+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Servidor qmail virando spammer

    Ola,

    Tenho um servidor qmail com anti-relay, anti-spam, anti-virus e autenticacao SMTP, tudo funcionando blz.
    Contudo, de vez em quando um usuario de "outvirus" (vulgo Outlook) pega algum virus novo que manda spams.
    Neste caso, a maquina do cara comeca a mandar um monte de emails usando a propria conta dele, com autenticacao de senha, tudo normal. Ou seja, para o servidor SMTP, é um email "inocente" de um usuario da rede.
    Tem alguma forma de detectar que o cidadao esta mandando mensagens em quantidade "anormal" e bloquea-lo, ou avisar o administrador por email?

  2. #2

  3. #3

    Padrão

    Eu tenho o isoqlog instalado.
    Contudo, ele nao tem sistema de aviso automatico.
    Quanto ao qmailanalog, vou dar uma olhada.
    Mas como o "outvirus" tem sempre uma "surpresa nova" pra gente, seria bom se o software de analise de email tivesse alguma ideia de IDS.

  4. #4

    Padrão

    Edilmar, tem um patch para qmail que permite colocar um tempo de espera entre um envio de email e outro, assim, o spammer nao conseguira encher sua fila, o patch é o tarpit em Tarpitting with qmail-smtpd
    Espero que isso ajude.

  5. #5

    Padrão

    Tem um problema... o tarpit é um patch sobre o qmail-smtpd. Como eu uso o netqmail-1.05 + netqmail-1.05-tls-smtpauth-20060105.patch + badrcptto.patch + dns-qmail-103.patch, quando eu aplico o patch do tarpit da um monte de erros. Eu teria que ver o qmail-smtpd apos aplicados todos os patches anteriores e fazer as mudancas na mao, checando linha a linha, certo?

  6. #6

    Padrão

    Infelizmente sim, sei bem como isso dá trabalho, tem outra ferramenta que talvez possa te ajudar, esta bem mais facil de integrar, o spamdyke, veja se te ajuda.