Página 2 de 3 PrimeiroPrimeiro 123 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #21

    Padrão

    Citação Postado originalmente por Roberto21 Ver Post
    Vamos lá, vou explicar!

    O host (computador) que inicia a conexão, ou seja ( solicita uma página ou arquivo qualquer) envia um segmento com a flag SYN ativado.

    O host de destino responde com outro segmento com a flag SYN e ACK ativados contendo um número de sequência que identificará o próximo seguimento que o host enviará e o próximo número de sequencia que esse host espera receber.

    O host que iniciou a conexão confirma o estabelecimento da conexão enviando um segundo seguimento com o flag ACK ativado e com o número de sequencia que o destino espera.Nesse seguimento ele informará também o próximo número de sequencia que espera receber.

    Então traduzindo isso em miúdos, quanto mais rápido for a resposta de ACK entre os host's mais rápido o arquivo será transferido e o AP estará pronto para outra tarefa.

    Agora se o ACK está em 255, a flag já chegou, mas ele continua esperando até 255, então isso causa lentidão e perda de pacotes na rede, até por que o host de destino vai perder pacotes porque o host de origem já vai ter enviado mas ele não recebeu, por que estava esperando terminar o tempo de 255.

    Estou tentando explicar de uma forma simplificada, agora é fácil perceber que quanto menor esse tempo, melhor o desempenho da rede.

    Leiam e interpretem com atenção que vão compreender...


    Abração a todos e estou acompanhando o tópico, se precisar e (eu souber) estarei ajudando.
    corretissimo roberto,

    alguns precisam se lembrar apenas que a distancia influi porque poderia causar um esgotamento do tempo antes de receber a resposta, assim não adianta diminuir quando a distancia não permite porque dessa forma perderiamos pacotes e consequentemente diminuiria o throughput da rede.


    quanto ao valor máximo do ack, no mikrotik já presenciei até 408, e no manual especifica 405 para uma distancia de 45km

  2. #22

    Padrão

    Citação Postado originalmente por JHONNE Ver Post
    corretissimo roberto,

    alguns precisam se lembrar apenas que a distancia influi porque poderia causar um esgotamento do tempo antes de receber a resposta, assim não adianta diminuir quando a distancia não permite porque dessa forma perderiamos pacotes e consequentemente diminuiria o throughput da rede.


    quanto ao valor máximo do ack, no mikrotik já presenciei até 408, e no manual especifica 405 para uma distancia de 45km
    É por isso que para cada caso precisa ir testando. Baixando os valores e vendo o resultado.

    Então, para ponto a ponto o ideal é ACK fixo e para distribuição, dinâmico?

  3. #23

    Padrão

    Boa pergunta '1929' e no caso das setoriais no caso (modo AP)....

    Qual q o pessoal da usando, tenho clientes no máximo 5 km, mas a maioria tem 1 km !!

    Melhor usar dinâmico??? Uso como default (90) tenho boa velocidades nos clientes mas qdo dou ping em certos lugares da uma rara perda de pacotes. (Tdos estão com Signal Strenght na faixa de -46 a -75 e uns 3 em -80)....

    Será q eu diminuir o ACK da uma melhorada???

    P.S: Faço um link de 11 Km em 2.4 ghz c/2 grades aguarius de 24 dbi (1 ap mk g510 dlink <<<>>> 1 senao 2611 deluxe), com ACK em 90, chega a 11 mb perfeito, muito raramente cai pra 5.5 mb....

  4. #24

    Padrão

    Citação Postado originalmente por 1929 Ver Post
    É por isso que para cada caso precisa ir testando. Baixando os valores e vendo o resultado.

    Então, para ponto a ponto o ideal é ACK fixo e para distribuição, dinâmico?

    Olha só...


    Quanto ao ACK fixo no ponto a ponto está correto, mas o ACK dinâmico para os clientes penso de outra forma.

    Lembre-se que o ACK dinâmico é sempre ajustado no cliente que está com ACK mais alto, então se você tem um cliente a 1KM como o colega acima e outro a 5KM não pode ser dinâmico de forma alguma, senão o cliente que estiver mais perto vai perder rendimento em sua conexão e ficará como se estivesse a 5KM mesmo estando perto e com sinal excelente.

    O ideal é achar um meio termo para o ACK, e estabelecer regras de nível de sinal na instalação, é melhor perder um do que sacrificar todos.Isso é uma questão muito pessoal, mas seria a forma correta de sua rede ficar redondinha.

    O que eu fiz...

    uso a base para fazer os WDS com meus ap's, esses ap's estão em pontos estratégicos da área onde quero cobrir, fazendo com que os clientes que eu atendo estejam a uma distância de até 2KM do ap, dessa forma consigo um ACK satisfatório para a conexão de meus clientes.

    Não adianta também crescer os olhos e tentar cobrir toda cidade e fornecer um serviço que não tenha qualidade, defina a área que quer cobrir e quando for fora dela tenha a ''coragem'' de dizer que não e repasse para uma outra rede mais próxima, se o cara for uma pessoa que tenha o minimo de reconhecimento ele fará o mesmo com você, isso já aconteceu várias vezes comigo, e ai consegue-se um serviço de qualidade.

    Vou contar um relato que uma cliene minha me passou...O irmão dela ao chegar em uma lan-house o dono da lan-house que era conhecido dele perguntou como estava a conexão dele em sua casa, ele respondeu: (melhor que aqui que tem velox) e olhe que lá é só 200K, (uso ''meu cache full'')Dizem que o dono da lan ficou todo errado sem entender o por que, então são essas coisas que nos fazem ganhar mais clientes, perdemos aqui, mas ganhamos duas vezes mais ali.

    definam a área, fixem o ACK e tenham dias tranquilos, com o telefone tocando só para novos clientes...


    Abração a todos.

  5. #25

    Padrão

    Citação Postado originalmente por olivionet Ver Post
    Boa pergunta '1929' e no caso das setoriais no caso (modo AP)....

    Qual q o pessoal da usando, tenho clientes no máximo 5 km, mas a maioria tem 1 km !!

    Melhor usar dinâmico??? Uso como default (90) tenho boa velocidades nos clientes mas qdo dou ping em certos lugares da uma rara perda de pacotes. (Tdos estão com Signal Strenght na faixa de -46 a -75 e uns 3 em -80)....

    Será q eu diminuir o ACK da uma melhorada???

    P.S: Faço um link de 11 Km em 2.4 ghz c/2 grades aguarius de 24 dbi (1 ap mk g510 dlink <<<>>> 1 senao 2611 deluxe), com ACK em 90, chega a 11 mb perfeito, muito raramente cai pra 5.5 mb....
    Experimenta Olivio! Baixa um pouco e observa se não vai diminuir a perda de pacotes. Mas se baixar muito, estes com sinal em -80 podem até não conectar. Aí voce sobe de novo.

  6. #26

    Padrão

    Citação Postado originalmente por Roberto21 Ver Post

    Lembre-se que o ACK dinâmico é sempre ajustado no cliente que está com ACK mais alto, então se você tem um cliente a 1KM como o colega acima e outro a 5KM não pode ser dinâmico de forma alguma, senão o cliente que estiver mais perto vai perder rendimento em sua conexão e ficará como se estivesse a 5KM mesmo estando perto e com sinal excelente.
    Então o negócio é deixar fixo na base e usar dinâmico nos clientes?
    Eu pensava que dinâmico na base, o rádio iria negociar com cada usuário o melhor para ele.

    Na verdade, nos APs que tenho na base não dá mesmo para deixar dinâmico. São GTS. Como disse antes, deram um desempenho melhor do que os outros que eu tinha, mas o ACK não tem opção dinâmico.
    Mas como a perda de pacotes é insignificante acho que consegui configurar o ACK para o melhor para o meu caso. Tenho alguns que estão em WDS e dão zero de perda de pacotes, mas para isso tive também de configurar em modo B e velocidade em auto. Se fixar em 11 já começa também a perder pacotes. Poucos mas perde.
    Me parece que existe um equilibrio entre estes fatores: ACK, Modo B e velocidade. Os 3 se contrabalançam para um melhor desempenho.
    E lembrei também agora, o preambulo. Li que o short seria melhor, mas foi o contrário. Com o long o desempenho também melhorou.
    Só não experimentei mais o short depois que acertei o ACK. De repente agora com o ACK melhorado o short até pode ser que dê algum beneficio. Vou ter que testar isso.

  7. #27

    Padrão

    Citação Postado originalmente por 1929 Ver Post
    Então o negócio é deixar fixo na base e usar dinâmico nos clientes?
    Eu pensava que dinâmico na base, o rádio iria negociar com cada usuário o melhor para ele.

    Na verdade, nos APs que tenho na base não dá mesmo para deixar dinâmico. São GTS. Como disse antes, deram um desempenho melhor do que os outros que eu tinha, mas o ACK não tem opção dinâmico.
    Mas como a perda de pacotes é insignificante acho que consegui configurar o ACK para o melhor para o meu caso. Tenho alguns que estão em WDS e dão zero de perda de pacotes, mas para isso tive também de configurar em modo B e velocidade em auto. Se fixar em 11 já começa também a perder pacotes. Poucos mas perde.
    Me parece que existe um equilibrio entre estes fatores: ACK, Modo B e velocidade. Os 3 se contrabalançam para um melhor desempenho.
    E lembrei também agora, o preambulo. Li que o short seria melhor, mas foi o contrário. Com o long o desempenho também melhorou.
    Só não experimentei mais o short depois que acertei o ACK. De repente agora com o ACK melhorado o short até pode ser que dê algum beneficio. Vou ter que testar isso.

    o maior problema do preamble é a compatibilidade, nem todas as plcas funcionam com preamble short;

    realmente em short teoricamente atingira maior thoughtput, no entanto isso depende de tantos outros fatores como os discutidos no topico.

    na pratica, com tanta poluição e diversidade de placas clientes, long funciona muito melhor, embora quando se necessita de maior thought put em links de ponto a ponto seria melhor usar short;

  8. #28
    Moderador Avatar de xandemartini
    Ingresso
    Nov 2005
    Localização
    Espumoso, Brazil
    Posts
    2.405
    Posts de Blog
    1

    Padrão

    Citação Postado originalmente por 1929 Ver Post
    ...li que o short seria melhor, mas foi o contrário. Com o long o desempenho também melhorou.
    Só não experimentei mais o short depois que acertei o ACK. De repente agora com o ACK melhorado o short até pode ser que dê algum beneficio. Vou ter que testar isso.
    Aqui qdo tive problemas de perda de pacotes para clientes, usava ainda omni e o preamble em Both... Ao mudar simplesmente para Long, os problemas sumiram. E isso fazem quase 2 anos.

  9. #29

    Padrão

    Algum de vocês que já estão fazendo testes com ponto-multiponto, já têm alguma idéia do pq algumas vezes alguns clientes com sinal excelente, instalação aparentemente perfeita, próximos da estação e tudo o mais, pega uns ACK bizonhos? Tenho uns 5 clientes aqui que sei não. Instalações perfeitas e acks malucos, pulando pra >300. Já troquei placa em um deles e continuou a mesma tosqueira. Tem cliente com pc bixado, tem cliente com pc novinho. Não achei padrão nenhum.

  10. #30
    Moderador Avatar de xandemartini
    Ingresso
    Nov 2005
    Localização
    Espumoso, Brazil
    Posts
    2.405
    Posts de Blog
    1

    Padrão

    Citação Postado originalmente por Gosulator Ver Post
    Algum de vocês que já estão fazendo testes com ponto-multiponto, já têm alguma idéia do pq algumas vezes alguns clientes com sinal excelente, instalação aparentemente perfeita, próximos da estação e tudo o mais, pega uns ACK bizonhos? Tenho uns 5 clientes aqui que sei não. Instalações perfeitas e acks malucos, pulando pra >300. Já troquei placa em um deles e continuou a mesma tosqueira. Tem cliente com pc bixado, tem cliente com pc novinho. Não achei padrão nenhum.
    Aparece uns casos assim de vez em quando mesmo, só resolvo colocando uma bridge em vez de placa PCI. Daí fica bom! Sempre resolveu, pelo menos aqui.

  11. #31

    Padrão

    é fogo o cara gastar 150 reais no lugar de gastar 50. Os meus ficam com ack alto mesmo.

  12. #32

    Padrão

    como devo proceder para alterar o ACK do Mikrotik?

  13. #33

    Padrão

    Para setar o ack é só mudar onde esta dynamic e no lugar setar o que vc quer tipo colaca la 60 90 até achar um valor que seja bom pra seus clientes.
    Quanto ao amigo que falou que resolveu problema de ack com bridge, aqui eu resolvia assim, atualmente nem assim tenho 5 clientes proximos a torre no maximo 800mtrs com ack 320, troquei para bridge ( radinhos zinwell e ovislink ), troquei antena, botei o radio atraz da antena e nada, e olha que eu não uso homini só uso painel setorial hyperlink de 90graus.

  14. #34

    Padrão

    Citação Postado originalmente por tecnic Ver Post
    Para setar o ack é só mudar onde esta dynamic e no lugar setar o que vc quer tipo colaca la 60 90 até achar um valor que seja bom pra seus clientes.
    Quanto ao amigo que falou que resolveu problema de ack com bridge, aqui eu resolvia assim, atualmente nem assim tenho 5 clientes proximos a torre no maximo 800mtrs com ack 320, troquei para bridge ( radinhos zinwell e ovislink ), troquei antena, botei o radio atraz da antena e nada, e olha que eu não uso homini só uso painel setorial hyperlink de 90graus.
    Torres com clientes perto e outros longe, tambem geram problemas. alguns cartões quando recebem um nível de sinal mais forte ajustam automaticamente o seu nível de ruido de forma que pode diminuir a relação db/ruido nos sinais com menor nível.

    Algumas dicas;

    - Se pretende usar mais de um painel em uma torre procure utiliza-los nos canais 1, 6 e 11 sempre que possível, para não haver sobreposição;

    - É interessante não ter a sua torre na mesma direção da torre de concorrentes; sua torre pode sofrer interferencias, princiaplemnte se ele usa 802.11g e ainda pode receber o ataque de deauth involuntário;

    - Alguns cabos não só depreciam o sinal, como também distorcem o formato da onda, gerando problemas de comunicação, evite usar rg58;

    - Em 2,4 utilize Acces point e de preferência com cabos pequenos, menor perda de sinal e menos manutenção na casa do cliente, além de que alguns modelos possuem controle de banda interno evitando alguns ataques a torre;

    - Setar o ack timeout é importante, mas cuidado clientes com ack alto quando marcados para dynamic possuem problemas de comunicação e podem estar causando interferencias em sua torre;

    - Muita potência não resolve problema, seria como estabelecer um diálogo onde sua torre grita e placa cliente susurra, difícil comunicar assim!

    - Ganho em db das antenas é fundamental, pois aumenta a relação sinal/ruido

    - Antenas de 90 graus são mais ímuneis a ruído que antenas de 180 ou 360 graus

    - O protocolo 802.11b foi feito para trabalhar com 32 clientes simultâneos conectados em um unico Ponto de Acesso;

    - Conectores mal isolados, não só da agua, mas do ar, que também tem humidade, oxidam com tempo e criam resistência a passagem do sinal;

    - Polarização orizontal tende a sofrer menos interferencia lateral que polorização vertical, no entanto tende a sofrer mais interferência do que está abaixo ou acima da antena.

  15. #35

    Padrão

    Olá!


    Leiam a segunda parte desse tópico...

  16. #36

    Padrão

    Alguem pode me ajudar na configuração do meu APRouter para que Eu possa estar melhorando.



    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         Under-linux.jpg
Visualizações:	263
Tamanho: 	120,9 KB
ID:      	2506  

  17. #37

    Padrão

    Citação Postado originalmente por GivigiRJ Ver Post
    Alguem pode me ajudar na configuração do meu APRouter para que Eu possa estar melhorando.



    Post no lugar errado! Vamos manter a organização do forum. Crie um tópico e refaça seu questioamento.

  18. #38

    Padrão Apanhei mto com isso.

    Logicamente todos nós qremos o melhor para nossas redes.
    Apanhei mto com problemas de ping altos e estou em um area q ta totalmente poluida.

    Tinha clientes aqui com 408us de ack e com 100% de sinal e mesmo de 1km de distancia da torre.

    Tentei de todas as formas configurar, esse ack, indoor, 30, 40,50,60,70,80,91, dynamic...
    nda melhorava meu ping.

    então deixei em dynamic e fui na casa de cada cliente, configurei antenas, deixei com melhor visada possivel (notei q os problemas com ack pode ser devido a arvores, sobrados e fatores q estavam no caminho) então dps de subir em um monte de casa,, trocar um monte de cabo, placa consigui q mesmo em dynamic o meu ack fique em 30 us e os problemas com ping altos amenizaram (antes tinha media de 2000ms e perca de 20% a 50% dependendo do cliente,agora percas estam por volta de 1% e ping em media 100ms) levando em consideraçao q tem mais de 50 sinais wi-fi (totalmente poluido) e ainda uso um Omni, isso é um sonho, esse mes vou trocar a omni por setorias horizontais tenho certeza q vou consiguir melhorar ainda mais meu ping.

    Conclusão: o ACK razuavel pode ser ajeitado se for antenas de cliente forem bem instaladas.

    Setar o ack fixo pode acabar prejudicando alguns clientes.

    Levando em consideração q o ack aceitavel é 91us e é para um distancia de qs 10km e acho q qs ngm tein clientes acima disso, deixando em dynamic da sempre estar com o melhor do seu equipamento.

    Ainda sou iniciante mas sempre é bom passar para você o já passei para tirarem aproveito do q eu passei.

  19. #39

    Padrão

    Aproveitando a carona do excelente topico gostaria saber mais sobre signal strenght, signal noise, entre outras opcoes que nos ajudam a saber quais clientes estao com problemas, alguem teria um artigo falando sobre isso ou estaria apto a me esclarecer as duvidas?

  20. #40

    Padrão

    O ideal é padronizar todos os clientes, conferir as instalações pra ver se não tem cliente com problema de sinal e tal... ai facilita achar o valor ideal pro ACK.

    Arson, normalmente problema de sinal é causado por interferência, alinhamento ruim, conector mal feito, cabo cortado, placa, adaptador ou AP com problema, ou no caso de sinal ruim em muitos clientes pode ser problema com cartões, antenas ou outros equipamentos no POP.