+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Dois APs na mesma caixa

    Pessoal, quando se coloca dois APs na mesma caixa, por mais que um esteja num canal e o outro em canal distante, poderá haver interferência entre eles?

    Com equipamentos de rádio amador, px ou outros do gênero, sempre há uma emissão em torno do equipamento, mesmo para os blindados. Até mesmo pelo cabo coaxial há algum vazamento. Logicamente estes equipamentos trabalham em potencias mais elevadas.
    Ísto pode ser comprovado quando se coloca uma lâmpada fluorescente próximo ao equipamento ou ao cabo coaxial.

    Mas em 2.4 não sei como ser comporta a irrradiação e também as potências são pequenas.
    Porque os APs não são blindados. Assim poderá "vazar" radiofrequencia entre eles, ou não?

  2. #2
    Moderador Avatar de xandemartini
    Ingresso
    Nov 2005
    Localização
    Espumoso, Brazil
    Posts
    2.405
    Posts de Blog
    1

    Padrão

    Citação Postado originalmente por 1929 Ver Post
    Pessoal, quando se coloca dois APs na mesma caixa, por mais que um esteja num canal e o outro em canal distante, poderá haver interferência entre eles?

    Com equipamentos de rádio amador, px ou outros do gênero, sempre há uma emissão em torno do equipamento, mesmo para os blindados. Até mesmo pelo cabo coaxial há algum vazamento. Logicamente estes equipamentos trabalham em potencias mais elevadas.
    Ísto pode ser comprovado quando se coloca uma lâmpada fluorescente próximo ao equipamento ou ao cabo coaxial.

    Mas em 2.4 não sei como ser comporta a irrradiação e também as potências são pequenas.
    Porque os APs não são blindados. Assim poderá "vazar" radiofrequencia entre eles, ou não?
    Geralmente não é nada significativo, que atrapalhe ou gere interferência. Tenho uma caixa num poste lá no interioooooor. Nessa caixa tem 1 ap2000 com 2 cartões, 1 zinwell G120, 1 alpha 803 e nunca tive problema. Aqui na cidade mesmo, os pc-ap são com 3 e 4 interfaces (G510 e G520 da Dlink), e não tenho problemas...

  3. #3
    nosf
    Visitante

    Padrão

    Brother,

    Muita gente usa assim, eu mesmo já utilizei, não creio que vc terá problemas de interferência.

    Cuide somente do calor nesta caixa hermética, procure uma forma segura de ventilar a mesma!

    Abs!!

  4. #4

    Padrão

    Na mesma caixa eu tenho 10 (DEZ) isso mesmo 10 radios todos funcionando a mais de 200 dias sem travamento.

  5. #5

    Padrão

    Citação Postado originalmente por 1929 Ver Post
    Pessoal, quando se coloca dois APs na mesma caixa, por mais que um esteja num canal e o outro em canal distante, poderá haver interferência entre eles?

    Com equipamentos de rádio amador, px ou outros do gênero, sempre há uma emissão em torno do equipamento, mesmo para os blindados. Até mesmo pelo cabo coaxial há algum vazamento. Logicamente estes equipamentos trabalham em potencias mais elevadas.
    Ísto pode ser comprovado quando se coloca uma lâmpada fluorescente próximo ao equipamento ou ao cabo coaxial.

    Mas em 2.4 não sei como ser comporta a irrradiação e também as potências são pequenas.
    Porque os APs não são blindados. Assim poderá "vazar" radiofrequencia entre eles, ou não?

    Eu acho que sua suspeita naum eh válida ... imagina no meu caso uma RB600 com 4 Cartoes ! Naum iria funcionar neh ???

  6. #6

    Padrão

    Citação Postado originalmente por admskill Ver Post
    Eu acho que sua suspeita naum eh válida ... imagina no meu caso uma RB600 com 4 Cartoes ! Naum iria funcionar neh ???
    Concordo! A prática tem mostrado que todo mundo usa.
    Mas me bateu esta uma dúvida, fazendo um paralelo com outras instalações em frequencias mais baixas e com potencias mais altas.
    De repente até no projeto já seja previsto algum tipo de bloqueio para proteção. Ou então nesta frequencia este fato é irrelevante.

  7. #7
    Patrocinador Avatar de edcomrocha
    Ingresso
    Aug 2007
    Localização
    São Paulo, Brazil, Brazil
    Posts
    834

    Padrão

    Citação Postado originalmente por 1929 Ver Post
    Concordo! A prática tem mostrado que todo mundo usa.
    Mas me bateu esta uma dúvida, fazendo um paralelo com outras instalações em frequencias mais baixas e com potencias mais altas.
    De repente até no projeto já seja previsto algum tipo de bloqueio para proteção. Ou então nesta frequencia este fato é irrelevante.
    Nao há interferencia porque a potencia é muito pequena, no caso o que poderia gerar uma interferencia seria a frequencia harmonica (como voce falou de px deve saber do que estou falando) mais como ja foi dito em uma potencia de 200 mw isso é insignificante


    falow abraços

  8. #8

    Padrão

    Citação Postado originalmente por edcomrocha Ver Post
    Nao há interferencia porque a potencia é muito pequena, no caso o que poderia gerar uma interferencia seria a frequencia harmonica (como voce falou de px deve saber do que estou falando) mais como ja foi dito em uma potencia de 200 mw isso é insignificante


    falow abraços
    Deve ser por aí mesmo, como voces falaram.
    Para mim, com dois rádios na caixa, a leitura de pacotes perdidos é infima.
    Nâo vou esquentar mais a cabeça, mas é que de vêz em quando se lê que telefone sem fio em 2.4 pode dar interferencia , já bate um "grilo" na cabeça da gente.
    Afinal, telefone sem fio não tem quase nada de potencia.

  9. #9

    Padrão

    Não esquente nao...

    Se dois radios juntos fossem ruim, as RBs nao viriam com 4 slots juntos, os PC-AP nao teriam a possibilidadade de 4 placas ou cartoes...

    É normal.

  10. #10

    Padrão

    Eu ja vi muito aps trabalharem juntos na mesma caixa hermetica, e nunca deram problema, com interferencia.

  11. #11
    Moderador Avatar de Magal
    Ingresso
    Mar 2007
    Localização
    Rio de Janeiro
    Posts
    2.041
    Posts de Blog
    118

    Padrão

    O problema da quantidade é só a temperatura.