Página 2 de 2 PrimeiroPrimeiro 12
+ Responder ao Tópico

1. os protocolos voip (sip/h323) usam UDP como transporte, e como udp nao possui orientação a conexão/controle .. a rede nao pode ter retransmissões e precisa ter um jitter mais baixo possivel...

em 2.4 é possivel trafegar voip, porém a rede nao pode ter muitos usuarios no mesmo ap (isso requer muita retransmissão)...

como 5.8 tem uma latencia muito inferior ao 2.4 ... é o melhor para uso neste caso !

2. Resumindo pelo que entendi tenho que ver com minha operadora qual protocolo trabalho, e tambem ter certeza que minha rede esta 100% de ping é isso ? pings baixos e sem percas né ?

3. O protocolo na maioria é utilizado SIP com codec g711a, consome uns 90k de banda quando esta em uzo.
    Para trafegar voz é preciso ter um baixo ping < 80ms, baixo jitter < 20ms e pouca ou nenhuma perda de pacotes, para uma boa qualidade no maximo 2% de perda.
    O problema é ter isso em um POP com varios clientes conectados e com banda no limite.

Valew

4. Citação Postado originalmente por adelsonbbg Ver Post
    Resumindo pelo que entendi tenho que ver com minha operadora qual protocolo trabalho, e tambem ter certeza que minha rede esta 100% de ping é isso ? pings baixos e sem percas né ?
    ver qual o protocolo? não há necessidade! O que o alexandre quis dizer é que todos eles usam udp para tráfego e que esse protocolo não é como o tcp ip que fica diagnosticando a perda de pacotes e repetindo se necessário, ou seja se a comunicação não for quase que perfeita, é praticamente impraticável.

Quando vc diz cientes agente imagina que seja uma quantidade que trabalhe dentro dos limites de um access point (em torno de 32 por cartão), e nesse caso, em 2,4 seria totalmente inviável, a menos que vc tenha em torno de 5 clientes em cada cartão.

Distribuir voip eh assumir a responsabilidade da qualidade de conexão com os clientes, pense nisso, afinal não adianta montar um serviço que vai te dar dor de cabeça e aborrecimento para o cliente.

Pode ver que o pessoal é unanime em afirmar que 5.8 é solução para o seu caso.

Tópicos Similares

1. Problema com pabx na rede mikrotik (voip)
    Por carlinhotocabrabo no fórum Redes
    Respostas: 2
    Último Post: 12-08-2012, 20:25
  2. Voip + Mikrotik
    Por sandros2fabi no fórum Redes
    Respostas: 7
    Último Post: 23-09-2009, 09:36
  3. Mikrotik rb411a X Airaia 5.8 para VOIP
    Por leonardosimas no fórum Redes
    Respostas: 1
    Último Post: 25-09-2008, 11:13
  4. VoIP Vs Mikrotik