+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Nstreme Dual com 2 XR5 e 2 CM9

    Pessoal eu preciso fechar um enlace de 30 km e passar 10 Megas Full, porém em uma das torres que vai fazer ponto a ponto, eu tenho que colocar cartões homologados, pois de se trata de uma torre de operadora de celular, e não tenho oura opção, ou uso CM9 ou EMP-8602. Escolhi CM9 pela estabilidade.

    Porém no meu ponto eu posso utilizar XR5, para aumentar a potência deste enlace.

    Seria viavel fazer esse NStreme Dual, com 2 XR5 em uma ponta e 2 CM9 na outra.

  2. #2

    Padrão

    Citação Postado originalmente por Kandango Ver Post
    Pessoal eu preciso fechar um enlace de 30 km e passar 10 Megas Full, porém em uma das torres que vai fazer ponto a ponto, eu tenho que colocar cartões homologados, pois de se trata de uma torre de operadora de celular, e não tenho oura opção, ou uso CM9 ou EMP-8602. Escolhi CM9 pela estabilidade.

    Porém no meu ponto eu posso utilizar XR5, para aumentar a potência deste enlace.

    Seria viavel fazer esse NStreme Dual, com 2 XR5 em uma ponta e 2 CM9 na outra.
    Amigo,
    Primeiramente não lhe recomendo usar Ubiquiti com outro card mini-pci se não for Ubiquiti, vai ter perda de sinal e num vai ficar bom. Faz com cm9 mesmo nas duas pontas usando um bom par de antenas, potencia num vai ser problema.
    Recomendo parábola fechada Pluton de 32dBi.
    Outra coisa, como conseguiu concessão numa ERB de CELULAR ? Poderia dar essa dica amigo?

  3. #3

    Padrão

    Citação Postado originalmente por EDBRITO Ver Post
    Amigo,
    Primeiramente não lhe recomendo usar Ubiquiti com outro card mini-pci se não for Ubiquiti, vai ter perda de sinal e num vai ficar bom. Faz com cm9 mesmo nas duas pontas usando um bom par de antenas, potencia num vai ser problema.
    Recomendo parábola fechada Pluton de 32dBi.
    Outra coisa, como conseguiu concessão numa ERB de CELULAR ? Poderia dar essa dica amigo?
    Quantos mw tem o CM9? Ele fecha esta distância?

  4. #4

    Padrão

    Citação Postado originalmente por netosdr Ver Post
    Quantos mw tem o CM9? Ele fecha esta distância?
    Respondendo a sua pergunta, se eu não estou enganado 250mW maximo.
    Eu nunca precisei usar tanta potência em meus ptp's. prefiro usar antenas de alto ganho, conseguindo um sinal cristalino e com taxas reais de transferencias aceitaveis em enlaces distantes.

  5. #5

    Padrão

    Citação Postado originalmente por EDBRITO Ver Post
    Respondendo a sua pergunta, se eu não estou enganado 250mW maximo.
    Eu nunca precisei usar tanta potência em meus ptp's. prefiro usar antenas de alto ganho, conseguindo um sinal cristalino e com taxas reais de transferencias aceitaveis em enlaces distantes.

    Tenho boa experiência com CM9, a potência real deste cartão só dá 63mw ou seja 18dbm máximo, porém tenho 12km fechados com troughput 30 megas full com ele... tenho um post aki mostrando o teste deste enlace. Usei 5,8turbo com nstreme básico ativado com polling.

  6. #6

    Padrão

    Citação Postado originalmente por EDBRITO Ver Post
    Amigo,
    Primeiramente não lhe recomendo usar Ubiquiti com outro card mini-pci se não for Ubiquiti, vai ter perda de sinal e num vai ficar bom. Faz com cm9 mesmo nas duas pontas usando um bom par de antenas, potencia num vai ser problema.
    Recomendo parábola fechada Pluton de 32dBi.
    Outra coisa, como conseguiu concessão numa ERB de CELULAR ? Poderia dar essa dica amigo?
    Olá amigo, sobre a concessão numa ERB de Celular aconteceu o seguinte: eu contratei um link com uma operadora que não atende minha região com fibra, cabo ou outro sistema parecido, porém a operadora me deu opção de estar entregando o link pra mim por rádio. Porém me pediram 25 mil pra custear os equipamentos(eles fazem esses enlace com Alvarion Brezee ou Ericsson), e achei muito caro, e me ofereceram um co-location na torre deles pra mim colocar um equipamento meu, sendo a responsabilidade do link pra frente da torre toda minha, e optei por mikrotik em nstreme2 pelo baixo custo e desempenho compatível.

  7. #7

    Padrão

    Citação Postado originalmente por Kandango Ver Post
    Olá amigo, sobre a concessão numa ERB de Celular aconteceu o seguinte: eu contratei um link com uma operadora que não atende minha região com fibra, cabo ou outro sistema parecido, porém a operadora me deu opção de estar entregando o link pra mim por rádio. Porém me pediram 25 mil pra custear os equipamentos(eles fazem esses enlace com Alvarion Brezee ou Ericsson), e achei muito caro, e me ofereceram um co-location na torre deles pra mim colocar um equipamento meu, sendo a responsabilidade do link pra frente da torre toda minha, e optei por mikrotik em nstreme2 pelo baixo custo e desempenho compatível.
    Qual operadora? E com quem vc conseguiu (pergunto se foi diretamente com consultor, se foi na loja própria, se tinha algum conhecido...

  8. #8

    Padrão

    as CM9 nao sao homologadas, o modelo identico homologado e o AR5MB-44 que nao tem no mercado.

  9. #9

    Padrão

    Citação Postado originalmente por netosdr Ver Post
    Qual operadora? E com quem vc conseguiu (pergunto se foi diretamente com consultor, se foi na loja própria, se tinha algum conhecido...
    Diretamento com o Consultor, operadora CTBC Telecom

  10. #10

    Padrão

    Que CPU (RB, Alix ou PC) tu vais usar para esse Nstreme Dual??

    Jah viu as novas antenas da Hyperlink com polarização dupla??
    5.1 GHz to 5.8 GHz 32 dBi Broadband Parabolic Dish Antenna - HG5158DP-32D

    O problema pra vc seria a homologação, mas fica a dica para algum outro enlace!

  11. #11

    Padrão

    Citação Postado originalmente por mauriciotelecom Ver Post
    Que CPU (RB, Alix ou PC) tu vais usar para esse Nstreme Dual??

    Jah viu as novas antenas da Hyperlink com polarização dupla??
    5.1 GHz to 5.8 GHz 32 dBi Broadband Parabolic Dish Antenna - HG5158DP-32D

    O problema pra vc seria a homologação, mas fica a dica para algum outro enlace!
    Usariamos RB433AH pelo poder de processamento (800mhz) com overclock. Sobre as hiperlink vi que lançaram essa antena agora, pena que pra sair homologação vai demora muito tempo, até pq já compramos as pluton dual pra este enlace.

  12. #12

    Padrão

    Ainda não fiz testes com a 433AH. Mas fiz testes do Nstreme Dual nas RB 600 e não consegui muito mais troughput do que no Nstreme normal.
    Quero fazer teste com a 433AH justamente por causa do poder de processamento, mas ainda não tive tempo...

    Reporta pra nós o resultado quando tu fizer!!

    Abs,