o que estou lendo achei esse comentário aqui, e me alertou para uma verdade em minha rede, só não sabia o porque, lendo isso compreendi...

    Espero que sirva para muitos...

    O controle de ACK timeout serve para otimizar o throughput de uma transmissão ao máximo. Este valor corresponde a uma temporização interna do protocolo de comunicação. Basicamente, seria o tempo de espera de um pacote. Se você colocar um tempo muito alto, o rádio vai ficar esperando um tempo desnecessário, diminuindo a eficiência (throughput) da conexão. Se você colocar um tempo muito baixo, o rádio vai “desistir” de esperar antes mesmo do pacote ter chegado ao destino, causando novamente a diminuição de eficiência (throughput) da conexão.
    E é esse o principal motivo da perda de desempenho em distâncias longas, pois os rádios que utilizam o protocolo 802.11a/b/g, são otimizados para curtas distâncias! E quanto maior a velocidade da conexão, mais notável se torna esta perda.
    Com a possibilidade de ajuste do ACK timeout, é possível aumentar (e muito) a eficiência de um link ponto a ponto, tirando o máximo proveito possível!
    Como exemplo, podemos citar um link que fizemos de 6Km usando um rádio 802.11a com controle de ACK. De 1M de throughput, ele pulou para incríveis 17M real! Somente ajustando o ACK Timeout. Esta configuração é muito particular e pode variar de hardware para hardware. O melhor ajuste será encontrado somente testando.
    Atualmente, não temos uma tabela com valores de referência. E este valor vai depender também, se o rádio estiver operando no padrão 802.11b ou 802.11g. O valor default, de fábrica é 91. Quanto maior a distância do link, maior deverá ser o valor do ACK Timeout, podendo ir até no máximo ao valor 255

    leiam, interpretem e testem...Estou compartilhando conhecimento pessoal, e isso não tem preço...
    Última edição por Roberto21; 07-07-2008 às 00:01.

  2. #2

    Padrão

    Tenho testado aqui e noto o quão é verdadeiro a relação acima. Num enlace que fiz, tinha uma perda de pacotes imensa, impossibilitando qualquer navegação, depois que achei um valor de ACK para aquele caso, a perda ficou em menos de 1 %, sem visada perfeita.

  3. #3

    Padrão

    Citação Postado originalmente por Roberto21 Ver Post
    Bom, como estou sempre procurando me atualizar devido a trabalhar com administração de redes comprei um livro hoje que só fala sobre protocolo TCP/IP...lendo o livro e procurando explicações mais detalhadas na internet sobre o que estou lendo achei esse comentário aqui, e me alertou para uma verdade em minha rede, só não sabia o porque, lendo isso compreendi...

    Espero que sirva para muitos...

    O controle de ACK timeout serve para otimizar o throughput de uma transmissão ao máximo. Este valor corresponde a uma temporização interna do protocolo de comunicação. Basicamente, seria o tempo de espera de um pacote. Se você colocar um tempo muito alto, o rádio vai ficar esperando um tempo desnecessário, diminuindo a eficiência (throughput) da conexão. Se você colocar um tempo muito baixo, o rádio vai “desistir” de esperar antes mesmo do pacote ter chegado ao destino, causando novamente a diminuição de eficiência (throughput) da conexão.
    E é esse o principal motivo da perda de desempenho em distâncias longas, pois os rádios que utilizam o protocolo 802.11a/b/g, são otimizados para curtas distâncias! E quanto maior a velocidade da conexão, mais notável se torna esta perda.
    Com a possibilidade de ajuste do ACK timeout, é possível aumentar (e muito) a eficiência de um link ponto a ponto, tirando o máximo proveito possível!
    Como exemplo, podemos citar um link que fizemos de 6Km usando um rádio 802.11a com controle de ACK. De 1M de throughput, ele pulou para incríveis 17M real! Somente ajustando o ACK Timeout. Esta configuração é muito particular e pode variar de hardware para hardware. O melhor ajuste será encontrado somente testando.
    Atualmente, não temos uma tabela com valores de referência. E este valor vai depender também, se o rádio estiver operando no padrão 802.11b ou 802.11g. O valor default, de fábrica é 91. Quanto maior a distância do link, maior deverá ser o valor do ACK Timeout, podendo ir até no máximo ao valor 255

    leiam, interpretem e testem...Estou compartilhando conhecimento pessoal, e isso não tem preço...

    O mikrotik tem uma tabela no seu manual em ingles que suger o ajuste do ack de acordo com a distância, realmente interfere no throughput da rede, por isso utilizo setado em 30 (distâncias menores que 5km), as vezes mudo para dinamic apenas para identificar cliente com ack alto, que podem estar com problemas em suas instalações;

    lembrando que o ack do cliente pode ser diferente do ack do AP, ou seja a placa cliente pode ficar mais tempo esperando por a resposta do que o AP(a nível de protocolo tcpip).

    Outra coisa que interfere diretamente na qualidade é a escolha do datarates, porque a modulação é diferente para 1 e 2 e 5,5 e 11, assim quando o rádio troca de modulação constantemente ele diminuio througput.

    Como solução para o problema citado acima, estou usando sempre um conjunto de antenas na torre, com mesmo ssid e canais diferentes, uma trabalha apenas com datarates 5,5 e 11 e tem tambem maior potência sinal, a outra trabalha apenas com todas as modulações mas tem o sinal baixo, assim os clientes que por ventura tenham problemas não conseguem se conectar ao rádio de melhor sinal, mas se conectam ao outro. A vantagem é que eles não ficam enviando constantemente requisições de conexão ao primeiro rádio que como não está setado para a modulação de 1 e 2 poderia entende-las como ruido.

  4. #4

    Padrão

    Olha só, em poucos minutos tenho aqui duas opiniões construtivas para qualquer rede wireless, e acho que é isso que está faltando ao forum, temos muitas perguntas ''repetidas'' e que são coisas simples de resolver (basta uma pequena pesquiza no forum), detalhes técnicos que realmente possa fazer com que nossas redes passem a trabalhar em um nível melhor está faltando.

    Também tem muita gente que adquire o conhecimento e não compartilha aqui, mas quer que seja compartilhado o que os outros sabem aqui mesmo, então, vamos dar sequencia a esse tópico da forma correta, (façam o comentário sobre o que disse agora) mas não esqueçam de acrescentar algo sobre o ACK e datarates e outros detalhes.

    Quanto ao DATARATES que o colega mencionou acima ele está correto, seto os meus em 11M e meus ACK no MK estão em 30 (dinâmico), mas nos rádios estão setados em 91,esses 91 hoje é um limite aceitável de ACK do cliente para o AP, até por que a poluição de 2.4 não permite que (no meu caso) eu sete um ACK menor nos ap's.

  5. #5

    Padrão

    Citação Postado originalmente por Roberto21 Ver Post
    Bom, como estou sempre procurando me atualizar devido a trabalhar com administração de redes comprei um livro hoje que só fala sobre protocolo TCP/IP...lendo o livro e procurando explicações mais detalhadas na internet sobre o que estou lendo achei esse comentário aqui, e me alertou para uma verdade em minha rede, só não sabia o porque, lendo isso compreendi...

    Espero que sirva para muitos...

    O controle de ACK timeout serve para otimizar o throughput de uma transmissão ao máximo. Este valor corresponde a uma temporização interna do protocolo de comunicação. Basicamente, seria o tempo de espera de um pacote. Se você colocar um tempo muito alto, o rádio vai ficar esperando um tempo desnecessário, diminuindo a eficiência (throughput) da conexão. Se você colocar um tempo muito baixo, o rádio vai “desistir” de esperar antes mesmo do pacote ter chegado ao destino, causando novamente a diminuição de eficiência (throughput) da conexão.
    E é esse o principal motivo da perda de desempenho em distâncias longas, pois os rádios que utilizam o protocolo 802.11a/b/g, são otimizados para curtas distâncias! E quanto maior a velocidade da conexão, mais notável se torna esta perda.
    Com a possibilidade de ajuste do ACK timeout, é possível aumentar (e muito) a eficiência de um link ponto a ponto, tirando o máximo proveito possível!
    Como exemplo, podemos citar um link que fizemos de 6Km usando um rádio 802.11a com controle de ACK. De 1M de throughput, ele pulou para incríveis 17M real! Somente ajustando o ACK Timeout. Esta configuração é muito particular e pode variar de hardware para hardware. O melhor ajuste será encontrado somente testando.
    Atualmente, não temos uma tabela com valores de referência. E este valor vai depender também, se o rádio estiver operando no padrão 802.11b ou 802.11g. O valor default, de fábrica é 91. Quanto maior a distância do link, maior deverá ser o valor do ACK Timeout, podendo ir até no máximo ao valor 255

    leiam, interpretem e testem...Estou compartilhando conhecimento pessoal, e isso não tem preço...
    Colega valeu, eu vou fazer 2 links e isso vai me ajudar muito.
    Vou fazer um com 8km e outro com 27km com RB600 e cartões de 600mW, vou testar até achar o que fique melhor para mim.
    Mas se alguem já tiver alguma dica para dar seria bom, vai ser assim:
    02 - RB600 com cartão 600mW
    02 - Pluton 5.8 30dbi.

    Vou usar os mesmos equipamentos para ambos link ponto a ponto.

  6. #6
    Patrocinador Avatar de edcomrocha
    Ingresso
    Aug 2007
    Localização
    São Paulo, Brazil, Brazil
    Posts
    834

    Padrão

    Otima dica, estou usando aki meu ack no ap da zinwell em 91, no mk 30 (dinamic)

    percebi que só chega aki em 2,5 mega de trougput

    vou diminuir pra testar



    meus datarate ta em 11 mega

  7. #7

    Padrão

    Colegas, tenho um link de 4km (visada limpa) em 5.8 ghz com placas AG 530 e antenas Zirok off set de 26db, gostaria de saber qual o melhor ACK e como faço para medir o throughput deste link no MK?

    Obs: Estou usando o ACK em dynamic.
    Última edição por river2; 07-07-2008 às 00:39.

  8. #8

  9. #9

    Smile ACK para 8km

    Diz neto olha so eu uso muito um ack cauculator do meu ovis5000ap

    e e batata quase sempre e o melhor valor posivel .....

    no teu enlace de 8k ficaria 77 podemdo ser ate no maximo 92

    segue foto do cauculator ack
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         ACK=5000ap.png
Visualizações:	979
Tamanho: 	127,3 KB
ID:      	2419  

  10. #10

    Padrão

    É bom quando um tópico traz um assunto tão prático como esse.

    Eu já tinha lido sobre isso e resolvi fazer alguns testes com ACK.
    Alguns amigos sugeriram alguns valores.
    Eu fiz o seguinte:
    Partindo de 90 fui baixando até onde havia uma resposta cada vêz melhor. Chega em determinado valor que piora. E até não conecta em alguns casos. Aí por segurança subi mais 5 neste valor.

    Eu estou com MK só como servidor e em cima APs.
    Quando era AP Alfa, estes valores ficaram para o meu caso em 75 e ainda assim não estava muito bom. Mas foi o melhor que consegui.

    Quando troquei estes APs por GTS, ( que tem outros problemas, mas não vem ao caso agora), fui baixando o ACK e chegou em 60. MInha rede nunca andou tanto como agora. Acredito que dá para baixar mais ainda. Não tem ninguem mais que 1.3 km. Qualquer hora vou mexer nisto de novo.

    Também li sobre fixar a velocidade em lugar de deixar dinâmica e também melhorou. Só não sabia o porquê. Agora lendo estas explicações sobre a modulação, compreendi.

  11. #11

    Padrão

    O Ovislink Airlive Wla-5000ap 802.11 a/b/g já vem com uma calculadora para o ack timeout merço a distancia com o GPS e calculo nele depois dessa configuração link melhora muito tipo de 3M para 22M.

  12. #12

    Padrão

    Citação Postado originalmente por JHONNE Ver Post
    O mikrotik tem uma tabela no seu manual em ingles que suger o ajuste do ack de acordo com a distância, realmente interfere no throughput da rede, por isso utilizo setado em 30 (distâncias menores que 5km), as vezes mudo para dinamic apenas para identificar cliente com ack alto, que podem estar com problemas em suas instalações;

    lembrando que o ack do cliente pode ser diferente do ack do AP, ou seja a placa cliente pode ficar mais tempo esperando por a resposta do que o AP(a nível de protocolo tcpip).

    Outra coisa que interfere diretamente na qualidade é a escolha do datarates, porque a modulação é diferente para 1 e 2 e 5,5 e 11, assim quando o rádio troca de modulação constantemente ele diminuio througput.

    Como solução para o problema citado acima, estou usando sempre um conjunto de antenas na torre, com mesmo ssid e canais diferentes, uma trabalha apenas com datarates 5,5 e 11 e tem tambem maior potência sinal, a outra trabalha apenas com todas as modulações mas tem o sinal baixo, assim os clientes que por ventura tenham problemas não conseguem se conectar ao rádio de melhor sinal, mas se conectam ao outro. A vantagem é que eles não ficam enviando constantemente requisições de conexão ao primeiro rádio que como não está setado para a modulação de 1 e 2 poderia entende-las como ruido.
    Voce usa 2 paineis na mesma direção? nao ha interferencia entre eles? vlw..

  13. #13

    Padrão

    E se jogar tudo no máximo (255)? Ele vai esperar até 255. Se o pacote chegar antes beleza. Se atrasar um pouco ele espera...

  14. #14

    Padrão ack no mk

    eu estou usando o MK com 2 placas de rede , uma para entrada do link e outra saida para um EDIMAX, o ACK dele está em 91.

    aonde eu mudo o ACK no MK? se necessario e tenho link com cliente no maximo até uns 3 a 4 KM, preciso mudar no EDIMAX?

    e aonde eu vejo a taxa de throughput que vocês tanto comentam??


    Obrigado...

  15. #15

    Padrão

    muito bom, esta opinião vai me ajudar muito, pois vou montar um ponto a ponto de 4km

  16. #16

    Padrão

    Citação Postado originalmente por FabricioViana Ver Post
    E se jogar tudo no máximo (255)? Ele vai esperar até 255. Se o pacote chegar antes beleza. Se atrasar um pouco ele espera...

    Eu entendi seu raciocínio. Mas será que se o pacote chegar em 30 por exemplo, vai liberar para mais tráfego ou vai ficar esperando até completar os 255?
    Porque eu acho que é isso que ele faz.
    Se for assim, deveria sair de fábrica direto com os 255.

    Será que não vai atrazar desnecessariamente a rede?

  17. #17

    Padrão

    Citação Postado originalmente por 1929 Ver Post
    Eu entendi seu raciocínio. Mas será que se o pacote chegar em 30 por exemplo, vai liberar para mais tráfego ou vai ficar esperando até completar os 255?
    Porque eu acho que é isso que ele faz.
    Se for assim, deveria sair de fábrica direto com os 255.

    Será que não vai atrazar desnecessariamente a rede?
    Até onde entendi, se o pacote chegar em 30 ele vai liberar para mais tráfego, a idéia de deixar em 255 é que ele vai ficar mais tempo aguardando o pacote.

  18. #18

    Padrão

    Citação Postado originalmente por dougdoidao Ver Post
    Até onde entendi, se o pacote chegar em 30 ele vai liberar para mais tráfego, a idéia de deixar em 255 é que ele vai ficar mais tempo aguardando o pacote.
    Sim, se este for o mecanismo, o Fabricio está certo.

    Mas porque quando eu estava em ACK 90, e baixei para 60 o desempenho melhorou visivelmente?

    Aí seria o caso então de usar o ACK dinâmico. Bateu, confirmou sem erros, toca a bola prá frente. Acho eu.

  19. #19

    Padrão

    Citação Postado originalmente por 1929 Ver Post
    Sim, se este for o mecanismo, o Fabricio está certo.

    Mas porque quando eu estava em ACK 90, e baixei para 60 o desempenho melhorou visivelmente?

    Aí seria o caso então de usar o ACK dinâmico. Bateu, confirmou sem erros, toca a bola prá frente. Acho eu.
    Exato, ai que entra a questão de diminuir o ACK, se eu não estiver errado, quando o ACK está muito alto e acontece uma perda de pacotes no meio ele fica parado aguardando o pacote, causando lentidão, e com ele menor, quando há uma perda de pacote, ele reenvia o pacote em menos tempo, melhorando o rendimento da rede.
    Por favor, me corrijam se eu estiver errado.

  20. #20

    Padrão

    Vamos lá, vou explicar!

    O host (computador) que inicia a conexão, ou seja ( solicita uma página ou arquivo qualquer) envia um segmento com a flag SYN ativado.

    O host de destino responde com outro segmento com a flag SYN e ACK ativados contendo um número de sequência que identificará o próximo seguimento que o host enviará e o próximo número de sequencia que esse host espera receber.

    O host que iniciou a conexão confirma o estabelecimento da conexão enviando um segundo seguimento com o flag ACK ativado e com o número de sequencia que o destino espera.Nesse seguimento ele informará também o próximo número de sequencia que espera receber.

    Então traduzindo isso em miúdos, quanto mais rápido for a resposta de ACK entre os host's mais rápido o arquivo será transferido e o AP estará pronto para outra tarefa.

    Agora se o ACK está em 255, a flag já chegou, mas ele continua esperando até 255, então isso causa lentidão e perda de pacotes na rede, até por que o host de destino vai perder pacotes porque o host de origem já vai ter enviado mas ele não recebeu, por que estava esperando terminar o tempo de 255.

    Estou tentando explicar de uma forma simplificada, agora é fácil perceber que quanto menor esse tempo, melhor o desempenho da rede.

    Leiam e interpretem com atenção que vão compreender...


    Abração a todos e estou acompanhando o tópico, se precisar e (eu souber) estarei ajudando.