Página 4 de 4 PrimeiroPrimeiro 1234
+ Responder ao Tópico

1. Eu sei que você está confuso quanto a isso... Mas pense só em uma coisa:

Quando a memória é utilizada, são gravados dados nela. Após a utilização, mesmo que o kernel marque essa área como livre, os dados permanecerão lá, pois para limpar a memória, ele teria que zerar todos os bits da memória (isso falando a nível de hardware mesmo) e isso traria uma demora. Certo?
    Então... o cache, é justamente essa área que está livre para gravação. Caso o kernel necessite alocar algo naquela área, ele irá regravar os dados que estavam lá antes.

Se ele tivesse que limpar a memória primeiro (zerar os bits) e depois gravar novamente os novos dados, isso demoraria o dobro do tempo. Por esse motivo o *nix fazem esse cache. A micro$$oft aprendeu a fazer isso e está utilizando o mesmo sistema no rwindows vista...

2. O problema é a grande perda de performance quando estamos sem RAM livre.
    Vou lhe dar um exemplo: acabo de dar boot no servidor e ele sobe com 3.9Gb de memória RAM livre. Disparo o backup e após o dump em SQL e posterior compactação com tgz, a memória livre cai para 23Mb e fica nisso. A performance da aplicação fica horrível. Se eu não der um boot no servidor ou executar os comandos, fica simplesmente inviável usar a aplicação.
    O boot resolve, mas tem que ficar fazendo manual e demora uns 7 minutos, em virtude de todas as checagens SCSI, etc... Se esse comando funcionasse, sem ficar travando, seria o ideal.

Citação Postado originalmente por fredy10 Ver Post
    Eu sei que você está confuso quanto a isso... Mas pense só em uma coisa:

Quando a memória é utilizada, são gravados dados nela. Após a utilização, mesmo que o kernel marque essa área como livre, os dados permanecerão lá, pois para limpar a memória, ele teria que zerar todos os bits da memória (isso falando a nível de hardware mesmo) e isso traria uma demora. Certo?
    Então... o cache, é justamente essa área que está livre para gravação. Caso o kernel necessite alocar algo naquela área, ele irá regravar os dados que estavam lá antes.

Se ele tivesse que limpar a memória primeiro (zerar os bits) e depois gravar novamente os novos dados, isso demoraria o dobro do tempo. Por esse motivo o *nix fazem esse cache. A micro$$oft aprendeu a fazer isso e está utilizando o mesmo sistema no rwindows vista...

3. Bom, se você passar o resultado do TOP quando sua máquina está lenta, fica mais fácil analisar e opinar...

Tópicos Similares

1. Como limpar memória no Mikrotik?
    Por agpnet no fórum Redes
    Respostas: 3
    Último Post: 16-07-2009, 09:20
  2. "limpar" a memória
    Por juniox no fórum Servidores de Rede
    Respostas: 5
    Último Post: 20-12-2005, 20:10
  3. Limpar memória
    Por guardian_metal no fórum Servidores de Rede
    Respostas: 2