Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Internet Wireless é sempre mais lenta que por cabo

    Olá Pessoal !
    Tenho internet de 4 megas e resolvi testar uma rede wireless nela, já que em casa eu sempre usava conectado no cabo e só quem usava wireless era minha irmã, com notebook.

    Agora preciso usar wireless e o que estou percebendo é que, não importa o teste de velocidade que eu faça, tem vários no google, e mesmo comparando com downloads de arquivos, que é mais fácil até de perceber, o Wireless sempre fica muito mais lento que a rede cabeada, na internet.

    Pesquisei um pouco, e encontrei relatos de pessoas que dizem que sempre vai ser mais lento por wireless, e o pior, vamos perceber isso mais forte, quando se tratar de banda de internet maior, tipo de 4 Megas pra frente.

    Se vc tem 1 ou 2 Megas e perde velocidade da internet pelo wireless, vai ser pouco, não faz AQUELA DIFERENÇA, mas se vc usa 4 ou 8 Megas, ficaria triste de ver seu dinheiro indo embora, quando vc não alcançar sequer 3Megas ou 5 Megas, respectivamente a 4 e 8 contratadas.

    No meu caso, uso Modem Siemens 4200, Linksys WRT54G como roteador.
    Mas mesmo colocando um Zinwell G-220 como Roteador o problema persiste.
    e mesmo deixando o Modem como Bridge também.

    Já quando vai para o cabo (considerando o mesmo computador ou outros) tudo fica ótimo, mas o wireless ... uma negação para internet.

    Só pra constar, os computadores testados estão todos livres de virus, atualizados, e tudo perfeitinho.

    Alguém pode dizer se já fez essa comparação e constatou essa perda da velocidade de internet de wireless para cabo.
    Alguém que tenha conexão de 4 Megas para cima.

    Alguma sugestão de Router wireless que seja livre desse problema ?
    (alguém que use e realmente constate que não tem perdas do cabo para o wireless)

    Abraço a todos

    mais detalhes:
    Os computadores da rede wireless estão perto do roteador, não há invasão de estranhos na rede, já testei em vários horários, até no meio da madrugada, já mudei vários canais do roteador, já tirei a criptografia, já tirei o controle por MAC address, depois voltei, para segurança, enfim ... já fiz quase tudo que pode ser recomendado nos diversos Fóruns e sites da net. Já comprei uma antena de 5dbi, uma de 10 dbi, já comprei outro router, pois diziam que o o Zinwell G-220, que tem 250mW de Hardware era excelente, e tudo continua do mesmo jeito.
    Já atualizei Firmware, já usei APRouter como Firmware do Zinwell ...
    Tudo na mesma.

  2. #2
    xargs -n 1 kill -9 Avatar de sergio
    Ingresso
    Jan 2004
    Localização
    Capital do Triângulo
    Posts
    5.201
    Posts de Blog
    9

    Padrão

    Quando conecta, está modulando em G ou B? Se modular no padrão B realmente não vira, pois são 11 Mbits nominais e o máximo que consegue de throughput são uns 6 Mbits.

    Um detalhe que talvez não tenha atentado: qual os chipsets utilizados nos clientes (PCs)? Talvez exista incompatibilidade e desta forma não consiga taxas maiores.

    Não dá para comparar com rede por cabo utp, a não ser estes novos padrões MIMO que prometem 300 Mbits nominais e creio eu (não testei ainda) chegam a uns 60 ou 70 Mbits de throughput (aqui estamos próximos de uma rede utp).

  3. #3

    Padrão

    Olá Sérgio !
    Já testei tanto com B quanto por G, e é a mesma coisa, com a diferença que por
    G, o computador que fica mais distante não fica legal. Mas mesmo de perto não muda muito.

    E a qual chipset vc se refere ?

    Vc já testou sua Internet com cabo e wireless? ela é de 4 Mega pra mais ?

    Abraço!

  4. #4

    Padrão Teste

    Para os que utilizan INTERNET com banda maior ou igual a 4 Megas, como é o desempenho de vcs por cabo e por wireless nesse teste: Speed Test - dslreports.com

    Não é pra mostrar velocidade real, é só pra comparar o wireless com o cabo.
    O teste não é em um link perto, mas é só para comparar a perda, ou não, de desempenho.
    Gosto dele porque ele não é daqueles rapidinhos que não dá tempo de avaliar muita coisa.

  5. #5
    Mikrotik inSide Avatar de luizbe
    Ingresso
    Sep 2005
    Localização
    Governador Valadares
    Posts
    1.212
    Posts de Blog
    1

    Padrão

    se voce usar a rede em G , uma anteninha de 5db e for chipset atheros , vc consegue usar tranquilamente até 8mbps.

  6. #6

    Padrão

    Olá luizbe!
    Uso a banda G.
    Vou verificar o chipset.

    Vc tem que banda de Internet contratada, e já fez o teste ? (cabo e wireless ?)

    editado para incluir as informações do chipset:
    Placa DWL-G520 -
    Atheros AR5001X+ Wireless Network Adapter PCI
    Última edição por Acicx; 22-07-2008 às 11:55.

  7. #7

    Padrão

    sua rede está tendo perda de pacotes ? Como está o sinal ? A latencia está baixa ? Qual a banda passante que consegue entre o gateway e o cliente wireless ?

  8. #8

    Padrão

    Citação Postado originalmente por leandro17 Ver Post
    sua rede está tendo perda de pacotes ? Como está o sinal ? A latencia está baixa ? Qual a banda passante que consegue entre o gateway e o cliente wireless ?
    Qual seria o meio mais rápido e simples (algum comando ou programa) pra que eu possa responder suas perguntas Leandro ?
    Um ping resolve ?

    E aproveito para perguntar se sua conexão de Internet é >= a 4 Megas e como é o seu teste no link acima (wireless e ccabo) ?

  9. #9

    Padrão

    PArece ser fato mesmo:
    Um outro link: Como Verificar a Velocidade Da Conexão Ã* Internet
    Última edição por Acicx; 23-07-2008 às 02:50.

  10. #10

    Padrão

    Citação Postado originalmente por Acicx Ver Post
    PArece ser fato mesmo:
    Um outro link: Como Verificar a Velocidade Da Conexão Ã* Internet
    Eu já tinha verificado ísto, mas não tinha me detido no real motivo. Parece que é por aí mesmo.

  11. #11

    Padrão

    Citação Postado originalmente por 1929 Ver Post
    Eu já tinha verificado ísto, mas não tinha me detido no real motivo. Parece que é por aí mesmo.
    E o triste é pagar caro por Banda Larga de Internet (4 ou 8 Megas) e usar quase que só metade disso por wireless ...

    Gostaria até de ver uma estatística do pessoal aqui que usa mais de 4M de Internet- Comparando Cabo X Wireless

  12. #12

    Padrão

    Citação Postado originalmente por Acicx Ver Post
    E o triste é pagar caro por Banda Larga de Internet (4 ou 8 Megas) e usar quase que só metade disso por wireless ...

    Gostaria até de ver uma estatística do pessoal aqui que usa mais de 4M de Internet- Comparando Cabo X Wireless
    Mas pelo que eu entendi voce recebe os 4 megas e vai distribuir. Aí para os assinantes isso é irrelevante.
    Afinal, se voce limita eles em 250 por exemplo, voce vai ter um número limitado de usuários simultâneos prá caber nestes 4 megas.
    Desde que cheque os 4 megas no seu servidor, daí pra frente vai depender do desempenho do seu rádio. O que pode ficar difícil é voce querer revender nesta velocidade.
    Não adianta voce ter uma velocidade muito maior se os seus rádios não suportarem.

  13. #13

    Padrão

    Eu tenho no meu escritório 4Mb.
    Uso uma RouterBoard 433 c/ 2 cartões 8602. Um em BG e outro em A.
    Uso antenas de 7dBi... ótima cobertura!!
    É um exagero colocar uma Routerboard em um escritório onde trabalham apenas 4 pessoas.
    Mas fiz isso devido as funcionalidades, acesso remoto, firewall, QoS, monitoramento, scripts, etc..
    Não tenho problema algum com o wireless-indoor!!
    Inclusive tive 30 dias de teste de 8Mb e também consegui usar sem problemas...
    Nunca fiz teste de troughput entre meus PC´s, mas acredito passar de 10Mb tranquilamente.

    Tenho uma mesa com um 2 pontos de rede Giga, com switch Linksys Giga, uso isso quando vou fazer algum Back-up pesado, pois tenho um HD externo que é Giga tb. E nessa hora é óbvio que a rede cabeada é MUITO superior! hehe
    Última edição por mauriciotelecom; 23-07-2008 às 09:31.

  14. #14

    Padrão

    Citação Postado originalmente por 1929 Ver Post
    Mas pelo que eu entendi voce recebe os 4 megas e vai distribuir. Aí para os assinantes isso é irrelevante.
    Afinal, se voce limita eles em 250 por exemplo, voce vai ter um número limitado de usuários simultâneos prá caber nestes 4 megas.
    Desde que cheque os 4 megas no seu servidor, daí pra frente vai depender do desempenho do seu rádio. O que pode ficar difícil é voce querer revender nesta velocidade.
    Não adianta voce ter uma velocidade muito maior se os seus rádios não suportarem.

    Não Não !
    Nada de revenda 1929 !
    É uso pessoal mesmo. Só que vou conectar a Internet via wireless da casa onde morava anteriormente, que fica 120 metros de distância.
    Mas os testes que estou fazendo são dentro dessa casa que tem a ADSL.
    Queria usar a conexão de 8Megas pra baixar meus filmes de conteúdo HD, mas 8 Megas a droga da BrasilTelecom não teve competência para habilitar aqui. disse que pela infraestrutura dela não tinha condições. Aí fiquei com a de 4 Megas, aio invés de pagar 2 pontos de 2 Megas, 1 em cada casa.

  15. #15

    Padrão

    Ótimo relato Maurício !
    Mas dependendo do uso que vc faz pode ser que não perceba algum tipo de perda.
    Veja, Na INTERNET, qual a taxa máxima de downloads que vc consegue no pohnto wireless ?

    E o principal, vc poderia postar como sai os seus resultados nos testes que indiquei acima ? Para o Cabo e para o ponto wireless !! ??

  16. #16

    Padrão

    O que limita a minha internet é a operadora... Faço downloads a 400KB/s...
    independente se é no cabo ou no wireless...

  17. #17

    Padrão

    E vc conseguiria fazer aqueles testes Mauricio ?
    Usando Cabo e depois Wireless ?

    Speed Test - dslreports.com
    (não se preocupe com a velocidade, é só pra comparar as conexões (CABO x WIRELESS)

  18. #18

    Padrão

    Citação Postado originalmente por Acicx Ver Post
    Não Não !
    Nada de revenda 1929 !
    É uso pessoal mesmo. Só que vou conectar a Internet via wireless da casa onde morava anteriormente, que fica 120 metros de distância.
    Mas os testes que estou fazendo são dentro dessa casa que tem a ADSL.
    Queria usar a conexão de 8Megas pra baixar meus filmes de conteúdo HD, mas 8 Megas a droga da BrasilTelecom não teve competência para habilitar aqui. disse que pela infraestrutura dela não tinha condições. Aí fiquei com a de 4 Megas, aio invés de pagar 2 pontos de 2 Megas, 1 em cada casa.
    Então se voce está sozinho, pelo que entendi deveria passar os 4 mega. E 120m dá para configurar em modo G.

    Só recordando: você consegue os 4 mega com cabo? e quanto fica com wireless?

    E não se esqueça que ADSL não é tudo aquilo que se espera. Flutua muito. E já vi algumas vezes que reiniciando o modem ADSL, ele pega novo IP e a velocidade muda, para mais ou para menos.

  19. #19

    Padrão

    sim com cabo fica 4M, e por mais esquisito que pareça, às vezes dá um pico de 6M (vai entender essa Brasiltelecom ...)
    Com wireless oscila de 2M a 2,5M.
    Já estou em modo G;

    Amanhã vou desligar o telefone que fica perto (2,4Gz) ... só por desencargo ...
    Ainda só não usei agua benta !

  20. #20

    Padrão

    Acicx,
    telefone 2.4GHz + Rede Wireless 2.4GHz = Problemas em 2.4GHz!

    A maioria dos telefones sem fio não tem como escolher o canal. Muitos deles mudam de canal aleatóriamente cada vez que tu tira da base. Outros podem trocar de canal cada vez que tu desliga da energia.
    Não sei se é o teu caso, mas tem grandes possibilidades!