+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Painel Setorial Dor de Cabeça

    Boa Noite Amigos.
    Como o topico mesmo já dis estou apanhando de ums setorial da hyperlink, vo explicar minha situação, minha torre tem 15 metros
    e esta num moro cerca de 1km de distancia da cidade os cliente mais perto chega a 200metro da torre e o mais longe 4km, então uso dois painel de 90 grau da hyperlink ligado num Mikrotik com 630mw a torre fica no ponto mais alto da cidade as antenas estao poucas inclinadas para baixo, no cliente mais proximo o sinal eh de 100% pegando sinal dos dois painel, deichei um metro e 20 um painel do outro e mesmo assim pega o sinal dos dois painel no cliente a 100% entao os clientes a 1km pega 50% com placas ralink realsat 2100p cabo rgc58 usando no maximo 6 metros e antena aquario 25dbi, no outro cliente q fica a 1,5km tem visada direta pra torre fica mais na lateral da torre simplismente não pega sinal, e o engraçado que com notbook pega praticamente em tda cidade sinal Incrivel, e com as antena to com dificuldades Será que eh so as possição dos painel tava usando 17dbm passei pra 28dbm e deu na mesma =\ acho que potecia não é tudo alguem sabé o que pode ser?


    Desde Já Agradeço!!!

  2. #2

    Padrão

    bom dia amigo quais paineis vc esta usando sao verticais ou horizontais? em quantos clientes estao ocorredo isso? de mais detalhes para que possamos te ajudar aparentemante vc esta usando antena na posicao errada.
    tenho um pop com uma config bem parecida com a sua uso hyperlink de 14Dbi 120 vertical, veja se as suas n sao horizontais se for vc tem que trocar a posicao das antenas nos clientes.

  3. #3

    Padrão

    acredito que seu problema esta na polarizacao das antenas dos clientes.
    Elas estao na Horizontal ou Vertical?

    Ex. se as setoriais forem Horizontais, e vc coloca as antenas dos clientes na vertical, quem esta perto pega sinal bem, mas de longe nao pega.

    Obs. Antena de cliente na horizontal é assim:
    (-) na vertical é assim ( | )

  4. #4

    Padrão

    Amigo com certeza é a polarizaçao mesmo mas troque estes cabos para rg 213 observe se seu ap esta funcionando em b ou g se estiver em g coloque para B e dorma tranquilo.

  5. #5

    Padrão

    Exatamente amigos,

    o colega aparentemente está usando o painel Hyperlink HP2414HSP que trabalha na horizontal. Nos clientes ele está usando antenas de grade montadas na vertical. Resultado: para clientes bem próximos até que funciona, pois por está quase embaixo da torre o sinal é captadado razoavelmente na horizontal. A medida que vai afastando as antenas verticais não captam suficientemente bem o sinal na horizontal.

    O notebook consegue captar o sinal tanto na vertical quanto na horizontal devido a forma como as antenas internas são montadas em equipamentos sem fio. As antenas antenas internas têm os elementos construidos em várias direções, o que facilita a captação do sinal tanto na horizontal quanto na vertical.

    Solução: monte as antenas nos clientes na horizontal. O cone na ponta das antenas de grade devem ficar "deitados", ou seja, na horizontal. Eu tenho bastante experiência nessas antenas para tal afirmação. Espero ter ajudado.

  6. #6

    Padrão Solução

    Então Amigos so domingo vo saber heehe o mikrotik está configurado para modo B o Modelo da Setorial eh essa mesmo HG2414HSP ,as antenas to usando elas com o Dipolé em pé
    como se fosse mirar para uma omni então terei que inverter a antena deichar o dipole deitado, na hora de escolher a setorial eu vi horizontal e então pensei que que as antenas ia ficar como se coloca em omni com a grade na horizontal não sabia que tinha que inverter heuee nossa que alivio vo até diminuir a potencia do AP
    dechar em 100mw tinha colocado 300 mw para testar hehe
    Nossa Muitooo Obrigadooo Mesmooo Galera!!


    Abraçoooo!!!


    OBRIGADOOOO

  7. #7

  8. #8

    Padrão

    Citação Postado originalmente por marcosx Ver Post
    Então Amigos so domingo vo saber heehe o mikrotik está configurado para modo B o Modelo da Setorial eh essa mesmo HG2414HSP ,as antenas to usando elas com o Dipolé em pé
    como se fosse mirar para uma omni então terei que inverter a antena deichar o dipole deitado, na hora de escolher a setorial eu vi horizontal e então pensei que que as antenas ia ficar como se coloca em omni com a grade na horizontal não sabia que tinha que inverter heuee nossa que alivio vo até diminuir a potencia do AP
    dechar em 100mw tinha colocado 300 mw para testar hehe
    Nossa Muitooo Obrigadooo Mesmooo Galera!!


    Abraçoooo!!!


    OBRIGADOOOO
    Não é só virar o dipolo, tem que virar a grade junto, ou seja, a antena inteira! Se vc virar somente o dipolo, vai piorar ainda mais.

  9. #9

    Padrão Certo

    Certoo Isso mesmo a Antena Intera Como Esta no Link ae em cima Neh? Bah e pego 100% dos dois painel de perto hehehe e longe ta nem pega quero ve quando vira as antena vai bombaa tomaraaaa
    Então quando a polarização eh vertical a antena fica na horizontal e vice versa neh?

    Quantos MW vc Me Recomenda!!! So o Unico provedor na Cidade.

    Obrigado

  10. #10

    Padrão

    Na verdade o que manda é o dipolo. Se ele esta assim | ele ta na vertical e se estiver assim -- é horizontal. O pessoal confunde com a grade.

    Sobre potencia, se tem visada direta, e é o unico provedor, 100mw é ate muito. Eu ja usei samsung com 63mw e rodava a 3km, com muita interferencia.

    Claro que aumentou a interferencia, ai tive de partir pra outras coisas.

  11. #11

    Padrão Bah

    Bahh Cara as minhas antenas estão todas na Vertical | então eh so deichar na _ horizontal e tudo vai se resolver neh?

    Abração

  12. #12

    Padrão

    Se sua setorial é _____ Horizontal, sim, basta virar a antena dos clientes e pronto... bombar!

  13. #13

    Padrão Obrigado

    Damacenoneto

    Cara Muitooo Obrigadooo Pela Forçaaa Assim que eu virar as antena eu relato

    Obrigado!!!

  14. #14

    Padrão

    Bahh Erá isso mesmo so a polarização mudei as antena e o sinal fico 100% Nossa Muito Bom

    Obrigado Galeraa!!

  15. #15

    Padrão

    Olá amigos, estava lendo o seu tópico e tenho uma dúvida, tenho clientes em um raio que vai de 800mm a 9km, eu consigo utilizar uma antena setorial para cobrir essa faixa? pois pelo que estava vendo naquela planilha que rola aqui para calculo da área da antena setorial o sinal não passa de 4,5km, eu consigo utilizar uma antena setorial para distâncias de 9-10km ?