+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Unhappy Dúvidas sobre o tutorial Mk passo a passo

    Olá pessoal, sou novato aqui no fórum e andei lendo alguns tópicos e encontrei esse tutorial passo a passo do Mk https://under-linux.org/wiki/index.php/Mikrotik porém ainda tenho algumas dúvidas.

    Bem, aqui é o seguinte, sou usuário da Velox e tenho um modem roteado ligado ao meu AP ZinWell, mas estou querendo colocar o Mikrotik para fazer o controle de banda e usar o meu ZinWell somente para distribuir o sinal e tenho duas interfaces ethernet no Mk.

    Li o tutorial e fiquei com algumas dúvidas:

    1º > Na parte "Configurando o Mikrotik (LINK ou MODEM ROTEADO)". Segunda essa imagem:
    https://under-linux.org/wiki/images/...x-Address1.png

    Essa faixa de IPs na interface que é ligada ao meu modem roteado, vão ser a IPs que eu vou passar para os meus clientes?

    2º > Na outra interface que vai ser ligada ao meu AP, não é feita nenhuma configuração nela?

    3º > É preciso mudar alguma coisa no AP para já que agora é o Mikrotik que vai fazer todo o controle (controle de banda, IP+MAC etc)?

    Andei pesquisando e vi que existem outras pessoas com dúvidas parecidas, mas as respostas são sempre as mesmas: "Use o Search!" ou "A resposta está no fórum pesquise!". Fiz buscas mas não encontrei a solução. Por isso agradeço desde já quem puder me ajudar.
    Última edição por Kalanguinho; 09-07-2008 às 20:10.

  2. #2

    Padrão

    Citação Postado originalmente por Kalanguinho Ver Post
    ...algumas dúvidas:

    1º > Na parte "Configurando o Mikrotik (LINK ou MODEM ROTEADO)". ...
    Essa faixa de IPs na interface que é ligada ao meu modem roteado, vão ser a IPs que eu vou passar para os meus clientes?
    R = Esta faixa de ip não é as que dará acesso aos clientes, e sim, a que dá acesso à internet para o mikrotik. Veja que em "Interface" tem o nome da ethernet conectado ao modem (LINK).
    Ex:
    Para a Rede 200.223.130.0/30, teremos a seguinte configuração:
    Link de Internet, IP = 200.223.130.1/30
    Modem, IP = 200.223.130.2
    Modem, MASK = 255.255.255.252
    Modem, GW = 200.223.130.1
    Modem, BroCast = 200.223.130.3

    Mikrotik - Interfaces

    Link = conectado ao modem
    Rede = conectado aos clientes

    IP´s:
    Link = ip que virá do modem quando roteado
    Rede = 192.168.1.0/24

    Citação Postado originalmente por Kalanguinho Ver Post
    ...algumas dúvidas:
    2º > Na outra interface que vai ser ligada ao meu AP, não é feita nenhuma configuração nela?
    Na outra interface, foi como expliquei acima, só precisa configurar o ip. Ex: 192.168.1.0/24 e fazer o masqurade. (ip firewall nat)

    Citação Postado originalmente por Kalanguinho Ver Post
    ...algumas dúvidas:
    3º > É preciso mudar alguma coisa no AP para já que agora é o Mikrotik que vai fazer todo o controle (controle de banda, IP+MAC etc)?
    É preciso configurá-lo de acordo com sua rede feita no mikrotik.

  3. #3

    Smile

    Mr. RG, deixa ver se eu entendi direito. Na interface Rede é que eu vou fazer o masqurade (ip firewall nat)? E esse masqurad é o 4º passo tu tutorial (4º passo: CONFIGURANDO O NAT:)?

    No caso do AP você sabe me orientar como seria essa configuração no AP de acordo com a rede do Mikrotik?

    Acontece que eu sou novato nisso e to muito perdido nesse emaranhado de informações.


  4. #4

    Padrão

    Citação Postado originalmente por Kalanguinho Ver Post
    ...

    No caso do AP você sabe me orientar como seria essa configuração no AP de acordo com a rede do Mikrotik?

    ...
    Em que modo irá ficar este rádio? Cliente ou AP?
    Se for cliente: você deverá informar que é o ssid da rede e configurar a interface wireless dele, adicionar o ip vindo do mikrotik, dns e gateway.

    Se for como AP, deve configurar a interface lan. Informar um ssid para a rede e colocar ele na torre.
    Última edição por Raniel; 10-07-2008 às 16:02.

  5. #5

    Padrão

    O meu AP ta no modo de operação Gateway - Wireless e LANs Bridge

    Neste modo, o equipamento irá receber o sinal de internet através da porta LAN2/Internet, compartilhando para as portas LAN1 e Wireless que ficarão em Bridge. O tipo de conexão da porta LAN2/Internet pode ser PPPOE, DHCP ou IP estático.
    O sinal da internet vem do meu modem roteado e vai para o AP, ai no AP tem as configurações Wireless (SSID, Faixa de IPs, Gateway, Controle de acesso, controle de banda etc) e as configurações de Lan (IP do Modem, Gateway do Modem etc).

    Ta ai uma screenshot, afinal uma imagem vale por mil palavras. ^^
    http://img55.imageshack.us/img55/5021/sskr8.png

    Resumindo tudo... O meu AP vai servir apenas da distribuir o sinal! O controle de acesso, controle de banda ect vai ficar pro Mikrotik. Qual seria melhor, deixar o rádio como cliente ou como AP?

  6. #6

  7. #7

    Padrão

    Deixa ele como AP e no modo de operação deixa só como Bridge.

  8. #8

    Padrão

    Deixa como AP, mas no modo de operação deixa como Bridge. Na minha opinião é a melhor forma. Faço assim com meus APs aqui.

  9. #9

    Padrão

    Citação Postado originalmente por kallklen Ver Post
    Deixa como AP, mas no modo de operação deixa como Bridge. Na minha opinião é a melhor forma. Faço assim com meus APs aqui.
    Ok, eu mudo o AP pra modo Bridge, mas tipo, só pra finalizar, como eu configuro os IPs? Ai eu apago o controle de banda, controle de acesso do AP, ja q o Mk é q vai fazer isso?

  10. #10

    Padrão

    Citação Postado originalmente por Kalanguinho Ver Post
    Ok, eu mudo o AP pra modo Bridge, mas tipo, só pra finalizar, como eu configuro os IPs? Ai eu apago o controle de banda, controle de acesso do AP, ja q o Mk é q vai fazer isso?
    Isto mesmo, ele vai servir apenas como brigde e terá um ganho pois o ap não irá filtrar nenhum ip (controle de banda, firewall...).