Página 2 de 3 PrimeiroPrimeiro 123 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico

1. Citação Postado originalmente por Dedao Ver Post
    Ola. Estou com uma dúvida a respeito de cache do squid. Tenho um caso, onde em alguns momentos o cliente tenta carregar uma pagina da internet (qualquer pagina) e a pagina demora muito para carregar, a ainda assim, nao carrega por completo, ficando apenas o html da pagina.....Pelo que eu procurei a respeito, isso tem a ver com o cache do squid que esta muito grande, o que o torna muito lento. Hoje, o cache do squid esta configurado para 3gb e estou pensando em baixar para 300 mb. Um teste que eu fiz, foi de limpar o cache do squid. Isso resolvia o problema, porem, depois de algum tempo ele voltava. Com isso, eu fiquei com as seguintes dúvidas:

1 - Qual o tamanho máximo que o squid suporta de cache ?

2 - Quanto maior o cache do squid, mais lento o squid irá ficar ?

3 - Pelo fato de eu ter um squid com cache de 3gb pode estar afetando o desempenho do carregamento das páginas ?

4 - Para mim apagar o cache do squid (rm -rf /diretorio_do_cache), eu preciso parar o squid ?

5 - Qual a diferença de eu editar o arquivo do crontab do root utilizando o comando crontab -e e editando diretamente o arquivo /etc/crontab ?

[]'s, Renato
    1, 2 e 3. O tamanho não tem limite. Porém fique atento que quanto maior o seu cache alocado em seu disco rígido, mais lento ficará as respostas de requisição do mesmo. E se sua máquina começar a usar o swap, o desempenho do squid será bastante degradado. um exemplo. Se tiveres 10 GB armazenados no cache, precisará de 100 MB (aproximadamente) de RAM para o índice de objetos.

O cache de 3 GB está bom dependendo das necessidades de sua Rede. Verifique quanto está separando de memória RAM para o squid (cache_mem). Verifique também o (maximum_object_size_in_memory), tamanho máximo dos objetos em memória. O que pode tornar lento também é a diretiva (maximum_object_size), o tamanho máximo do arquivo armazenado em cache. Para definir como configurar o tamanho máximo nessa opção, deve-se levar em consideração que um número grande implica em maior economia de banda e perda de performance no cache local, enquanto um número menor não ajuda muito em ganho de banda, mas melhora a velocidade em tempo de resposta. Recomenda-se a utilização de uma valor entre 4 e 16 MB. Aconselho 8192 KB.

cache_swap_low - Aqui se especifica o limite mínimo para substituição de um objeto. A substituição começa quando o swap em disco está acima do limite mínimo.

Defina algo como:
    cache_swap_low 80

cache_swap_high - Justamente o oposto da opção anterior. Aqui se define o limite máximo.

cache_swap_high 90

4. Aconselho sim a realizar uma limpeza no cache a cada 15 dias ou 30 dias, dependendo da estatística de sua rede em relação ao tráfego pelo simples motivo: Armazenarás objetos de páginas que são atualizadas diariamente e estará apenas ocupando espaço em seu cache. E PARE O SQUID ANTES DE REALIZAR A LIMPEZA. DEPOIS CRIEI OS DIRETORIOS (SQUID -Z) E DEPOIS LEVANTE NOVAMENTE O SQUID.

Atenciosamente,

2. squid nao eh tao simples assim de configurar.. voce precisa analisar.. analisar... coletar dados... fazer o setup de acordo com a maquina e trafego.. e analisar.. analisar...

caso nao descobro o porque... use o oprofile para um "profiling" e ver onde esta o gargalo ... geralmente eh HD ...

3. Citação Postado originalmente por alexandrecorrea Ver Post
    squid nao eh tao simples assim de configurar.. voce precisa analisar.. analisar... coletar dados... fazer o setup de acordo com a maquina e trafego.. e analisar.. analisar...

caso nao descobro o porque... use o oprofile para um "profiling" e ver onde esta o gargalo ... geralmente eh HD ...
    Tenho squid configurado com cache_mem 16MB, cache_dir de 2gb usando ufs, aufs ou diskd (tentei todos)

No comando free mostra que com esta configuração ele consome 1,5gb de ram e não consome swap.

Quando mudamos pra 2gb de cache_dir, ele consome toda a RAM e consome também grande parte do swap e a navegação fica lentissima.

Devo usar ou não swap na instalação do SO?

Como identificar o problema? Com 2gb de ram não consegue nem uns 10gb de cache_dir com qualidade?

Maquina: Servidor HP Dual Core, 2gb ram, 2 hd sata2 de 80gb, um hd somente pra cache (/cache).

4. poe cache_dir em 128mb .. e o hd todo para cache_dir (deixa 10% livre)

5. Citação Postado originalmente por netosdr Ver Post
    Tenho squid configurado com cache_mem 16MB, cache_dir de 2gb usando ufs, aufs ou diskd (tentei todos)

No comando free mostra que com esta configuração ele consome 1,5gb de ram e não consome swap.

Quando mudamos pra 2gb de cache_dir, ele consome toda a RAM e consome também grande parte do swap e a navegação fica lentissima.

Devo usar ou não swap na instalação do SO?

Como identificar o problema? Com 2gb de ram não consegue nem uns 10gb de cache_dir com qualidade?

Maquina: Servidor HP Dual Core, 2gb ram, 2 hd sata2 de 80gb, um hd somente pra cache (/cache).
    Neto,

Boa tarde. Atualmente a internet tornou-se um meio de comunicação que abrange todos os veículos de transmissão. a multimídia predomina e hoje temos sites dinâmicos que são atualizados a toda hora. Então ficará inviável você colocar todo o hd para cache. Você simplesmente estará guardando "lixo" no seu cache, objetos que não serão mais requisitados. então aconselho a você a realizar uma análise de usuários, e realizar um cache de acordo com sua necessidade. Basta configurá-lo de acordo com sua necessidade e não terás problema algum.

"Se sua estrela não brilha, não apague as dos outros".

Atenciosamente,

Tópicos Similares

1. Cache do squid
    Por Morgula no fórum Servidores de Rede
    Respostas: 1
    Último Post: 08-03-2004, 08:48
  2. atualizar cache do squid
    Por augustolynx no fórum Servidores de Rede
    Respostas: 3
    Último Post: 12-03-2003, 14:32
  3. Permissão para o cache do squid
    Por peen-gween no fórum Servidores de Rede