+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Vento pode atrapalhar a propagação do sinal RF?

    Galera, vento pode atrapalhar a rota do sinal? e isso ocasionar pings altissimos??


    obrigado

  2. #2

    Padrão

    Sinal de RF é coisa abstrata... Vento não.

  3. #3

    Padrão

    Claro que vento atrapalha

  4. #4
    Moderador Avatar de Magal
    Ingresso
    Mar 2007
    Localização
    Rio de Janeiro
    Posts
    2.041
    Posts de Blog
    118

    Padrão

    O vento não afeta o sinal de RF em si, mas pode afetar o posicionamento das antenas causando portanto problemas na transmissão e/ou recepção do sinal. Por exemplo, duas antenas direcionais separadas por 5 Km em um link ponto a ponto, e que as antenas possuam uma largura de feixe horizontal e vertical de 5º, portanto são antenas altamente direcionais em que o alinhamento deve ser preciso para que o link esteja operacional. Bastaria uma rajada de vento forte o suficiente para mudar o posicionamento de uma das antenas e portanto prejudicar ou até mesmo interromper a operação do link de rádio. Esse efeito é conhecido como carga de vento.
    Última edição por Magal; 11-07-2008 às 02:52.

  5. #5

    Padrão

    é o seguinte, meu sinal estava perfeito.. mais de uma hora pra outra parou.. e quando parou estava ventando muito, pode ser coencidência mais, quando o vento parava o sinal melhorava, por isso eu deixei esse topico, talvez não seja isso! estou ficando doido já pq o sinal melhorou mais não voltou ao que era, os ping estão muito altos e perdendo muito pacote, mais obrigado por enquanto ae que me ajudou!

    abraços

  6. #6

    Padrão

    Citação Postado originalmente por brunorns Ver Post
    é o seguinte, meu sinal estava perfeito.. mais de uma hora pra outra parou.. e quando parou estava ventando muito, pode ser coencidência mais, quando o vento parava o sinal melhorava, por isso eu deixei esse topico, talvez não seja isso! estou ficando doido já pq o sinal melhorou mais não voltou ao que era, os ping estão muito altos e perdendo muito pacote, mais obrigado por enquanto ae que me ajudou!

    abraços
    Vai pelo que o Magal disse. Verifica as conexões e a fixação da antena.

  7. #7

    Padrão

    Bom dia Bruno!
    Olha tive pensando e, o vento pode ter mudado pouco caoisa a posição da sua antena, por isso esta com os pings altos.
    E quando ventava parava, pode ser por que na hora do vento, a antena muda um pouco de posição e para a rede.
    Tenta verificar as posições de suas antenas para ver se estão corretas.

  8. #8

    Padrão

    é galera, TORRE é tudo, preciso compra uma viu... mais então este problema persistiu até tarde da noite ontem, fiz vários testes, eu uso MK e AP EDIMAX aprouter 6.1, até voltei o firmware original, mais hoje de manhã já estava normal, agora quero esperar dar o horario que a rede parou ontem para ver se acontece de novo, estou imaginando que pode ser interferência de outros provedores, quando da o horario de pico, minha rede fika lenta, é uma ipotse tbem, vou esperar para conferir.

    Obrigado galera!

  9. #9

    Padrão

    galera infelismente o problema já começou , eu dei uns print pra vcs dar uma olhada como ta osilando..
    até pinga bem, mais do nada começa a perde pacote e o ping fica alto. na 1º figura mostra como está bom o sinal, e na 2º como o sinal fica ruim de uma hora pra outra

    me ajudem

    obrigado
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         01.jpg
Visualizações:	199
Tamanho: 	145,4 KB
ID:      	2456   Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         02.jpg
Visualizações:	168
Tamanho: 	131,1 KB
ID:      	2457  


  10. #10

    Padrão

    Voce usa um tubo de ferro ou fixa a antena em algum lugar?

    Se usa tubos, esperimente colocar uns estais prandendo os 4 lados dela pra fixar melhor.

  11. #11

    Padrão

    Citação Postado originalmente por Pedro0278 Ver Post
    Sinal de RF é coisa abstrata... Vento não.
    Sinal RF não é tão abstrato assim, pegue um rádio na faixa de 2.4 Ghz em uma potência normal de 200 a 250 mW com uma antena direcional e aponte para sua direção por alguns minutos.

    Acredito que sairá zonzo.

  12. #12

    Padrão pedro

    eu fixo a antena em tudo de ferro 3/4 e amarro com arames fortes, mais acho que esta balançando quando da vento muito forte, vou ver se troco isso amanhã, mais o engraçado que estava normal, eu uso antena omni aquario 15 dbi.. pode ser ela tbem né! meu pig tail não está muito legal tbem, perdeu a solda, jaja vou trocar ele!


    Obrigado

  13. #13

    Padrão

    ^^ VENTO NÃO ATRAPALHA!!! na propagação do sinal...

    como ja foi dito oque atrapalha e que por ventura a antena balançar e talz...

  14. #14
    Moderador Avatar de Magal
    Ingresso
    Mar 2007
    Localização
    Rio de Janeiro
    Posts
    2.041
    Posts de Blog
    118

    Padrão

    Amigo, usa esse tipo de suporte que desenhei no cad e mandei fazer, fica excelente a fixação.
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         SUPORTE 1.jpg
Visualizações:	197
Tamanho: 	24,4 KB
ID:      	2458   Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         SUPORTE.jpg
Visualizações:	178
Tamanho: 	33,9 KB
ID:      	2459  

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         04Jul_0009.jpg
Visualizações:	149
Tamanho: 	6,6 KB
ID:      	2460   Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         100_1912.jpg
Visualizações:	162
Tamanho: 	913,8 KB
ID:      	2461  

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         100_1911.jpg
Visualizações:	168
Tamanho: 	899,9 KB
ID:      	2462   Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         100_1918.jpg
Visualizações:	142
Tamanho: 	823,0 KB
ID:      	2463  


  15. #15

    Padrão

    Citação Postado originalmente por rodrigorso Ver Post
    Sinal RF não é tão abstrato assim, pegue um rádio na faixa de 2.4 Ghz em uma potência normal de 200 a 250 mW com uma antena direcional e aponte para sua direção por alguns minutos.

    Acredito que sairá zonzo.
    Abstrato é tudo aquilo que voce nao vê, mas sabe que existe... (ex.: Deus)

    Radiofrequencias nao vemos, mas sabemos muito bem os estragos que elas causam.

    Quando ele falou no inicio do topico nao especificou que ele nao havia fixado bem a antena, entao era de se supor que o autor achava que vento entre um enlace causava "desvio de sinal".

    Mas falando sobre isso que vc falou, RF é realmente perigoso...

  16. #16

    Padrão

    só queria saber se o sinal WIRELESS que eu sei é chamado de RF, de uma OMNI para uma antena de grade.
    quando se venta muito forte, se o vento pode jogar o sinal fora do seu percurso.

    pelas respostas acho que o mais provavel é que a antena esteje balançando, eu fui olhar a do cliente e esta balançando mesmo, a minha OMNI não da pra ver muito bem, esta meio alto.

    mais obrigado galera

  17. #17

    Padrão

    Citação Postado originalmente por brunorns Ver Post
    só queria saber se o sinal WIRELESS que eu sei é chamado de RF, de uma OMNI para uma antena de grade.
    quando se venta muito forte, se o vento pode jogar o sinal fora do seu percurso.

    pelas respostas acho que o mais provavel é que a antena esteje balançando, eu fui olhar a do cliente e esta balançando mesmo, a minha OMNI não da pra ver muito bem, esta meio alto.

    mais obrigado galera
    Agora você matou a charada. É balanço mesmo.

    Mas aproveita e troca aquele pigtail que voce citou.