+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Question Duvida quanto a essas duas MB: ALIX3c3 ou RB433AH?

    Pois é pessoal, já procurei, li, rodei pela net, pelo underlinux, e ainda nao cheguei a uma conclusao... qual dessas duas usar? RB433AH ou ALIX3c3??

    links:
    ALIX3c3
    RB433AH



    a RB433AH tem CPU Atheros AR7161 (de 680 "a" 800 MHz)
    a Alix 3c3 tem CPU
    AMD Geode LX800 500 MHz
    a RB433AH tem 128MB ram (tipo?)
    a Alix 3c3 tem 256 DDR DRAM
    a RB433AH tem 3 minipci
    a Alix 3c3 tem 2 minipci
    a RB433AH nao aceita Ikarus OS
    a Alix 3c3 aceita Ikarus OS

    Esses sao as principais diferencas (para mim...), e eu nao sei qual seria a melhor para uso em meu (futuro) provedor.
    Eu terei em media 200 clientes simultaneos a medio prazo (mais com o tempo) em um anglo de no maximo 180 graus, devido a geografia da cidade (litoral espirito santo).
    Eu vi que, a maior vantagem é usar a ALIX com IKARUS OS que terá
    cartoes XtremeRange2 (que parece que serao homologados).

    Agora,
    1- será que valeria mesmo a ALIX em relacao a RB433AH??
    Porque, a alix perde em numero de cartoes minipci, e em processador...

    2- a ALIX é confiavel, assim como tenho lido a respeito das RBs?

    3- alguem aqui que já usou, sabe me dizer de algum problema que a ALIX tenha, que seria um problema para um provedor? (linhas gerais, tipo incompatibilidade de cartoes, ou certas configuracoes que o MK teria que o IKARUS nao... coisas desse tipo)


    se o pessoal puder me dar uma luz, agradeco muito!!

  2. #2

    Padrão

    como você sabe que o xtremerange 2 vai ser homologado?

  3. #3

  4. #4
    Moderador Avatar de Magal
    Ingresso
    Mar 2007
    Localização
    Rio de Janeiro
    Posts
    2.041
    Posts de Blog
    118

    Padrão

    Este cartão está em processo de homologação.

  5. #5

  6. #6

    Padrão

    Caro Leonardo, eu uso WRAP e agora mudei todos meus radios para as ALIX, e to para ver uma routboard que ganhe dela no mercado, pois ela tem procesador de 500 Mhz e 256 de memoria ram, e duas minipci, eu te recomendo vc colocar duas Alix com 4 painel, e outra ALIX em 5.8 no casa para fazer WDS.

  7. #7

    Thumbs up

    Citação Postado originalmente por agnaldos Ver Post
    Caro Leonardo, eu uso WRAP e agora mudei todos meus radios para as ALIX, e to para ver uma routboard que ganhe dela no mercado, pois ela tem procesador de 500 Mhz e 256 de memoria ram, e duas minipci, eu te recomendo vc colocar duas Alix com 4 painel, e outra ALIX em 5.8 no casa para fazer WDS.
    agnaldos, obrigado pela resposta

    Amigo, pelo visto vc já usa e gosta muito, que bom! voce já usou routerboard? deu pra sentir diferença? quais cartoes vc usa? ah! voce usa mikrotik ou ikarus? muitas perguntas rsrs é que eu tenho muita vontade de saber se esse processamento e memoria da ALIX fica melhor mesmo q os da RB433AH...

    Voce, ou alguem do forum, sabe me dizer se tem incompatibilidade de colocar 2 placas XtremeRange2 na ALIX? li no mercadolivre, um cara falando que dá problema colocando 2 cartoes fortes... disse que trava a ALIX... alguem já passou por isso?


    Obrigado

  8. #8

    Padrão

    Citação Postado originalmente por LeonardoMaciel Ver Post
    agnaldos, obrigado pela resposta

    Amigo, pelo visto vc já usa e gosta muito, que bom! voce já usou routerboard? deu pra sentir diferença? quais cartoes vc usa? ah! voce usa mikrotik ou ikarus? muitas perguntas rsrs é que eu tenho muita vontade de saber se esse processamento e memoria da ALIX fica melhor mesmo q os da RB433AH...

    Voce, ou alguem do forum, sabe me dizer se tem incompatibilidade de colocar 2 placas XtremeRange2 na ALIX? li no mercadolivre, um cara falando que dá problema colocando 2 cartoes fortes... disse que trava a ALIX... alguem já passou por isso?


    Obrigado
    Olá, olha eu utilizo em meus radios mk só alix ja faz um tempo e nunca tive problemas com elas, agora respondendo a tua pergunta sobre utilizar duas ubiquiti. Não é questão de compatibilidade e sim suporte, tendo em vista que essas placas foram projetadas para serem usadas com card mini-pci de baixa potencia, tipo cm9, senao, entre outros que tem menos de 400mw reais.
    Recomendo ao amigo usar os cartões xr5 ou xr2 com sua potencia em default. qualquer duvida estamos ai.

  9. #9

    Padrão

    Citação Postado originalmente por LeonardoMaciel Ver Post
    agnaldos, obrigado pela resposta

    Amigo, pelo visto vc já usa e gosta muito, que bom! voce já usou routerboard? deu pra sentir diferença? quais cartoes vc usa? ah! voce usa mikrotik ou ikarus? muitas perguntas rsrs é que eu tenho muita vontade de saber se esse processamento e memoria da ALIX fica melhor mesmo q os da RB433AH...

    Voce, ou alguem do forum, sabe me dizer se tem incompatibilidade de colocar 2 placas XtremeRange2 na ALIX? li no mercadolivre, um cara falando que dá problema colocando 2 cartoes fortes... disse que trava a ALIX... alguem já passou por isso?


    Obrigado

    eu so uso mkt, mas jah q falaram de colocar duas XR2 numa rb, seguinte, como as ubiquits tem uma chapa de metal em cima , eu nunca consegui colocar 2 xr2 em uma rb333 ou rb433, falta espaco. a nao ser a 133 e tem um slot atras mas rb133 nao tem muito porcessamento pra dois cartoes desse

  10. #10

    Cool

    EDBRITO
    Obrigado, realmente nao vou usar todo poder da XR2, vou deixar mesmo no default, axo q deve ser entorno de 63mw se nao me engano... ela me será útil, porque colocarei muitos clientes em 1 cartao.

    gzanatta00
    Felizmente, a ALIX.3C3 tem um minipci atras, e isso nao vai ser problema, obrigado.


    Obrigado ae pessoal, se alguem tiver mais detalhes, e se alguem usa a ALIX com Ikarus (que é o meu objetivo) e puder passar experiencias, e/ou comparaçoes se fosse com mikrotik, agradeço!


  11. #11

    Padrão ALix

    Citação Postado originalmente por LeonardoMaciel Ver Post
    agnaldos, obrigado pela resposta

    Amigo, pelo visto vc já usa e gosta muito, que bom! voce já usou routerboard? deu pra sentir diferença? quais cartoes vc usa? ah! voce usa mikrotik ou ikarus? muitas perguntas rsrs é que eu tenho muita vontade de saber se esse processamento e memoria da ALIX fica melhor mesmo q os da RB433AH...

    Voce, ou alguem do forum, sabe me dizer se tem incompatibilidade de colocar 2 placas XtremeRange2 na ALIX? li no mercadolivre, um cara falando que dá problema colocando 2 cartoes fortes... disse que trava a ALIX... alguem já passou por isso?


    Obrigado
    Olha so vejo gente falando mal das RB, elas tem pouco processador e pouca memoria, eu uso cartao CM9 para 2.4 e para 5.8 uso XR5 , as minha experiencias com o Mk foi muito ruim cheio de travamentos inesplicaveis e outras coisa mais ai resolvi passar para o Ikarus e meus problemas acabaram, quanto ao processardor e memoria as Alix são superior que as RB é a minha opinião

  12. #12

    Padrão

    Citação Postado originalmente por agnaldos Ver Post
    Olha so vejo gente falando mal das RB, elas tem pouco processador e pouca memoria, eu uso cartao CM9 para 2.4 e para 5.8 uso XR5 , as minha experiencias com o Mk foi muito ruim cheio de travamentos inesplicaveis e outras coisa mais ai resolvi passar para o Ikarus e meus problemas acabaram, quanto ao processardor e memoria as Alix são superior que as RB é a minha opinião
    É verdade, a ALIX tem hardware superior mesmo, e sobre ikarus, é o que tenho lido nos forums, e na net em geral, que ele é melhor q o mikrotik, exceto um item que nao me lembro onde o mikrotik é melhor...

    Aproveitando que voce utiliza o ikarus, teria como voce me passar uns tutoriais? mesmo que sejam ingles rsrs ate hoje nao consigui rodar ele no vmware aqui em casa, e eu nao consegui fuçar nele...

    Obrigado mais uma vez agnaldos

  13. #13

    Padrão

    Eu tive umas experiências muito ruins com o Mk como Ap. Mas essas experiências devem-se àquelas famigeradas RB 532. Tive muitos problemas com essas RBs, eu utilizava os Samsungs SWL 3300 como Ap nas torres, mas com o número elevado de clientes eu tive que achar uma solução que comportasse mais clientes conectados simultaneamente. Parti para as RBs e me dei mal. Ai conversando com uma vendedora amiga minha achei um rádio que roda Ikarus, e essa foi a melhor coisa que aconteceu para minha rede. Hoje estou com 3 rádios desses, minha rede melhorou muito. Eu estou gostando muito do Ikarus como Ap. Agora também já ouvi falar muito bem das novas RBs as 433, com um processamento muito bom.

    É bom conhecer novas experiências de outros amigos aqui do fórum com RBs ou Alix.