Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #1
    Avatar de marcelomg
    Ingresso
    Jan 2006
    Localização
    São Lourenço do Sul, Brazil
    Posts
    1.471

    Padrão Logins compartilhados

    Pessoal, tenho clientes com mais de 1 pc em sua rede interna, trabalho com os rádios em bridge para melhorar a performance, quero por um login por pc mas que todos compartilhem a mesma velocidade, é possível fazer isso no hotspot?

  2. #2

    Padrão

    ola marcelo,

    pra compartilhar a mesma velocidade vc poderia fazer no simple queue, e colocar os variso ips na mesma regra, dividindo assim a velocidade entres eles.

  3. #3
    Avatar de marcelomg
    Ingresso
    Jan 2006
    Localização
    São Lourenço do Sul, Brazil
    Posts
    1.471

    Padrão

    Citação Postado originalmente por Josevaldo Ver Post
    ola marcelo,

    pra compartilhar a mesma velocidade vc poderia fazer no simple queue, e colocar os variso ips na mesma regra, dividindo assim a velocidade entres eles.
    Mas o cliente recebe por dhcp
    e o hotspot cria uma queue por login.

  4. #4

    Padrão

    Citação Postado originalmente por marcelomg Ver Post
    Mas o cliente recebe por dhcp
    e o hotspot cria uma queue por login.
    Marcelo,

    A resposta do josevaldo está correta, quanto ao dhcp coloque o mac dele no leases.

  5. #5

    Padrão Cliente com mais de um pc

    Citação Postado originalmente por marcelomg Ver Post
    Pessoal, tenho clientes com mais de 1 pc em sua rede interna, trabalho com os rádios em bridge para melhorar a performance, quero por um login por pc mas que todos compartilhem a mesma velocidade, é possível fazer isso no hotspot?
    Uma outra maneira ja que seu cliente usa mais de um pc na rede ele deve esta com radio como cliente neste caso vc seta o ip no radio fazendo com que o radio repasse dhcp dele mesmo para o cliente ai vc seta IP no leases
    e no IB Bindings fazendo com que o mesmo nao passe na sua pagina de autenticação do hotspot fica muito bom nao vai te dar problemas ...

  6. #6

    Padrão

    É simples,
    Crie uma rede com o número de computadores(i.e, rede/8) e depois limite esta rede. Em release do dhcp, você endereça os ip para os clientes que está querendo deixar nesta.

  7. #7

    Padrão

    Estou passando pelo mesmo problema e resolvi usando a queue simple digitando os ip`s da máquina e setando a velocidade que é compartilhada para os dois ip`s.

    Mas na verdade eu queria fazer de uma forma diferente usando o próprio login do hotspot para compartilhar a velocidade em dois computadores.

    Ex.: o login "paulo" tem velocidade de 256kbs. O Paulo tem dois computadores e apenas um login, ele digita o login ele nos dois computadores e os mesmo passam a compartilhar de 256kbs.

    Alguém tem alguma dica de como devo proceder para fazer esse compartilhamento.

    João Silva
    MSN: [email protected]

  8. #8

    Padrão

    Citação Postado originalmente por marcelomg Ver Post
    Pessoal, tenho clientes com mais de 1 pc em sua rede interna, trabalho com os rádios em bridge para melhorar a performance, quero por um login por pc mas que todos compartilhem a mesma velocidade, é possível fazer isso no hotspot?
    Marcelo boa noite;
    Cara é simples va em IP Hotspo server
    na sua interface, addresses per mac: gealmente é 2, mude pra quanto vc quer usar ou
    Crie um plano em user profile, plano compartilho em "shared users" com quantos user vc quer que compartilhe a banda e mude essa pessoa para esse plano...

  9. #9

    Padrão

    Citação Postado originalmente por Shturbo Internet Ver Post
    Marcelo boa noite;
    Cara é simples va em IP Hotspo server
    na sua interface, addresses per mac: gealmente é 2, mude pra quanto vc quer usar ou
    Crie um plano em user profile, plano compartilho em "shared users" com quantos user vc quer que compartilhe a banda e mude essa pessoa para esse plano...
    Shturbo,

    Acho que vc está equivocado,

    Dessa forma a banda não é compartilhada, para cada sessão e criado um controle, assim se logando duas vezes, com profile de 128k, cada um terá 128k.

  10. #10

    Padrão

    Citação Postado originalmente por JHONNE Ver Post
    Shturbo,

    Acho que vc está equivocado,

    Dessa forma a banda não é compartilhada, para cada sessão e criado um controle, assim se logando duas vezes, com profile de 128k, cada um terá 128k.
    Sim no Addresses per Mac mais em Shared users não, la vc cria planos e limita numero de conexão que vc pode compartilhar, ex plano de 256k quero dividir a banda para 5 users! basta criar um plano e coloca nº 5 em profile user "Shared users "

  11. #11

    Padrão

    Outro ex;
    Conexão residencial a anatel exige 10% de GRT de banda ou seja se um clientes contrata 256k significa que velocidade dele pode cair até 26k que to dentro da lei...
    Então crio em profile user / Shared users um plano de 256k dividido pra 10 users.. isso em horário de pico quando o 10 conectares ele vão trabalhar dentro da grt exigido por lei em horário normal talvez só se der azar de ter o 10 conectados...
    Aqui usamos isso só nos Downloadeiros de plantão!!!

  12. #12

    Padrão

    Citação Postado originalmente por Shturbo Internet Ver Post
    Sim no Addresses per Mac mais em Shared users não, la vc cria planos e limita numero de conexão que vc pode compartilhar, ex plano de 256k quero dividir a banda para 5 users! basta criar um plano e coloca nº 5 em profile user "Shared users "

    Shturbo,

    faça o teste, e observe os profiles do simple queue criados dinamicamente quando o cliente loga é criado uma para cada ip, realmente não acontece o compartilhamente e sim o acesso em separado.

    Fiz testes aki com hotspot, soh pra esclarecer criei um profile com shared users 5 e limite de 128k loguei três vezes em cada coloquei pra baixar um arquivo e todos o fizeram com a banda total.

  13. #13

    Padrão

    concordo com o amigo jhonne ,,, ja fiz os teste e constatei a mesma coisa.... a banda nao é compartilhada e sim o numero de logins com o mesmo user e senha

  14. #14

    Padrão

    Citação Postado originalmente por schramm Ver Post
    concordo com o amigo jhonne ,,, ja fiz os teste e constatei a mesma coisa.... a banda nao é compartilhada e sim o numero de logins com o mesmo user e senha
    Sim isso acontece mais em Server " addresses Per mac"
    Estou falando em Profile users "Shared users" essa opção e para compartilhar banda... quem vc seta em um plano compartilhado com outras pessoal com essa opção ele vai compartilhar a banda e ainda mais quando o link estiver baixo...
    Vejão são 2 opções totalmente diferentes..
    Se vc cria um plano de banda e deixa so 01 isso vc sigunifica que vc ta tentando dar 100% de grt de banda pra cada usuario...

  15. #15

    Padrão

    Citação Postado originalmente por Shturbo Internet Ver Post
    Sim isso acontece mais em Server " addresses Per mac"
    Estou falando em Profile users "Shared users" essa opção e para compartilhar banda... quem vc seta em um plano compartilhado com outras pessoal com essa opção ele vai compartilhar a banda e ainda mais quando o link estiver baixo...
    Vejão são 2 opções totalmente diferentes..
    Se vc cria um plano de banda e deixa so 01 isso vc sigunifica que vc ta tentando dar 100% de grt de banda pra cada usuario...

    Não shturbo, estamos falando é de "shared users" mesmo no "user profile"!!!

    faça o teste e você verá.

    observe que são criados em simple queue, dois queue dinamicos um para cada ip, assim que o cliente loga, e a velocidade não é compartilhada, cada um tem o limite especificado.

    Amigo, faça o teste, às vezes a gente confunde mesmo, esses dias eu mesmo afirmei aqui no forum que "o mikrotik não tem um servidor radius" o que é totalmente falso, mas eu não sabia que o usermanager tem um servidor radius, estava equivocado.
    Última edição por JHONNE; 29-07-2008 às 21:59.

  16. #16

    Padrão

    Sim agora entedi oq vc ta falando mais vc não entendeu o que eu expliquei..
    Logico que ele vai cria no queue a velocidade do plano que vc crio porem quando os usuario que vc colocou naquele plano forem logando ele irá dividir a conta com os demais... caso vc não cria plano compartilhado e como se vc desse 100% de grt pra seus usuarios...
    la no queue vai ficar sem o limite do cara mais compartilhado com o numero de pessoal que vc citou no plano...

    Ex se vc quer dar 10% grt de banda para cliente residencial como adsl, pego o plano e compartilhe pra 10 , 50% pra 2, 100% pra 1
    Sacou.... agora espero ter esclarecido.. blz



    Citação Postado originalmente por JHONNE Ver Post
    Não shturbo, estamos falando é de "shared users" mesmo no "user profile"!!!

    faça o teste e você verá.

    observe que são criados em simple queue, dois queue dinamicos um para cada ip, assim que o cliente loga, e a velocidade não é compartilhada, cada um tem o limite especificado.

    Amigo, faça o teste, às vezes a gente confunde mesmo, esses dias eu mesmo afirmei aqui no forum que "o mikrotik não tem um servidor radius" o que é totalmente falso, mas eu não sabia que o usermanager tem um servidor radius, estava equivocado.
    Última edição por Shturbo Internet; 30-07-2008 às 08:39.

  17. #17

    Padrão

    Citação Postado originalmente por Shturbo Internet Ver Post
    Sim agora entedi oq vc ta falando mais vc não entendeu o que eu expliquei..
    Logico que ele vai cria no queue a velocidade do plano que vc crio porem quando os usuario que vc colocou naquele plano forem logando ele irá dividir a conta com os demais... caso vc não cria plano compartilhado e como se vc desse 100% de grt pra seus usuarios...
    la no queue vai ficar sem o limite do cara mais compartilhado com o numero de pessoal que vc citou no plano...

    Ex se vc quer dar 10% grt de banda para cliente residencial como adsl, pego o plano e compartilhe pra 10 , 50% pra 2, 100% pra 1
    Sacou.... agora espero ter esclarecido.. blz
    Não shturbo quem não entendeu foi vc, como eu disse criei um profile com shared users 3 e os e o usuario logado três vezes com o mesmo nome em 3 maquinas, cada um baixava ao mesmo tempo no limite de velocidade, ou seja, não há compartilhamento de banda e sim compartilhamento de login.

  18. #18

    Padrão

    Citação Postado originalmente por JHONNE Ver Post
    Não shturbo quem não entendeu foi vc, como eu disse criei um profile com shared users 3 e os e o usuario logado três vezes com o mesmo nome em 3 maquinas, cada um baixava ao mesmo tempo no limite de velocidade, ou seja, não há compartilhamento de banda e sim compartilhamento de login.
    ta bom cara não vou descutir com vc... uma coisa que configura 7 a 9 vezes por dia....
    Blz.. abraço,...

  19. #19

    Padrão Pondo um ponto final na história

    Ta bem shturbo,

    vou postar uma imagem, quem entende não vai ter mais dúvidas
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         imagem.JPG
Visualizações:	118
Tamanho: 	118,1 KB
ID:      	2549  

  20. #20

    Padrão

    concordo com jhonne, utilizo hotspot a 1 ano mais ou menos, no comeco minha grande duvida foi essa
    vou tentar ser o mais claro nesse assunto
    Shared users: numero de usuario permitidos para o mesmo login, se for 3, entao 3 usuarios podem usar este mesmo login simultaneamente

    adress per mac: numero de mac repetidos (opcao independete de shared users) se for 2, 2 usuarios podem usufruir com o mesmo mac do servico de autenticacao do hostpot (somente 2 macs iguais poderam se autenticar) se ouver um 3 mesmo com senha diferente ele nao aceitara a requisicao de autenticacao,

    conclusao!

    pra fazer sistema de garantia de banda, tiver que optar por cadastrar os clientes na adress list exemplo Controle de banda A
    na proporcao de 5 por 1, 5 clientes por banda, logo 5 ip no controle banda A
    ai marco os pacotes no magle por adress list
    depois crio um regra na queue tree maxlimit 256K automaticamente a queue treee fara esse trabalho

    espero ter contribuido de alguma forma