+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Exclamation Ajuda mikrotik! Por favor.

    Olá pessoal, bom dia !
    Estou com um problema, na configuração de um Mikrotik, ao tentar configura-lo como uma "Repetidora", onde ele pegará sinal por uma antena, e distribuirá por outra.

    Tenho um RB133, com 2 cartões Atheros, e preciso configura-los da seguinte maneira.

    Configurei a interface Wlan1 e Wlan2, em uma Bridge, e defini, para essa Bridge o IP 192.168.2.2
    A interface Wlan1 está configurada como Station e se conecta em um outro Radio que distribui o sinal.
    A interface Wlan2 está configurada como Ap Bridge e esta distribuirá o sinal.

    Em Resumo, preciso fazer, o MK, pegar sinal do IP. 192.168.2.1, através da interface Wlan1 e 'fazer uma rota' deste sinal para a interface Wlan2, para que meus clientes possam se conectar a ela.

    Se alguém puder me ajudar, ficarei extremamente grato.

    OBS: Ja li o tutorial Passo-a-passo de como configurar o Mikrotik, mas mesmo assim não resolveu.
    Caso alguém queira meu msn, é:

    MSN: [email protected]
    E-mail: [email protected]

    Grato desde já.

  2. #2
    Avatar de renatocostas
    Ingresso
    Dec 2007
    Localização
    Av. Santos Dumont 119, centro -Montes Claros MG
    Posts
    288

    Padrão

    Voce tem que fechar um WDS entre a sua wlan1 e seu radio que distribui o sinal, depois coloca todas as wlan´s do sua rb 133 e a WDS em brigde, feito isso acredito que deve funcionar, qualquer dúvida poste ai.

    Abraços,

    Renato Costa.
    Suporte Técnico Master Cabo.

    Citação Postado originalmente por cleeh Ver Post
    Olá pessoal, bom dia !
    Estou com um problema, na configuração de um Mikrotik, ao tentar configura-lo como uma "Repetidora", onde ele pegará sinal por uma antena, e distribuirá por outra.

    Tenho um RB133, com 2 cartões Atheros, e preciso configura-los da seguinte maneira.

    Configurei a interface Wlan1 e Wlan2, em uma Bridge, e defini, para essa Bridge o IP 192.168.2.2
    A interface Wlan1 está configurada como Station e se conecta em um outro Radio que distribui o sinal.
    A interface Wlan2 está configurada como Ap Bridge e esta distribuirá o sinal.

    Em Resumo, preciso fazer, o MK, pegar sinal do IP. 192.168.2.1, através da interface Wlan1 e 'fazer uma rota' deste sinal para a interface Wlan2, para que meus clientes possam se conectar a ela.

    Se alguém puder me ajudar, ficarei extremamente grato.

    OBS: Ja li o tutorial Passo-a-passo de como configurar o Mikrotik, mas mesmo assim não resolveu.
    Caso alguém queira meu msn, é:

    MSN: [email protected]
    E-mail: [email protected]

    Grato desde já.

  3. #3

    Padrão

    Certo, entendi, se não for pedir muito, seria possivel, você me enviar um tutorial passo-a-passo de como criar a WDS entre minha interface que receberá o sinal e o radio que distribuirá o sinal que esta interface recebera, e, também, como criar um WDS entre minhas duas interfaces Wlan

    Obrigado.

  4. #4

    Padrão

    na verdade vc nao precisa fazer wds nenhum. apenas colocando suas interfaces em bridge elas ja deveriam funcionar.coloca o ip na wlan1 que esta conectada ao teu ponto de transmissao principal.

    mas eu nao recomendo usar brige... da altas piras com broadcast.

  5. #5

    Padrão

    crie uma bridge de todas das interfaces, coloque a interface wireless do mk q esta enviando o sinal, depois no mk q vai repetir monte outra bridge de todas as interfaces, e coloque em WDS e em WDS Default Bridge coloque sua bridge de todas as interfas, nos dois cartoes... o que recebe e o que manda o sinal pra frente.... e o modo de operacao do cartao eh station wds...


    espero ter ajudado.....


    estamos ai pra isso....



  6. #6

    Padrão

    Citação Postado originalmente por achiodi Ver Post
    na verdade vc nao precisa fazer wds nenhum. apenas colocando suas interfaces em bridge elas ja deveriam funcionar.coloca o ip na wlan1 que esta conectada ao teu ponto de transmissao principal.

    mas eu nao recomendo usar brige... da altas piras com broadcast.

    Opa,


    wireles cliente não funciona em bridge, por isso a necessidade do wds.

    não entendi bem se vc quer repetir um sinal de uma torre que transmite pra clientes, ou está fazendo um ponto a ponto para esse fim.

    de qualquer forma wds é fácil de configurar:

    crie uma bridge no mikrotik principal e outra no mikrotik repetidor do sinal,
    (no winbox em ip bridge)

    no mikrotik principal deixe a placa como ap+wds escolha um sinal e deixe o wds em dynamic, setando a default bridge a bridge criada.

    no mikrotik que ira repetir o sinal coloque o mesmo ssid do principal, o mesmo canal, deixe em station wds com dynamic marcado e selecione a bridge criado com default;

    Coloque ips nas bridges tanto de um lado como de outro;

    faça com que a interface que irá transmitir para os clientes faça parte da bridge no mikrotik repetidor;

    e desabilite a o running check da mesma da seguinte forma
    na janela de terminal (new terminal)

    /ip wireless
    set "nome da interface" disable-running-check yes


    espero ter ajudado.
    Última edição por JHONNE; 20-07-2008 às 15:46.

  7. #7

    Padrão




    outra coisa... q notei de diferente na versao 3.6 para a versao 2.X q eu uso nas minhas RB433, tem um modo de operacao da interface wireless chamado station pseudobridge, nesse modo ele vira cliente bridge transparente....


    pelo menos pra mim funcionou assim...


    passou tudo.... pppoe.... ip.. e tudo mais..

  8. #8

    Padrão

    nas versao 3 staion pseudome e a mesma funcao ap-cliente ela nao repasa MAC, fica como se fose um cliente comun.Caso vc presise repasar todos os mac que estao nese novo ap, a unica opcao e criar uma wds.

  9. #9
    Avatar de renatocostas
    Ingresso
    Dec 2007
    Localização
    Av. Santos Dumont 119, centro -Montes Claros MG
    Posts
    288

    Padrão

    Segue um tutorial com imagens, espero que seja útil.

    Abraços,

    Renato Costa.
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos Bridge transparente utilizando WDS-Mikrotik.pdf