+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Fibra x Par Metalico

    Pessoal, dei uma pesquisada no forum e achei pouco material, por isto a repostagem...
    Recentemente, meu consultor fez a "generosa" oferta de trocar meus links full par metálico por fibra ótica, por generosos R$ 5000,00 (parcelado em 36 x) .Pegunta????? alguem que ja tenha trocado, realmente sentiu a diferença??? pelo que li a latencia é menor (teria mais ganho em serviços QOS - voip ... etc ), mas teoricamente 2048 kb par metálico não seria os mesmos 2048 kb em fibra??? OBS: disse que me daria balanceado 8000 kb por R$ 7.200,00 ai foi a parte que mais gostei....

    Abraços.

  2. #2
    Moderador Avatar de xandemartini
    Ingresso
    Nov 2005
    Localização
    Espumoso, Brazil
    Posts
    2.405
    Posts de Blog
    1

    Padrão

    Citação Postado originalmente por jodrix Ver Post
    Pessoal, dei uma pesquisada no forum e achei pouco material, por isto a repostagem...
    Recentemente, meu consultor fez a "generosa" oferta de trocar meus links full par metálico por fibra ótica, por generosos R$ 5000,00 (parcelado em 36 x) .Pegunta????? alguem que ja tenha trocado, realmente sentiu a diferença??? pelo que li a latencia é menor (teria mais ganho em serviços QOS - voip ... etc ), mas teoricamente 2048 kb par metálico não seria os mesmos 2048 kb em fibra??? OBS: disse que me daria balanceado 8000 kb por R$ 7.200,00 ai foi a parte que mais gostei....

    Abraços.
    Aproveita ligeiro hehehe... Eut ambém estou no RGS, e me pediram a bagatela de 44 mil em 36x também.

  3. #3

    Padrão

    A central da operadora que voce recebe o link recebe por fibra ótica?

    Qual sua distancia em relação a central?

    Se a central recebe por fibra e voce esta perto dela e recebe por par, nao vejo vantagem nenhuma trocar, alem doque 2mb é 2mb... e se o link é full a latencia é baixa.

    Trocar 6 por meia duzia e gastar 5000,00 pode nao compensar.

  4. #4
    Moderador Avatar de xandemartini
    Ingresso
    Nov 2005
    Localização
    Espumoso, Brazil
    Posts
    2.405
    Posts de Blog
    1

    Padrão

    Citação Postado originalmente por Pedro0278 Ver Post
    A central da operadora que voce recebe o link recebe por fibra ótica?

    Qual sua distancia em relação a central?

    Se a central recebe por fibra e voce esta perto dela e recebe por par, nao vejo vantagem nenhuma trocar, alem doque 2mb é 2mb... e se o link é full a latencia é baixa.

    Trocar 6 por meia duzia e gastar 5000,00 pode nao compensar.
    Aqui a central fica a 5 quarteirões. Pode compensar no sentido de não precisar mais de roteador, não ter q lidar com balanceamento de links e quando da ampliação do link, penso eu que seja mais rápido, visto que não precisa instalar modems, etc...

  5. #5
    Mikrotik inSide Avatar de luizbe
    Ingresso
    Sep 2005
    Localização
    Governador Valadares
    Posts
    1.212
    Posts de Blog
    1

    Padrão

    aqui , fibra ou par, tem que ir colocando modens de 2mbps,


    tanto q tenho 1 tronco com 20 par metalico
    e 1 moden fibra com 8 e1.
    tudo de 2 em 2mb.

    de acordo com eng. da telemar aqui não faz diferença nenhuma, tanto em qualidade ou como agilidade na hora de instalar,pois,

    as portas de conexao não são liberadas no local e sim nas centrais (Belo H. , Rio J.) , se lá não tiver roteamento e porta liberada, DEMORA a instalaçao (upgrade.)

    ou seja "não pagaria a mais pra ter fibra",
    salvo que esteja a mais de 1,8km de distancia da central local.

  6. #6

    Padrão

    Exatamente...

    O upgrade nao depende do meio... se voce esta perto da central, praque trocar? se for ampliar é so trocar o modem e pedir mais link.

    Agora como vc nao ira mais investir 5000,00 me dê 1000,00 aí vá...

  7. #7

    Padrão

    Obrigado a todos.... realmente eu tinha chegado a essa conclusão tb (pela parte técnica não vale a pena), mas no meu caso acho que tem uma vantagem, em breve tenho que fazer mais um upgrade de 2 mbps, estou pagando atualmente em torno de 2.250,00 o link full, tenho 2x 2 mbps com o novo upgrade via par metalico teria que pagar no total em torno de 6.750 com a fibra os 8 mbps fica em torno de 7.200,00 ..... por isso to quase fechando.....


    OBS: estou a 700 metros da central, creio que a central receba o link por radio, com relação ao upgrade o consultor me garantiu que sai em até 7 dias depois do pedido(modo fibra), atualmente chega a levar 60 dias(modo par metalico)......

    Obrigado a todos novamente.

  8. #8

    Padrão

    vc vai pagar 6750 por 6mb par metálico, ou 7200 por 8mb fibra, é isso? Se for, vale a pena com ctz. Mas só por causa do ping, nem a pau. Vc vai ganhar 10ms de velocidade no máximo. Dá um tracert aí e vc vai ver que o primeiro trajeto da rede, do seu servidor até a primeira central deles, é bem rápido, pela distância que vc relatou.

  9. #9

    Padrão

    To achando meio esquesito tudo isso, recentemente assinamos um contrato com a OI, ainda não instalado de 34mb de link, disseram que vão nos entregar na porta ether, será que vão colocar 17 modens?

  10. #10

    Padrão

    Citação Postado originalmente por JHONNE Ver Post
    To achando meio esquesito tudo isso, recentemente assinamos um contrato com a OI, ainda não instalado de 34mb de link, disseram que vão nos entregar na porta ether, será que vão colocar 17 modens?
    Provavelmente não. Eles devem te entregar um link E1. Possivelmente eles utilizarão um link padrão ATM, que tem um overhead bem grandinho (acho que +- uns 20%).

    Eu tinha um link ATM de 20 e dava 16.5MB no máximo. Agora solicitei um de 32 mas pedi que fosse Fast Ethernet, pois o overhead é tão pequeno que nem dá pra ver. Estou hiper satisfeito.

  11. #11

    Padrão

    Correção, não é E1 e sim E3. O circuito é de 34mbits nomimais, porém usável 32mbits, os outros 2mbits são utilizados para sinalização. E a interface física desse circuito vai ser G.703 coaxial 75 ohms. Pelo menos aqui pra mim, foi assim que a OI instalou.

  12. #12

    Padrão

    Citação Postado originalmente por fredy10 Ver Post
    Provavelmente não. Eles devem te entregar um link E1. Possivelmente eles utilizarão um link padrão ATM, que tem um overhead bem grandinho (acho que +- uns 20%).

    Eu tinha um link ATM de 20 e dava 16.5MB no máximo. Agora solicitei um de 32 mas pedi que fosse Fast Ethernet, pois o overhead é tão pequeno que nem dá pra ver. Estou hiper satisfeito.
    Conseguiu um preço bom neste link?

  13. #13
    Moderador Avatar de xandemartini
    Ingresso
    Nov 2005
    Localização
    Espumoso, Brazil
    Posts
    2.405
    Posts de Blog
    1

    Padrão

    Citação Postado originalmente por Pedro0278 Ver Post
    Exatamente...

    O upgrade nao depende do meio... se voce esta perto da central, praque trocar? se for ampliar é so trocar o modem e pedir mais link.

    Agora como vc nao ira mais investir 5000,00 me dê 1000,00 aí vá...
    Nos 44 mil q me pediram, iriam me entregar em Fast Ethernet, ou seja, não ia ser 1 modem pra cada 2 mega... Mas mesmo assim tá salgado demais pra mim, eu não pagaria esse valor nem q precisasse comprar 1 rack de 44U só pros modems!

  14. #14

    Padrão

    Citação Postado originalmente por sapucaia Ver Post
    Correção, não é E1 e sim E3. O circuito é de 34mbits nomimais, porém usável 32mbits, os outros 2mbits são utilizados para sinalização. E a interface física desse circuito vai ser G.703 coaxial 75 ohms. Pelo menos aqui pra mim, foi assim que a OI instalou.
    Valeu pela correção do E3

    :-)