+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Primeiro link com mikrotik +/- 9Km e não fecha nada!

    Bom dia amigos, sou novo no mikrotik e estou com alguns problemas para fechar meu primeiro link, os equipamentos são:
    Na Central:
    - MIKROTIK ULTRA WIRELESS ROUTER / UWR100
    - 2 ANTENA 5.8 OIWTECH SETORIAL DE 17 DBI 90 HORIZONTAL
    - 2 CARTÃO MINIPCI SENAO ABG - NL8602
    Nos Clientes:
    - ANTENA 5.8 OIWTECH GRADE DE 22 DBI
    - ACCESS POINT 5.8 EDIMAX 7210
    Distância: de 8km a 9km
    Quantidade de clientes: 6 (por enquanto)
    O nível de ruído é baixo e a visada é boa, do cliente eu consigo ver o centro da cidade, onde esta o mikrotik, há alguns prédios, mas nada demais. Já fiz uns testes e consegui fechar um link de uns 500m, mas quando vou na ponta a uns 8km - 9km alinho, mas não aparece nem o SSID da rede, minha dúvida é geral na verdade, coloquei a potência dos cartões para 26dbm estava lendo no fórum e os caras tão falando que é muita coisa, não precisa. Mas como devo proceder? li que tem uns programinhas que ajudam no alinhamento, alguém pode me ajudar nesse começo, estou meio sem saber oq fazer.
    Desde já agradeço.

  2. #2

    Padrão

    Citação Postado originalmente por Glauco S Curvello Ver Post
    Bom dia amigos, sou novo no mikrotik e estou com alguns problemas para fechar meu primeiro link, os equipamentos são:
    Na Central:
    - MIKROTIK ULTRA WIRELESS ROUTER / UWR100
    - 2 ANTENA 5.8 OIWTECH SETORIAL DE 17 DBI 90 HORIZONTAL
    - 2 CARTÃO MINIPCI SENAO ABG - NL8602
    Nos Clientes:
    - ANTENA 5.8 OIWTECH GRADE DE 22 DBI
    - ACCESS POINT 5.8 EDIMAX 7210
    Distância: de 8km a 9km
    Quantidade de clientes: 6 (por enquanto)
    O nível de ruído é baixo e a visada é boa, do cliente eu consigo ver o centro da cidade, onde esta o mikrotik, há alguns prédios, mas nada demais. Já fiz uns testes e consegui fechar um link de uns 500m, mas quando vou na ponta a uns 8km - 9km alinho, mas não aparece nem o SSID da rede, minha dúvida é geral na verdade, coloquei a potência dos cartões para 26dbm estava lendo no fórum e os caras tão falando que é muita coisa, não precisa. Mas como devo proceder? li que tem uns programinhas que ajudam no alinhamento, alguém pode me ajudar nesse começo, estou meio sem saber oq fazer.
    Desde já agradeço.

    confira a configuração da antena no cartão se "a" ou "b" troque e faça testes;

    se houver qualquer obstáculo ainda que pequeno na frente da antena o sinal 5.8 não passa
    Última edição por JHONNE; 30-07-2008 às 19:47.

  3. #3

    Padrão

    Na placa existe duas saídas prim e aux a configuração antena a e b no winbox se refere a essas posições? outra dúvida, no pedido e na nota! as antenas setoriais estão como 5.8ghz, mas atrás delas tem um adesivo dizendo 2.4ghz, será que me mandaram a antena errada? ou nada a ver.

  4. #4

    Padrão

    Gente, como postei no novo tópico descobri o problema!! os caras da wireless connect me venderam uma antena setorial de 2.4ghz por uma de 5.8ghz, por isso eu naum conseguia fechar link a mais de 500m. Os cartões que tenho até funcionam em 2.4ghz, mas temos toda a solução montada para 5.8ghz e não tem como mudar agora, vou ter que comprar outras setoriais de 5.8ghz agora em um fornecedor descente!!

    Agradeço a todos, abraço