+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Melhor Config. Squid

    Bom dia pessoal do forum

    Gostaria de saber qual seria a melhor configuração p/ um melhr desempenho do Squid, a maquina eh um Core2 Quad, 2 gb ram e hd 250, andei pesquisando e muitos fala em dividir o cache_dir e partições de 10gb ou manter uma unica partição, tenho por volta de uns 550 clientes.

    Grato.

    Denilson Alexandre.

  2. #2

    Padrão

    nenhum squid é igual ao outro.. meu squid nao sera igual ao seu... depende de N fatores.. que devem ser analisados .. para se chegar em resultados.. nao é do dia para a noite.. sao semanas...

  3. #3

    Padrão

    Ola...
    como o amigo acima falou.. cada squid eh cada squid, a alguns padroes a seguir mais o que determina a conf
    seria a sua necessidade de atender quantidade x de clientes, configurações especificas de acesso e tudo mais
    o que é interessante quanto a maquina no seu caso eh investir em memoria e hds pois squid utiliza muito pouco de processador.
    passa ai o que você vai precisar que derrepente fica mais facil do pessoal te ajudar

  4. #4

    Padrão

    Citação Postado originalmente por alexandrecorrea Ver Post
    nenhum squid é igual ao outro.. meu squid nao sera igual ao seu... depende de N fatores.. que devem ser analisados .. para se chegar em resultados.. nao é do dia para a noite.. sao semanas...

    Alexandre,


    Aproveitando a pergunta do colega, vc me parece ter bastante experiência em linux, poderia me tirar algumas duvidas:

    Adianta usar processadores multinúcleo para rodar o squid?

    qual seria o melhor sistema de arquivos para tal finalidade?

    existe hoje algo mais rápido que deamon toll "diskd"?

    No brasil fw atual distro que uso para tal finalidade, e da forma que está configurado o squid, ele usa a memória que houver disponível para o squid, independentemente do valor setado no squid. Qual a diferença em setar esse valor ou deixar o squid usar o que estiver disponível?

    tcp_outgoing_address no squid retarda o fluxo de dados?

    Ficaria extremamente grato se puder me esclarecer

  5. #5

    Padrão

    Bom dia amigo,

    servidor recomendável para Squid é com dois ou mais processadores. 8GB de RAM ou mais, dependendo do provedor. Não monte em um PC qualquer, mesmo Core 2 Duo, exceto para redes bem pequenas. Para redes médias e grandes utilize um bom servidor, mesmo montado por você. Use uma placa Intel, Gigabyte ou SuperMicro, por exemplo. Nada de Duo Core em uma placa PcChips com 2GB de RAM, senão você ficará decepcionado e passará raiva.

  6. #6

    Padrão

    Citação Postado originalmente por MarceloGOIAS Ver Post
    Bom dia amigo,

    servidor recomendável para Squid é com dois ou mais processadores. 8GB de RAM ou mais, dependendo do provedor. Não monte em um PC qualquer, mesmo Core 2 Duo, exceto para redes bem pequenas. Para redes médias e grandes utilize um bom servidor, mesmo montado por você. Use uma placa Intel, Gigabyte ou SuperMicro, por exemplo. Nada de Duo Core em uma placa PcChips com 2GB de RAM, senão você ficará decepcionado e passará raiva.

    amigo, agradeço a sua resposta, mas por favor me fale no que vc esta se baseando pra prestar tais, informacoes.

    por exemplo: o squid roda quantos processos? ele é um processo de 64 bits? processos de 32 bits conseguem usar mais 4gb de memória?

    se suas informacoes forem embasadas em explicões lógicas, agente vai ter mais convicção do que vc está relatando.

  7. #7

    Padrão

    Citação Postado originalmente por JHONNE Ver Post
    amigo, agradeço a sua resposta, mas por favor me fale no que vc esta se baseando pra prestar tais, informacoes.

    por exemplo: o squid roda quantos processos? ele é um processo de 64 bits? processos de 32 bits conseguem usar mais 4gb de memória?

    se suas informacoes forem embasadas em explicões lógicas, agente vai ter mais convicção do que vc está relatando.
    Em primeiro lugar não preciso provar nada a você! Você segue a minha recomendação se quiser!
    Em segundo lugar recomendei o que a minha experiência me ensinou. Existe, caso você não saiba, a possibilidade de recompilar o Kernel da distribuição Linux alocando, por exemplo, 8GB de memória RAM somente para o Squid. Faço isso aqui. Mas, somente para clientes que estão pagando e bem forneço todos os detalhes, pois isso não aprendi em nenhum forum.

    Porém, na medida do possível compartilho toda e qualquer informação com colegas educados dispostos a aprender e a ensinar. Sinceramente não gostei de sua mensagem. Muito grosseira.

  8. #8

    Padrão

    Citação Postado originalmente por MarceloGOIAS Ver Post
    Em primeiro lugar não preciso provar nada a você! Você segue a minha recomendação se quiser!
    Em segundo lugar recomendei o que a minha experiência me ensinou. Existe, caso você não saiba, a possibilidade de recompilar o Kernel da distribuição Linux alocando, por exemplo, 8GB de memória RAM somente para o Squid. Faço isso aqui. Mas, somente para clientes que estão pagando e bem forneço todos os detalhes, pois isso não aprendi em nenhum forum.

    Porém, na medida do possível compartilho toda e qualquer informação com colegas educados dispostos a aprender e a ensinar. Sinceramente não gostei de sua mensagem. Muito grosseira.

    Amigo,


    Não to te xingando nem ao menos lhe pedindo pra provar nada, simplesmente pedi educadamente que vc fundamentasse a sua explicação, citando inclusive exemplos do que eu acho que seria interessante, no entanto vc se mostra ofendido, não sei porque. Utilizo espaço para tirar dúvidas minhas e de outras pessoas, com extrema educação, se não quer colaborar, ao menos compartilhe o respeito com todos.

    Lembrando que fiz uma pergunta bem fundamentada a um outro usuário, o que não impede que qualquer participante do forum a responda. O que acho extremamente interessante é que a resposta, seja tão bem dada quanto o questionamento, para que nao fique parecendo chute.

    A impossobilidade de se tonificar o que dissemos na linguagem escrita, pode levar a várias interpretações do que foi colocado, quero deixar claro a todos os participantes desse forum que não tenho a intensão de ofender a ninguém!

    Grato.
    Última edição por JHONNE; 26-07-2008 às 19:00.

  9. #9

    Padrão

    Aos colegas que perguntaram: Squid (como Web-proxy cache) em máquina ruim atrapalha, não ajuda. O processamento vai às alturas e poderá dar latência alta, problemas ao carregar arquivos e até negação de navegação (página não encontrada). Proxy ruim é melhor não tê-lo. É melhor deixar direto no ADSL ou no link dedicado; ou ainda tentar continuar usando o Web-proxy do Mikrotik, embora seja o "calcanhar de aquiles" do sistema.

  10. #10

    Padrão

    Citação Postado originalmente por MarceloGOIAS Ver Post
    Bom dia amigo,

    servidor recomendável para Squid é com dois ou mais processadores. 8GB de RAM ou mais, dependendo do provedor. Não monte em um PC qualquer, mesmo Core 2 Duo, exceto para redes bem pequenas. Para redes médias e grandes utilize um bom servidor, mesmo montado por você. Use uma placa Intel, Gigabyte ou SuperMicro, por exemplo. Nada de Duo Core em uma placa PcChips com 2GB de RAM, senão você ficará decepcionado e passará raiva.
    Bom dia,

    Agora fiquei em duvida, pra mim que o squid nao teria muita exigencia quando se diz respeito a processador. Eu rodo um squid em minha empresa que tem mais de 100 computadores, o mesmo eh responsavel por rodar um cache de 10gb e não vejo muito uso de cpu por parte do squid.

  11. #11

    Padrão

    Citação Postado originalmente por rogeriokde Ver Post
    Bom dia,

    Agora fiquei em duvida, pra mim que o squid nao teria muita exigencia quando se diz respeito a processador. Eu rodo um squid em minha empresa que tem mais de 100 computadores, o mesmo eh responsavel por rodar um cache de 10gb e não vejo muito uso de cpu por parte do squid.
    É isso rogério, o que me intriga, não sei se realmente vale a pena colocar uma supermáquina, sem saber realmente o que ele está fazendo pelo sistema, desde o conhecimento que tenho o squid é processo de 32 bits, e me parece que esses processos são limitados a 4gb de ram, me parece também que ele é unico processo, o que não justificaria o uso de processador de 2 núcleos, esta é a minha dúvida. Gostaria que alguém que conhece bem esses detalhes desse uma explicação fundamentada pra gente.

  12. #12

    Padrão

    Citação Postado originalmente por rogeriokde Ver Post
    Bom dia,

    Agora fiquei em duvida, pra mim que o squid nao teria muita exigencia quando se diz respeito a processador. Eu rodo um squid em minha empresa que tem mais de 100 computadores, o mesmo eh responsavel por rodar um cache de 10gb e não vejo muito uso de cpu por parte do squid.

    Bem,

    a navegação internet em uma empresa é bem diferente da navegação em um provedor em que tudo é permitido. São milhares de arquivos para o Squid (mapear) e procurar em sua base de dados quando uma navegação é solicitada ou mesmo quando um arquivo é baixado. Essa procura é que faz o processa ir às alturas.