+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Cisco 1700 ou 2600

    estou comprando um roteador para um link de 2mb embratel então queria saber o qual o melhor em termo de robustez...qualidade e etc.. desses dois:


    Cisco 2600/2610 1Wic1t 32D/8F V35


    e o outro:
    Cisco 1751V 64/32 WIC1T VIC2FXS VOIP PVDM

  2. #2

  3. #3

  4. #4

    Padrão

    Poste o show version dos dois para avaliação, pois somente o modelo, não quer dizer muito.
    Tambem post o que deseja fazer, pois talvez nenhum dos modelos, seja possivel.
    Exemplo : Talvez queira rodar uma VPN, que as especificações de algum deles não permita em virtude de maior necessidade de memoria FLASH e IOS (Outra coisa extremamente importante).

  5. #5

    Padrão

    O 2610 consegue rotear até 8 megas, enquanto o 1751 consegue até 6 megas, e, sem enrolação: se você precisa apenas para rotear 2 megas de link, o 2610 ou o 1751 lhe atendem perfeitamente, agora se você quer fazer VPN, firewall, etc no ROTEADOR (não recomendo), aí sim você precisa se preocupar com IOS, memória e etc. Se o preço estiver o mesmo, e você pretender fazer um upgrade de link futuramente e irá apenas rotear, escolha o 2610 sem se preocupar com mais nada.

    Por sinal, eu vendo esses equipamentos, e o 2610 é o mais comum entre os meus clientes maiores.

  6. #6

    Padrão

    na verdade quem está vendendo que diz que o 1751(é mais caro os dois são usados) é melhor por termais memória e placa voip mas não vou usar voip...preciso inicialmente usar 1mb e limitar em duas de 512k para dois ips validos do meu bloco de ips uqe no caso um vai para o servidor de internet e outro para o servidor voip.

  7. #7

    Padrão

    Citação Postado originalmente por lfernandosg Ver Post
    na verdade quem está vendendo que diz que o 1751(é mais caro os dois são usados) é melhor por termais memória e placa voip mas não vou usar voip...preciso inicialmente usar 1mb e limitar em duas de 512k para dois ips validos do meu bloco de ips uqe no caso um vai para o servidor de internet e outro para o servidor voip.
    Se nao me engano o 2610 tem uma interface Ethernet (10mbps), se for isso mesmo compra o 1751 se o mesmo tiver uma interface Fast Ethernet (100mbps).

    2610 = 1 ethernet
    2620 = 1 fast ethernet
    2621 = 2 fast ethernet
    (acho que é isso)
    isso no chassi do router, pq ele tb tem 2 slots WIC para voce adicionar mais interfaces, mas nao tenha muita esperança com esses modulos, geralmente sao caros.

  8. #8

    Padrão

    comprei um zero modelo 1841.


    pegando esse wiki: QoS Cisco - voip-info.org estou tentando adaptar para meu caso e preciso da ajuda de vocês.Vamos lá ao meu cenário:


    01-Cisco 1841 IOS 12.4
    01-link embratel 1mb
    01-Servidor linux(c/ ip válido firewall+proxy da rede interna(gateway da rede interna na segunda placa))
    01-Servidor Asterisk voip com ip válido

    OBS.: o ip válido dos servidores estão na mesma faixa da LAN do router cisco.


    O que preciso: Priorizar a banda na metade para tudo que o Asterisk requisitar(SIP+RTP) então fiz o seguinte:






    Prioridade para Sinalização SIP no Asterisk:


    access-list 105 remark VOIP (SIP/IAX/IAX2) traffic gets top priority (5)
    access-list 105 permit udp any any eq 5060
    access-list 105 permit ip host proxy-nyc.broadvoice.com any #outbound_proxy_server
    access-list 105 permit ip any host proxy-nyc.broadvoice.com #outbound_proxy_server
    access-list 105 permit ip host sip.broadvoice.com any #registro sip broadvoice
    access-list 105 permit ip any host sip.broadvoice.com #registro sip broadvoice

    class-map match-any SIP
    match access-group 105

    policy-map QOS1
    class SIP
    priority 512





    Prioridade para Voz no Asterisk:
    access-list 118 remark VOIP (RTP) traffic gets top priority (5)
    access-list 118 permit udp any any range 10000 20000
    access-list 118 permit udp any any range 16384 32767

    class-map match-any voice-traffic
    match access-group 118
    policy-map QOS2
    class voice-traffic
    priority 512


    agora preciso dar prioridade para os dois grupos 105 e 118 para metade do meu link e não sei o que alterar pois se deixar do jeito que está acho que eke vai dar prioridade em todo o link (1mb) pois ele está pegando 512k para o grupo 105 e 512k para o grupo 118.





    Outra dúvida, faço isso an serial visto que o asterisk e meu servidor de internet linux tem IP válido do bloco da LAN do roteador??

    se sim ficaria mais ou menos assim:

    router#>interface Serial0/0/0 -->minha wan que está ativada.
    router#>ip address --> não se é preciso visto que minha wan já está ativada e funcionando.
    router#>ip load-sharing per-destiny
    router#>service-policy output QOS1



    se estiver correto faria o mesmo com o QOS2?