+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Duvida no ubuntu 8 server

    ola amigo ta um guerra esse negocio de linux to tentando aprender mais ta brabo rs

    minha duvida e o seguinte tem como roda o ubuntu server como se fosse um ubuntu desktop com a parte grafica ?

    pq eu quero cria um servido de proxy no ubuntu server mais ja e dificil cria na parte grafica imagine no punho ^^

    preciso saber os comandos para ele carrega a parte grafica vlw aguardo ajuda abç

  2. #2

    Padrão

    Cara, nunca tentei isso... mas às vezes é mais interessante você colocar uma interface web pra configurar essas coisas... dá uma olhada no webmin ou kyapanel... Acho que o kyapanel ainda nao suporta o squid mas o webmin eu sei que suporta.

    Agora se você realmente quer ter uma interface gráfica, instala o gnome. Antes de instalar atualiza sua lista de pacotes com o comando "apt-get update". Pra instalar utiliza o comando "apt-get install x-window-system gnome-desktop-environment" pra instalar o gnome e o X. Como te disse nunca fiz isso, e com certeza o gnome vai vir bem enxuto. Mas depois de instalado o gnome dá uma olhada no "gerenciador de pacotes synaptic" e busca lá por gnome... lá você deve achar mais aplicativos pro gnome.

    Ah, outra coisa, acho que o gnome não vai subir junto com o sistema. Pra iniciar o gnome utilzia o comando: "/etc/init.d/gdm start"

    Só que assim, o ambiente gráfico consome um pouco de recursos do server, então é interessante só startar o ambiente gráfico quando for usar alguma coisa. Depois derruba ele pra deixar o server mais leve...

    Qualquer coisa posta ai...

  3. #3

    Padrão

    ta ok vou estala o ubuntu desktop , com ele tb da pra fazer servido ne basta estala os serviços ne isso ?

  4. #4

    Padrão

    Sim, é só instalar os serviços que você precisa...

  5. #5

    Padrão

    blz magnun sera que vc intende legal de linux e poderia meda uma ajuda ??
    add meu msn pra gente troca uma ideia se é que a resposta e sim flw

    preciso de uma apostila do ubuntu sobre tudo do sistema alguem teria ?

    sera que o site do ubuntu nao vende igual aquela que tem na guia do hardware ?

    sera que aquela do calos morimoto do gui do hardware sempre para todos os linux e so para o kurumim mesmo ?

  6. #6

    Padrão

    Cara, prefiro te ajudar aqui pelo forum. Sua dúvida pode ser a mesma de outras pessoas...
    Quanto a livro pra vender não sei. Mas achei a um tempo atrás alguns livros pra leitura on-line: https://under-linux.org/forums/livro...vros-line.html
    Esse link é pro site da GDH Press. Onde o Carlos E. Morimoto publica os livros dele. Cara, o morimoto geralmente faz coisa pro kurumin porque ele é o "criador" do kurumim. Mas ele tem muitos livros sobre Linux, não só sobre o kurumin. Dá uma olhada lá...

    Tem também o guia foca: Foca GNU/Linux: Página oficial
    Ele é voltado pro Debian, mas o ubuntu é baseado no Debian, ou seja: ele é um "debian customizado". Acho que o guia foca é uma boa forma de se começar!

    Até mais...
    Qualquer coisa posta ai

  7. #7

    Padrão

    A única diferença entre o Ubuntu Server e o Desktop é exatamente que o primeiro não tem os pacotes de interface gráfica instalados por padrão, mas podem ser instalados manualmente através do apt, sem problema algum.

    apt-get update
    apt-get install kde ou gnome