+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Inclinação Painel Hyperlink 17 dbi 90º

    Boa tarde a todos.
    Dei uma pesquisada no forum mas achei nenhuma resposta que sanasse minha duvida, portanto resolvi abrir esse topico.

    Montei um MKT na caixa hermetica, tudo pronto e configurado, as 4 placas AG530 (aquelas que trabalham tanto em 2.4 quanto em 5.8, em testes aqui se mostraram bem eficientes), e quando chegaram s painéis verticais de 17 dbi da Hyperlink me veio a duvida: Qual seria o angulo de inclinação das antenas? Estou colocando esses painéis pra substituir uma omini aquarios que nao está mais dando conta do recado.
    Tenho clientes desde distancias de 150 MT até clientes que chegam a 5 km em linha reta.
    A minha torre tem 40 MT de altura. Ainda nao subi a caixa hermética pq nao sei ao certo se ela tem que ficar mais de pé ou inclinada, se deixo ela com a inclinação máxima ou se coloco elas mais de pé.

    Alguém poderia me auxiliar ou me esclarecer como essa inclinação influencia na propagação do sinal e qual serio o ideal pra um campo misto como o meu?

    Cordial abraço e obrigado!

  2. #2

    Padrão

    Essa inclinação também vária de acordo com o relevo da sau região.

    Normalmente instalo esse tipo de paineis com um angulo de inclinação entre 5° e 10°(a antena vem com ajuste de 0° a 20° se não me engano). Depois faço testes nos clientes mais próximos e nos mais distantes para ir fazendo um ajuste fino.

    Quando a antena fica muito inclinada para baixo, ela irradia muito para os clientes proximos a torre, mas perde alcance para os clientes mais longos.

    Quando se coloca ela para cima, ganha-se um melhor nivel de sinal para os clientes mais longos, mas os clientes que são logo abaixo da torre, custumam ficar com o sinal um pouco mais fraco.

    Infelizmente não há uma "receita de bolo" para isso, tens que ir ajustanto de acordo com as tuas necessidades!

    Espero ter ajudado!
    Abs,

  3. #3
    Moderador Avatar de Magal
    Ingresso
    Mar 2007
    Localização
    Rio de Janeiro
    Posts
    2.041
    Posts de Blog
    118

    Padrão

    Como o mauriciotelecom falou, não existe receita de bolo para esses ajustes, issso vai depender da altura de sua torre e dos clientes que vc quer atingir.

    Citação Postado originalmente por mauriciotelecom Ver Post
    Essa inclinação também vária de acordo com o relevo da sau região.

    Normalmente instalo esse tipo de paineis com um angulo de inclinação entre 5° e 10°(a antena vem com ajuste de 0° a 20° se não me engano). Depois faço testes nos clientes mais próximos e nos mais distantes para ir fazendo um ajuste fino.

    Quando a antena fica muito inclinada para baixo, ela irradia muito para os clientes proximos a torre, mas perde alcance para os clientes mais longos.

    Quando se coloca ela para cima, ganha-se um melhor nivel de sinal para os clientes mais longos, mas os clientes que são logo abaixo da torre, custumam ficar com o sinal um pouco mais fraco.

    Infelizmente não há uma "receita de bolo" para isso, tens que ir ajustanto de acordo com as tuas necessidades!

    Espero ter ajudado!
    Abs,

  4. #4

    Padrão

    Bem, acho que é como eu imaginava mesmo.
    Minha torre está num ponto nao muito alto da cidade. Mantive ela nos 2 graus pra ver como fica. Negocio vai ser sair testando nos clientes mesmo pra ver qual vai dar certo e qual nao vai.
    De qualquer forma agradeço pelas dicas. Vou colocar em pratica e vejo como fica.

    Mais uma duvida:
    Caso nao dê muito certo pros clientes proximos, existe uma possibilidade de eu trabalhar com uma omini acima dos painéis soh pra atender esses clientes mais próximos?

    Obrigado mais uma vez



    Citação Postado originalmente por mauriciotelecom Ver Post
    Essa inclinação também vária de acordo com o relevo da sau região.

    Normalmente instalo esse tipo de paineis com um angulo de inclinação entre 5° e 10°(a antena vem com ajuste de 0° a 20° se não me engano). Depois faço testes nos clientes mais próximos e nos mais distantes para ir fazendo um ajuste fino.

    Quando a antena fica muito inclinada para baixo, ela irradia muito para os clientes proximos a torre, mas perde alcance para os clientes mais longos.

    Quando se coloca ela para cima, ganha-se um melhor nivel de sinal para os clientes mais longos, mas os clientes que são logo abaixo da torre, custumam ficar com o sinal um pouco mais fraco.

    Infelizmente não há uma "receita de bolo" para isso, tens que ir ajustanto de acordo com as tuas necessidades!

    Espero ter ajudado!
    Abs,

  5. #5

    Padrão

    Eu tentaria ajustar os paineis. Com calma tu consegue colocar todo mundo dentro da area de cobertura.

    A possibilidade existe, mas eu pessoalmente, não colocaria uma omni por:
    - Mais uma frequencia a ser utilizada, gerando ruido, etc ...
    - Mais um rádio e antena para atender um nicho pequeno de usuários
    - Mais uma interface para monitorar, cadastrar, etc...

    Eu pensaria em com as setoriais atender todo mundo de pequena e média distancia e sim deixar os clientes mais distantes para se associarem em outro POP ou fazer links PTP.

  6. #6
    Moderador Avatar de Magal
    Ingresso
    Mar 2007
    Localização
    Rio de Janeiro
    Posts
    2.041
    Posts de Blog
    118

    Padrão

    Não use omni com setoriais, vc só vai ter problemas.

  7. #7

    Padrão

    Valeu pela sugestão

    Vou levar em consideração a opinião de ambos os colegas.

    Só vou deixar a omini enquanto estiver fazendo a migração dos clientes da Omini pro meu servidor novo que vou subir na caixa hermetica, creio que no maximo em uma semana finalizo tudo e desço a omini e o AP que está nela.

    Adorei a experiencia com as plaquinhas, o nivel e qualidade do serviço fica em outro nivel!

    =)

    Citação Postado originalmente por magal Ver Post
    Não use omni com setoriais, vc só vai ter problemas.

  8. #8

    Padrão

    Trazendo um feedback aos colegas.
    Liguei os painéis hoje, funcionaram maravilhosamente bem.
    Só um dos painéis que vai atender alguns clientes proximos, ficou inclinado em 6 graus, fora isso, mantive os outros 3 em 2 graus. Me atendeu bem.

    Até migrar todos os clientes pro servidor novo, o AP e a antena que estão lah na torre vão permanecer =)

    Muito obrigado pelas sugestões, todas elas foram muito válidas!