+ Responder ao Tópico



  1. #1
    Avatar de stevens144
    Ingresso
    Oct 2007
    Localização
    Campo Grande MS
    Posts
    314
    Posts de Blog
    3

    Question Como faço pra calcular meu sinal?

    Bom dia
    estou tentando a dias, achei varias formulas, mas nao achei nada que fosse convincente ou que explicasse de maneira clara como faco pra medir o meu sinal final,
    deixa eu simplifica
    Preciso saber quantos de sinal meu radio está emitindo pois eu moro em uma capital e só é permitido como potencia final 400mW; porem nao sei calcular isso com o ganho da antena,
    exemplo:
    a potencia do meu radio é 200mW e estou usando em uma antena de 9 dbi, qual é a potencia final usando somente um pigtail de 50cm???

    outra

    tbm tenho uma antena de 15dbi num radio que esta emitindo 63mW e nao sei como calcular a potencia final usando um pigtail de 10cm??

    espero que alguem possa me ajudar ou explicar isto preciso mto pq a anatel virá aki pra verificar, já fui notificado, e nao sei fazer isso conto com vcs galera
    abraco

  2. #2

    Padrão

    tambem tenho duvidas, ja abri um post sobre isso mas ninguem teve informacoes boas. Google tbm nao achei nada... ta dificil...

  3. #3

    Padrão

    A grosso modo temos nas cidades com menos de 500.000 hab a possibilidade de utilizar até 36dB no conjunto antenas+radios(convertendo mW em dBm)

    17dBm = 50mW (default)
    18dBm = 63mW
    20dBm = 100mW
    22dBm = 150mW
    23dBm = 200mW
    24dBm = 250mW
    25dBm = 316mW
    26dBm = 400mW

    No caso do seu radio a 200mW é igual a 23dBm. Somando a sua antena de 9dB dá um total de 29dB. Se levarmos em conta a perda do pigtail é só diminuir do valor total que foi achado. Vamos dizer que a perda do pigtail de 50cm de RGC58 e conectores seja de 3 dB, portanto sua potencia final irradiada seria de 26dB.

    No outro caso , antena 15dBi+ radio 63mW(18dBm)- pigtail(3dB) = 30dB

    Acho que a perda maior nos pigtails curtos estão nos conectores, mas faço o calculo da seguinte maneira para o cabo RGC58: 1 metro = - 1dB

    Posso estar equivocado em alguma coisa, sou meio novato ainda, mas é como calculo as coisas aqui

  4. #4

    Padrão

    Não estou no ramo (ainda), mas me baseio nos cálculos desse site:

    Maila Networks - Lista de Utilidades

    Tem vários cálculos úteis. O que mais lhe ajudará é o Cálculo de EIRP.

    A atenuação do cabo é um valor negativo.

    O desafio é saber, exatamente, cada um dos valores.

  5. #5

    Padrão

    Citação Postado originalmente por lfaria Ver Post
    Não estou no ramo (ainda), mas me baseio nos cálculos desse site:

    Maila Networks - Lista de Utilidades

    Tem vários cálculos úteis. O que mais lhe ajudará é o Cálculo de EIRP.

    A atenuação do cabo é um valor negativo.

    O desafio é saber, exatamente, cada um dos valores.
    Achei o que procurava: calculo de perdas em espaço livre.
    Só que os valores achei exagerados.
    Alguém pode confirmar a exatidão destes cálculos?

  6. #6

    Padrão tambem estou com duvidas sobre a real potência

    boa noite amigos eu tenho um ap edmax 7209 com a potência de 400mw e com a antena aquarios de 15db "do modelo fino", com um firmware wappro 5.1. o problema é que no gráfico do próprio firmware a potência é muito baixa mesmo então não sei onde tá os 400mw e a causa do problema.

  7. #7
    Moderador Avatar de Magal
    Ingresso
    Mar 2007
    Localização
    Rio de Janeiro
    Posts
    2.041
    Posts de Blog
    118

  8. #8

    Padrão

    Eu uso o Radio Mobile!

    Dá para cadastrar as coordenadas entre os pontos e ele já pega da internet dados de elevação local.
    Já fiz muitos enlaces calculados por ele e o resultado sempre foi bom!

    Abs