+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Polorização de Antena Omni

    Galera,

    não entendo a diferença de usar a polorização destas antenas omni, no desenho aparece que horizontal, pega o circulo enteiro, e vertical não.

    porque se usa vertical?
    qual diferença?
    talvez esteja sendo até meio ignorante, mais é uma duvida.

    Obrigado

  2. #2

    Padrão

    Amigo a unica Omni Orizontal é da Pluton, o restante são verticais.

  3. #3

    Padrão

    Voce pode usar omnidirecionais na horizontal ou vertical....

    Elas saem de fabrica pra ser usada em pé, mas nada impede que se deite, lembrando que voce so tera sinal em frete e atras dela, e também devera posicionar as antenas cliente na horizontal... o ganho é a fuga de interferencia, ja que menos antenas ficam na horizontal, a perda é a eficiência, ja que vai trabalhar num angulo muito restrito.

  4. #4

    Padrão

    Acho que não entederam minha pergunta.

    vou explicar melhor, vou colocar a imagem em anexo.

    é o seguinte, na vertical não fecha os 360 graus, e na horizontal fecha os 360 graus, porque usamos na vertical, sendo que na horizontal pelo meu entendimento mostra na figura que fecha melhor o sinal?

    ou se não for isso?
    podem me explicar o que significa esta imagem, traduzem pra mim.

    eu sei que ela vem pra usar em pé, vertical.
    mais qual é melhor, horizontal ou vertical?


    Obrigado
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         oiw_2415ov_diagrama_h.gif
Visualizações:	253
Tamanho: 	20,7 KB
ID:      	2550  

  5. #5

    Padrão

    Vc deve estar confundindo o diagrama de irradiação da sua antena, com a polarização da mesma. Na maioria dos casos a característica de propagação de uma antena pode ser por intermédio de elevações atráves dos diagramas de irradiação horizontal e vertical. E isto é definido pelas componentes do campo magnético (plano HORIZONTAL) e das componentes do campo elétrico (PLANO VERTICAL).

    Tenha em mente o seguinte, o plano horizontal é como se vc estivesse olhando o espalhamento da antena por cima dela. Assim na sua omni aí ela estará fazendo 360 graus. E o plano vertical é como se vc estivesse observando o espalhamento da antena de lado ...

    Mesmo se vc mudasse a polarização da antena essa regra se manteria, entendeu ? Acho que é ai que vc está se confundindo ... polarização é uma coisa , o diagrama de irradiação já é outra .

    SUGIRO que vc entre em Kathrein , e peça o catálogo da KATHREIN . É um guia de antenas completo que vai te auxiliar muito a compreender todos os conceitos de antenas , esse que é um dos compententes mais importantes da comunicação. E é de GRAÇA, aproveite ... peça lá que chega na sua casa bonitinho


    Abraços.

  6. #6

    Padrão

    Citação Postado originalmente por Leonardo66 Ver Post
    Amigo a unica Omni Orizontal é da Pluton, o restante são verticais.
    Ola Leonardo!
    Tenho que discordar de vc...Omni Horizontal SLOTs é um invento de TREVOR MARSHALL e nao a Omni horizontal da PLUTON, ésta à copiou do inventor assim como todos outros que à fabricam, a diferença é sò no final, sendo que todos fazem mto bem a parte fisica da antena mas funcionar que é bom..? nem todos.
    Além da PLUTON tem tbm a EMCTEST que é fabricante e até mesmo um entusiasmado " HELIO " que fez uma divulgaçao aqui no UNDER, porém qndo perguntei que equipamentos usava para aferir a antena..? nunca recebi resposta.
    Entao é assim..!

    Um abraço!!

  7. #7

    Padrão

    É como disse o colega.

    Não dá para confundir diagrama com a posição da antena.
    Se colocar uma omini, que é uma antena colinear, na vertical, ela espalha toda a irradiação em sua volta no plano horizontal, mas no plano vertical ela tem um angulo fechado, evitando que a irradiação vá para o espaço, onde não tem usuários.
    Quanto mais ganho tem ela, mas fechado é este ângulo e consequentemente o alcance maior.

    Agora, se montar ela na horizontal, o diagrama dela vai continuar o mesmo. Ela vai espalhar prá cima, prá baixo, onde não tem ninguém para aproveitas a irradiação. E vai espalhar para frente e para tráz onde vai ter usuário. Só que se o ângulo dela for de 15º por exemplo, só vão receber a emissão quem tiver dentro deste angulo.

    Já as antenas Slot, como aquela do Trevor e semelhantes, espalham em 360º dependendo do projeto mas a polarização dela já sai das cavidades ressonantes com a polarização horizontal, apesar de ela estar montada na vertical. E ísto pode contribuir para evitar interferencias de outros APs.
    Se montar uma destas na horizontal, vai acontecer o mesmo problema que na omini colinear. Vai se perder em eficiencia.

  8. #8

    Padrão

    Valeu galera.

    deu pra entender.

    Obrigado

  9. #9

    Padrão

    Citação Postado originalmente por swastka Ver Post
    Ola Leonardo!
    Tenho que discordar de vc...Omni Horizontal SLOTs é um invento de TREVOR MARSHALL e nao a Omni horizontal da PLUTON, ésta à copiou do inventor assim como todos outros que à fabricam, a diferença é sò no final, sendo que todos fazem mto bem a parte fisica da antena mas funcionar que é bom..? nem todos.
    Além da PLUTON tem tbm a EMCTEST que é fabricante e até mesmo um entusiasmado " HELIO " que fez uma divulgaçao aqui no UNDER, porém qndo perguntei que equipamentos usava para aferir a antena..? nunca recebi resposta.
    Entao é assim..!

    Um abraço!!
    Olá, boa informação, pois essa eu não tinha!
    Valeu.
    Abraços...