+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Sqsuid + cache_peer

    Bom dia a Todos,

    Algum dos amigos da lista ja implementou em algum cliente de vcs um proxy com cache_peer ativado?

    Para quem não sabe do que se trata, o proxy dentro da rede do cliente terá acesso direto ao meu proxy por ICP, tendo assim acesso mais rapido ao que esta no meu proxy.

    Agora o problema que estou enfrentanto é: levando em consideração que o cache_peer está funcionando perfeitamente, e que eu quero liberar no meu htb o acesso mais rapido ao cliente quando for acessar a porta do proxy (geralmente 3128).

    Mas pelos testes que fiz até agora, quando o pacote esta em cache (HIT) ele acessa blz, mas aparentemente o cliente esta acessando na velocidade alta também quando nao esta em cache (MISS).

    Tive que criar uma regra no HTB tipo, quando o acesso for a porta do proxy o cliente acessa em 1024 por exemplo (coloquei na regra apenas os ips que eu ativei o cache_peer). Mas preciso que fique restrito ao que está em cache (HIT).

    Alguem ja implementou isso?

    Será que so conseguirei isso através do CACHE FULL com o patch do htb e do squid?

    Grato,

  2. #2

    Padrão

    passa sua conf do cache_peer

  3. #3

    Padrão

    no squid 2.7 voce altera o TOS dos HITS via sibiling, parent e/ou HIT normal (patch zph) .. ai eh so detectar o TOS e marcar a conexao...

  4. #4

    Padrão

    Citação Postado originalmente por arium Ver Post
    passa sua conf do cache_peer
    no servidor:
    Código :
    icp_port 3130
    icp_access allow acl-com-o-ip-do-cliente
    icp_access deny all
    miss_access allow all
    no cliente:
    Código :
    cache_peer ip.do.servidor parent 3128 3130 default no-digest

  5. #5

    Padrão

    neon,

    o zph foi embutido no squid 2.7 !! da pra marcar os hits de cada lugar agora...

    oh só:

    tcp_outgoing_tos - altera o TOS para todo pacote que sai (independente de ser hit ou miss).

    zph_local - altera o TOS nos HITS do cache

    zph_parent - altera o TOS para os MISS via um PARENT.

    zph_sibling - altera o TOS para os MISS via um SIBILING.




    entao.. o ideal eh.. marcar o tos em 0x20 ... e o que nao for 0x20 e vier do proxy.. eh HIT

    precisa fazer testes.. ainda nao compilei o 2.7 por falta de tempo.. mas acredito q hoje anoite devo atualizar e ver essa parte do TOS tambem.. vou fazer outro video de cache-full usando TOS .. e com isto o cache-full passa a funcionar no mikrotik 3.x

  6. #6

    Padrão

    Citação Postado originalmente por alexandrecorrea Ver Post
    o zph foi embutido no squid 2.7 !! da pra marcar os hits de cada lugar agora
    quer dizer que o zph está embuido no squid 2.7 agora?

    vou baixar e compilar hoje mesmo para fazer os testes.

    obrigadão ai Alexandre.

  7. #7

    Padrão

    exatamente..

    a versão 2.7 tem bastante feature nova... tproxy, zph ...

    a versão 2.6 está sob manutenção apenas (correções de bug)
    a 2.7 recebe novas features..

    e a 3.x é uma versão totalmente re-escrita em C++ com maior suporte a facilidades do ICAP, etc etc..



    estou fazendo a tradução da documentação da versão 3.x hoje mesmo devo "comitar" la no svn/cvs ...

    para fins de teste.. voce pode copiar as versões HEAD .. que são as versões com algumas features para testes...

  8. #8
    Moderador Avatar de minelli
    Ingresso
    Aug 2006
    Localização
    Pres. Venceslau - SP | Pres. Prudente - SP
    Posts
    1.412
    Posts de Blog
    10

    Padrão Squid 2.7

    Boa tarde Alexandre,
    tem previsão de quando saio video para fazer proxy com squid 2.7 e o MK 2.9.xx e MK 3.xx.

    Quanto ao seus 2 videos anteriores estão fora do ar, vc os trocou de servidores? Qual o novo link?
    Desde já agradeço.