+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Dois link's ADSL

    Vou tentar ser o mais claro possível:

    Onde moro não chega ADSL, então a solução que achei foi, colocar ADSL na casa do meu cunhado, ligar o Modem ADSL em um AP e enviar o sinal para mim, aqui eu recebo o sinal no meu MK por uma placa Wireless D-Link G520 e solto numa placa de rede que vai para um AP da GTS. Deu pra entender? :-)

    O problema é o seguinte, preciso de mais link (mais velocidade) pois só tenho 1MB, eu quero colocar mais um link ADSL de 1MB, e ficar com 2 MB, eu queria fazer assim... Na casa do meu cunhado coloco duas ADSL de 1MB cada, jogo para um MK o MK junta isso e manda pra mim pelo AP. Aqui eu recebo o link por uma placa wireless no meu MK. Entenderam?

    Tem como fazer isso?

  2. #2

    Padrão

    Citação Postado originalmente por SgtoMarlthon Ver Post
    Vou tentar ser o mais claro possível:

    Onde moro não chega ADSL, então a solução que achei foi, colocar ADSL na casa do meu cunhado, ligar o Modem ADSL em um AP e enviar o sinal para mim, aqui eu recebo o sinal no meu MK por uma placa Wireless D-Link G520 e solto numa placa de rede que vai para um AP da GTS. Deu pra entender? :-)

    O problema é o seguinte, preciso de mais link (mais velocidade) pois só tenho 1MB, eu quero colocar mais um link ADSL de 1MB, e ficar com 2 MB, eu queria fazer assim... Na casa do meu cunhado coloco duas ADSL de 1MB cada, jogo para um MK o MK junta isso e manda pra mim pelo AP. Aqui eu recebo o link por uma placa wireless no meu MK. Entenderam?

    Tem como fazer isso?

    Você usa autenticação nos clientes ?

    No seu projeto vc estaria colocando mais um MK na casa do cunhado ?

  3. #3

    Padrão

    Citação Postado originalmente por iron Ver Post
    Você usa autenticação nos clientes ?

    No seu projeto vc estaria colocando mais um MK na casa do cunhado ?

    Uso Hotsport em meus clientes, mas isso não iria atrapalhar em nada eu acho, pois o hotspot já é aqui em casa na saída para meus clientes.
    Isso mesmo no meu projeto eu iria colocar mais um Mk na casa do meu cunhado com os modens ligados nele e enviando para mim por uma antena.

  4. #4

    Padrão

    Citação Postado originalmente por SgtoMarlthon Ver Post
    Vou tentar ser o mais claro possível:

    Onde moro não chega ADSL, então a solução que achei foi, colocar ADSL na casa do meu cunhado, ligar o Modem ADSL em um AP e enviar o sinal para mim, aqui eu recebo o sinal no meu MK por uma placa Wireless D-Link G520 e solto numa placa de rede que vai para um AP da GTS. Deu pra entender? :-)

    O problema é o seguinte, preciso de mais link (mais velocidade) pois só tenho 1MB, eu quero colocar mais um link ADSL de 1MB, e ficar com 2 MB, eu queria fazer assim... Na casa do meu cunhado coloco duas ADSL de 1MB cada, jogo para um MK o MK junta isso e manda pra mim pelo AP. Aqui eu recebo o link por uma placa wireless no meu MK. Entenderam?

    Tem como fazer isso?

    tenho um plano bom para te oferecer, entre em contato comigo pelo msn: [email protected]


    flw!

  5. #5

    Padrão

    Citação Postado originalmente por SgtoMarlthon Ver Post
    Uso Hotsport em meus clientes, mas isso não iria atrapalhar em nada eu acho, pois o hotspot já é aqui em casa na saída para meus clientes.
    Isso mesmo no meu projeto eu iria colocar mais um Mk na casa do meu cunhado com os modens ligados nele e enviando para mim por uma antena.

    Amigo, vc poderia fazer um mk somente na casa de seu cunhado, colocaria os dois adsl lá, fazia o balanceamento e mandava já pronto pra sua casa fazendo uma repetidora em wds e de sua casa poderia acessar toda sua rede, creio q seria o jeito mais viavel...

  6. #6

    Padrão

    Eu usaria um debian na casa do teu cunhado, roteamento avançado, iproute2. Cria uma tabela de roteamento e faz uma sair pra tua rede e outra pra rede dele.
    tem tudo no google se precisar. Digita roteamento avançado. É facil de fazer e muito estavel.




    Citação Postado originalmente por faieppi Ver Post
    Amigo, vc poderia fazer um mk somente na casa de seu cunhado, colocaria os dois adsl lá, fazia o balanceamento e mandava já pronto pra sua casa fazendo uma repetidora em wds e de sua casa poderia acessar toda sua rede, creio q seria o jeito mais viavel...

  7. #7

    Padrão

    Citação Postado originalmente por faieppi Ver Post
    Amigo, vc poderia fazer um mk somente na casa de seu cunhado, colocaria os dois adsl lá, fazia o balanceamento e mandava já pronto pra sua casa fazendo uma repetidora em wds e de sua casa poderia acessar toda sua rede, creio q seria o jeito mais viavel...
    É exatamente essa sugestão que eu daria também, pegue seu server atual e coloque lá na casa do cunhado fazendo o load balance, hotspot, etc... e depois manda tudo pra frente via rpt bridge, e ném precisa ser em WDS, pois vc perde um pouco de troughput, a não ser que use tudo RB´s MK pode ativar Nstreme pra compensar as perdas do WDS...

    Abç,

  8. #8

    Padrão

    Citação Postado originalmente por faieppi Ver Post
    Amigo, vc poderia fazer um mk somente na casa de seu cunhado, colocaria os dois adsl lá, fazia o balanceamento e mandava já pronto pra sua casa fazendo uma repetidora em wds e de sua casa poderia acessar toda sua rede, creio q seria o jeito mais viavel...
    Era justamente isso que eu queria saber, mas ouvi o pessoal falando no fórum que não soma os links e fiquei com medo, sei que não soma, mas vem os dois né? WDS eu não quero fazer pq diminui e muito a quantidade de clientes que o AP suporta. Muito obrigado a todos vlw mesmo.

  9. #9

    Padrão

    Somar os dois e fazer um só, jamais.

    O que podes fazer é balancear, tipo, http para um link, msn para outro, peer to peer para outro e por aí vai.

    por exemplo, tirar o youtube de um link e deixar no outro.

    Abraços

  10. #10

  11. #11

    Padrão Mas ainda me resta uma dúvida.

    Meus dois links velox entrariam no MK e sairiam por uma placa de rede indo para um AP (isso já é uma mistura de links?) e aqui em casa eu recebo numa antena que está ligada numa placa D-link g520... e sai para meus clientes por outro AP... quero saber se o link dos dois velox chegariam aqui e eu poderia fazer tudo isso que está neste site Linux: Balanceamento de carga com 2 links no MikroTik [Artigo]

    Dá ou não dá?

  12. #12

    Padrão

    Citação Postado originalmente por SgtoMarlthon Ver Post
    ...
    Dá ou não dá?
    Dá sim.

  13. #13

    Padrão

    O importante é vc entender o que está acontecendo aqui. Ele não soma os dois links, e sim divide tua rede em duas. Note que ele usa uma mascara 25, o que faz com que os ips até 126 naveguem por um link e acima de 128 naveguem por outro. o ip 127 é o broadcast da primeira rede. Mas funciona perfeitamente.

  14. #14

    Padrão

    Citação Postado originalmente por ginvava Ver Post
    O importante é vc entender o que está acontecendo aqui. Ele não soma os dois links, e sim divide tua rede em duas. Note que ele usa uma mascara 25, o que faz com que os ips até 126 naveguem por um link e acima de 128 naveguem por outro. o ip 127 é o broadcast da primeira rede. Mas funciona perfeitamente.
    Estou entendendo isso, mas veja só, isso já viria tudo por uma AP só do meu cunhado? ou seja ele vai ter que "juntar" lá e mandar os dois links pelo AP, chegando aqui eu vou poder trabalhar com os dois links como se eles estivessem ligados aqui no meu MK? Outra dúvida, oque aconteceria se lá em meu cunhado eu colocasse os dois links velox num Switch e mandasse pelo AP? Viriam os dois?

  15. #15

    Padrão

    Não seria possivel colocar os dois links num switch só.
    existem ap´s da linksys que possibilitam colocar dois links juntos e eles mesmos fazem o balancemento. Mas são bem caros.
    Ou vc coloca dois modens, cada modem com um ap, mandando pra tua casa que recebe tambem um em cada ap e ai usa a solucão do balanceamento no mk.
    Sem um server na casa do teu cunhado para gerenciar o balancemento, não tem outra saida.



    Citação Postado originalmente por SgtoMarlthon Ver Post
    Estou entendendo isso, mas veja só, isso já viria tudo por uma AP só do meu cunhado? ou seja ele vai ter que "juntar" lá e mandar os dois links pelo AP, chegando aqui eu vou poder trabalhar com os dois links como se eles estivessem ligados aqui no meu MK? Outra dúvida, oque aconteceria se lá em meu cunhado eu colocasse os dois links velox num Switch e mandasse pelo AP? Viriam os dois?

  16. #16

    Padrão

    Citação Postado originalmente por SgtoMarlthon Ver Post
    Estou entendendo isso, mas veja só, isso já viria tudo por uma AP só do meu cunhado? ou seja ele vai ter que "juntar" lá e mandar os dois links pelo AP, chegando aqui eu vou poder trabalhar com os dois links como se eles estivessem ligados aqui no meu MK? Outra dúvida, oque aconteceria se lá em meu cunhado eu colocasse os dois links velox num Switch e mandasse pelo AP? Viriam os dois?


    Amigo, é possivel sim, vc liga seus dois modens (roteados com gat diferentes) no switch e pega mais um cabo e liga o switch na porta wan do seu AP e envia o sinal, vai os dois adsl sem problema, aí agora onde vc vai receber o sinal vc pode fazer seu balanceamento, vc coloca em ip address os ips dentro da faixa dhcp q o modem gera, um de cada modem na mesma interface e apartir daí vc faz o q quizer, ou então vc coloca outro AP onde vai receber o sinal em modo cliente e liga dois cabos de rede saindo do AP ligando em duas placas de rede no seu servidor, defina cada placa de rede com o ip dentro da faixa dhco do seu modem roteado e abraço... só uma pergunta, vc vai enviar dois adsl de 1 mb cada? pois se for mais q isso olhe bem, em testes em bancada os APs convencionais ñ conseguir trafegar mais de 3mb com uma boa resposta, parece ser limitados, o mesmo se dava qdo usava para distribuir para clientes, qdo o trafego de consumo chegava acima de 2 mb começava a lentidão. Espero ter ajudado, abraços!
    Última edição por faieppi; 11-07-2008 às 17:21.

  17. #17
    Moderador Avatar de minelli
    Ingresso
    Aug 2006
    Localização
    Pres. Venceslau - SP | Pres. Prudente - SP
    Posts
    1.412
    Posts de Blog
    10

    Padrão LoadBalance D-Link 604


  18. #18

    Thumbs up

    SgtoMarlthon vc pode estar fazendo assim:

    Balanceamento de Carga.

    / ip firewall mangle
    add chain=prerouting in-interface= Local connection-state=new nth=1,1,0 action=mark-connection new-connection-mark=odd passthrough=yes comment="Balanceamento de carga" disabled=no

    add chain=prerouting in-interface= Local connection-mark=odd action=mark-routing new-routing-mark=odd passthrough=no comment="" disabled=no

    add chain=prerouting in-interface= Local connection-state=new nth=1,1,1 action=mark-connection new-connection-mark=even passthrough=yes comment="" disabled=no

    add chain=prerouting in-interface= Local connection-mark=even action=mark-routing new-routing-mark=even passthrough=no comment="" disabled=no



    / ip firewall nat
    add chain=srcnat connection-mark=odd action=src-nat to-addresses=192.168.xx.xxx to-ports=0-65535 comment="Balanceamento de carga" disabled=no

    add chain=srcnat connection-mark=even action=src-nat to-addresses=192.168.xx.xxx to-ports=0-65535 comment="" disabled=no



    / ip route
    add dst-address=0.0.0.0/0 gateway=192.168.xx.xxx scope=255 target-scope=10 routing-mark=odd comment="Gateway SttarNet" disabled=no

    add dst-address=0.0.0.0/0 gateway=192.168.xx.xxx scope=255 target-scope=10 routing-mark=even comment="Gateway INova" disabled=no


    add dst-address=0.0.0.0/0 gateway=192.168.xx.xxx scope=255 target-scope=10 comment="principal" disabled=yes

    -------------------------------------------------#------------------------------------------------------

    Balanceamento de Portas entre 2 links


    / ip route
    add dst-address=0.0.0.0/0 gateway=192.168.xx.xxx scope=255 target-scope=10 \
    routing-mark=link1 comment="Pacotes marcados redirecionados para o link1" \
    disabled=no

    add dst-address=0.0.0.0/0 gateway=192.168.xx.xxx scope=255 target-scope=10 \
    routing-mark=link2 comment="Pacotes marcados redirecionados para o link2" \
    disabled=no


    / ip firewall mangle

    add chain=prerouting protocol=tcp dst-port=80 action=mark-routing new-routing-mark=link2 passthrough=yes \
    comment="Portas redirecionada para o link2" disabled=no
    add chain=prerouting protocol=tcp dst-port=443 action=mark-routing new-routing-mark=link2 passthrough=yes \
    comment="" disabled=no
    add chain=prerouting protocol=tcp dst-port=1863 action=mark-routing new-routing-mark=link2 passthrough=yes \
    comment="" disabled=no
    add chain=prerouting protocol=tcp dst-port=6891 action=mark-routing new-routing-mark=link2 passthrough=yes \
    comment="" disabled=no

    add chain=prerouting routing-mark=link2 action=mark-packet new-packet-mark=link2 passthrough=yes \
    comment="Pacotes marcados do Link2" disabled=no

    add chain=prerouting routing-mark=link2 action=mark-packet new-packet-mark=link1 passthrough=yes \
    comment="Pacotes marcados do Link1" disabled=no

    add chain=prerouting protocol=tcp dst-port=21 action=mark-routing new-routing-mark=link1 passthrough=yes \
    comment="Portas redirecionada para o link1" disabled=no
    add chain=prerouting protocol=tcp dst-port=22 action=mark-routing new-routing-mark=link1 passthrough=yes \
    comment="" disabled=no
    add chain=prerouting protocol=tcp dst-port=23 action=mark-routing new-routing-mark=link1 passthrough=yes \
    comment="" disabled=no
    add chain=prerouting protocol=tcp dst-port=25 action=mark-routing new-routing-mark=link1 passthrough=yes \
    comment="" disabled=no
    add chain=prerouting protocol=tcp dst-port=53 action=mark-routing new-routing-mark=link1 passthrough=yes \
    comment="" disabled=no
    add chain=prerouting protocol=tcp dst-port=110 action=mark-routing new-routing-mark=link1 passthrough=yes \
    comment="" disabled=no
    add chain=prerouting protocol=tcp dst-port=1080 action=mark-routing new-routing-mark=link1 passthrough=yes \
    comment="" disabled=no
    add chain=prerouting protocol=tcp dst-port=443 action=mark-routing new-routing-mark=link1 passthrough=yes \
    comment="" disabled=no

    add chain=prerouting protocol=tcp p2p=all-p2p action=mark-routing new-routing-mark=link1 passthrough=yes \
    comment="p2p 1 redirecionado link1" disabled=no




  19. #19

    Padrão

    Você tem certeza que isso funciona ?
    Última edição por iron; 14-07-2008 às 22:23.

  20. #20

    Padrão

    Eu não tive nengum problema, no meu funcionou correto.

    podem testar, tenta fazer em uma maquina virtual.


    qualquer duvida e só perguntar.