Página 3 de 3 PrimeiroPrimeiro 123
+ Responder ao Tópico



  1. #41

    Padrão

    exelente post parabens amigo ja esta sendo de muita utilidade para muitos .
    e que sirva para que novos post como esse nos ajude ainda mais a melhorar nossa infra-estrutura.


    Citação Postado originalmente por Roberto21 Ver Post
    Bom, como estou sempre procurando me atualizar devido a trabalhar com administração de redes comprei um livro hoje sobre protocolo TCP/IP...lendo o livro e procurando explicações mais detalhadas na internet sobre o que estou lendo achei esse comentário aqui, e me alertou para uma verdade em minha rede, só não sabia o porque, lendo isso compreendi...

    Espero que sirva para muitos...

    O controle de ACK timeout serve para otimizar o throughput de uma transmissão ao máximo. Este valor corresponde a uma temporização interna do protocolo de comunicação. Basicamente, seria o tempo de espera de um pacote. Se você colocar um tempo muito alto, o rádio vai ficar esperando um tempo desnecessário, diminuindo a eficiência (throughput) da conexão. Se você colocar um tempo muito baixo, o rádio vai “desistir” de esperar antes mesmo do pacote ter chegado ao destino, causando novamente a diminuição de eficiência (throughput) da conexão.
    E é esse o principal motivo da perda de desempenho em distâncias longas, pois os rádios que utilizam o protocolo 802.11a/b/g, são otimizados para curtas distâncias! E quanto maior a velocidade da conexão, mais notável se torna esta perda.
    Com a possibilidade de ajuste do ACK timeout, é possível aumentar (e muito) a eficiência de um link ponto a ponto, tirando o máximo proveito possível!
    Como exemplo, podemos citar um link que fizemos de 6Km usando um rádio 802.11a com controle de ACK. De 1M de throughput, ele pulou para incríveis 17M real! Somente ajustando o ACK Timeout. Esta configuração é muito particular e pode variar de hardware para hardware. O melhor ajuste será encontrado somente testando.
    Atualmente, não temos uma tabela com valores de referência. E este valor vai depender também, se o rádio estiver operando no padrão 802.11b ou 802.11g. O valor default, de fábrica é 91. Quanto maior a distância do link, maior deverá ser o valor do ACK Timeout, podendo ir até no máximo ao valor 255

    leiam, interpretem e testem...Estou compartilhando conhecimento pessoal, e isso não tem preço...

  2. #42

    Padrão

    pessoal, so tenho uma duvida quanto ao datarate, é melhor deixar fixo ou automatico?
    O que depende isso? o que preciso saber para definir o que é melhor?

    Abracos

  3. #43

    Padrão

    Parabéns pelo tópico, vou pegar uma carona ae e salientar um problema que muitos me procuram pra resolver. Vou dar um exemplo de uma rede que arrumei a pouco tempo. O amigo la tinha pings altos com perda de pacotes e a rede dele muito lenta, dei uma geral e vi que muitos clientes tinham sinal ruim, dae setei o data rates em 11 e setei o cartão pra 150 mw com ack em 30 ( fui baixando até esse valor ),as rede dele ficou 100%, mas muitos clientes ficaram fora da rede por apresentar ruidos em relação ao sinal recebido.Fomos aos clientes e la a decepção : cabo fino, conectores mal feitos, etc. trocamos tudo e pronto. Rede com mais de 400 clientes e ping a 3 ms.
    Isso so pra dar um exemplo da importancia do tema abordado.
    Parabéns ao Roberto21.

  4. #44

    Padrão

    opa,
    meu problema é um pouco semelhante, mas envolve somente 2 clientes

    na verdade, nao tenho provedor, somente um enlace entre a empresa e a residencias dos diretores...

    Acontece que precisa ter um repetidor no meio...ai que mata...

    Os pins paras os clientes ficam otimos, oscilando entre 3 e 5ms, mas se colocar qualquer trafego q for, o minimo, fica tudo doido, perde pacotes, pings vao para 1000ms...

    minha estrutura é o seguinte:

    EMPRESA (NETGEAR WG102 como point-to-point numa antena de grade 24dbi) - REPETIDORA (NETGEAR WG102 como repeater, ligada numa antena de grade 24dbi) CABO CROSS <-> OVISLINK WL5460 como AP - CLIENTES

  5. #45

    Padrão

    Citação Postado originalmente por rps67 Ver Post
    ..... Fomos aos clientes e la a decepção : cabo fino, conectores mal feitos, etc....
    Olá amigo... cabo fino que vc quer dizer é o RGC58? qual o problema em utilizá-lo? Vc só usa o RGC213?
    Abraços

  6. #46

    Padrão

    Cabo fino pra distancias mais longa tem perca de ganho no sinal, use sempre o RGC213.

  7. #47

    Padrão

    Citação Postado originalmente por rps67 Ver Post
    Cabo fino pra distancias mais longa tem perca de ganho no sinal, use sempre o RGC213.
    Distância mais longa vc quer dizer o comprimento do cabo ou a distância do cliente da torre?
    Como fica o acabamento com aquele cabão? rsrsrs... o pessoal nao reclama?
    Vc usa pigtail entre o cabo e a placa pci ou usa conector sma/rgc213?
    Vlw.. abs...

  8. #48

    Padrão

    Distância entre a torre e o cliente e o conector sma/rgc213 direto no cabo.

  9. #49

    Padrão

    Citação Postado originalmente por Roberto21 Ver Post
    Vamos lá, vou explicar!

    O host (computador) que inicia a conexão, ou seja ( solicita uma página ou arquivo qualquer) envia um segmento com a flag SYN ativado.

    O host de destino responde com outro segmento com a flag SYN e ACK ativados contendo um número de sequência que identificará o próximo seguimento que o host enviará e o próximo número de sequencia que esse host espera receber.

    O host que iniciou a conexão confirma o estabelecimento da conexão enviando um segundo seguimento com o flag ACK ativado e com o número de sequencia que o destino espera.Nesse seguimento ele informará também o próximo número de sequencia que espera receber.

    Então traduzindo isso em miúdos, quanto mais rápido for a resposta de ACK entre os host's mais rápido o arquivo será transferido e o AP estará pronto para outra tarefa.

    Agora se o ACK está em 255, a flag já chegou, mas ele continua esperando até 255, então isso causa lentidão e perda de pacotes na rede, até por que o host de destino vai perder pacotes porque o host de origem já vai ter enviado mas ele não recebeu, por que estava esperando terminar o tempo de 255.

    Estou tentando explicar de uma forma simplificada, agora é fácil perceber que quanto menor esse tempo, melhor o desempenho da rede.

    Leiam e interpretem com atenção que vão compreender...


    Abração a todos e estou acompanhando o tópico, se precisar e (eu souber) estarei ajudando.
    Agora se o ACK está em 255, a flag já chegou, mas ele continua esperando até 255, então isso causa lentidão e perda de pacotes na rede, até por que o host de destino vai perder pacotes porque o host de origem já vai ter enviado mas ele não recebeu, por que estava esperando terminar o tempo de 255.

    Sobre isso, nao e bem assim, se o ACK estiver em 255, a flag ja chegou, ele nao fica esperando ate o 255, pq ele ja recebeu, ele libera o trafego, a diferença e que, se por algum motivo a ACK nao chegar, ele vai ficar esperando ate os 255, e depois retransmitir se sua rede e boa, e as vezes os ACK se perde, e vc deixa em 255, ele fica esperando muito, e atrasa tudo, setando mais baixo, a retransmissao vai ser mais rapida, so nao pode ser muito pouca, senao o pacote esta indo ainda, e vc ja ta retransmitindo...

    espero q nao tenho confundido mais...