+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Ajuda para fechar um link

    Bom galera, é os seguinte, preciso da ajuda dos amigos com mais experiências, é a primeira vez que monto um ponto a ponto a essa distância e usando antenas offset.
    Preciso passar no minimo 3 mb por este link.
    A distância é 9 km.
    Montei hoje os dois pontos duas offset zirok wll-455 24 dbi 5.8, e dois edimax 7210apa 5.8.
    Como já estava tarde, fiz um alinhamento superficial, apenas no "zoiometro", e tive um susto, não esta pingando, ou melhor, fica dando "esgotado tempo limite" e após algum tempo aparece um ping de 2 ms.
    Sera que isso é alinhamento apenas ou com este equipamento eu não vou conseguir fechar este link?

  2. #2

    Padrão

    Colega logo vou ter o mesmo problema que vc está tendo, tenho q fechar 2 links 1 de 8km e outro de 27km.

    Geralmente como é feito o alinhamento?

    Assim q descobrir posta ak.

  3. #3

    Padrão

    E ai pessoal, sera que corro risco de não fechar este link com este equipamento?

  4. #4

    Padrão Fecha Sim

    Cara Com certeza vc consegue fechar , pq vc nao usou dois ovislink 5000 Nossa ia passar muito mais q 3mb é muito estavel, pra alinhar essas antenas são xarope mesmo mais eh so insistir que da certo.

    Aquele Abraço

  5. #5

    Padrão

    Jovens,

    vocês sabem que o alinhamento das Zirok de disco é linear? O alinhamento delas é diferente das Hyperlink (horizontal o vertical); ou seja, se não alinhar de acordo com a polarização da antena não fecha mesmo.

  6. #6
    Moderador Avatar de Magal
    Ingresso
    Mar 2007
    Localização
    Rio de Janeiro
    Posts
    2.041
    Posts de Blog
    118

    Padrão

    Essas antenas offset vc tem que alinhar mirando para o chão, porque quem tem que receber o sinal e o alimentador, e a parabola apenas concentra o sinal nele.

    Obs: Fisicamente a parábola fica inclinada para baixo



    Citação Postado originalmente por Meiobit Ver Post
    Bom galera, é os seguinte, preciso da ajuda dos amigos com mais experiências, é a primeira vez que monto um ponto a ponto a essa distância e usando antenas offset.
    Preciso passar no minimo 3 mb por este link.
    A distância é 9 km.
    Montei hoje os dois pontos duas offset zirok wll-455 24 dbi 5.8, e dois edimax 7210apa 5.8.
    Como já estava tarde, fiz um alinhamento superficial, apenas no "zoiometro", e tive um susto, não esta pingando, ou melhor, fica dando "esgotado tempo limite" e após algum tempo aparece um ping de 2 ms.
    Sera que isso é alinhamento apenas ou com este equipamento eu não vou conseguir fechar este link?

  7. #7

    Padrão

    Citação Postado originalmente por magal Ver Post
    Essas antenas offset vc tem que alinhar mirando para o chão, porque quem tem que receber o sinal e o alimentador, e a parabola apenas concentra o sinal nele.

    Obs: Fisicamente a parábola fica inclinada para baixo
    amigo,

    de acordo com o manual da zirok em 70 graus ela esta em perfeita horizontal, abaixe ou suba conforme o caso, a essa distancia, olhando o ponto que se quer alinha por baixao da parabola, e fazendo referência ao parafuso superior daqueles 4 que prendem a parte do dipolo, vc alinha a olho nu.
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         Presentation1.jpg
Visualizações:	155
Tamanho: 	18,2 KB
ID:      	2552  

  8. #8

    Padrão

    Então o problema é alinhamento mesmo, fiquei preocupado em ser equipamento, pois já esta tudo instalado em cima das torres e não queria trocá-los. Vou alinhar e posto os resultados!

  9. #9

    Padrão

    Citação Postado originalmente por magal Ver Post
    Essas antenas offset vc tem que alinhar mirando para o chão, porque quem tem que receber o sinal e o alimentador, e a parabola apenas concentra o sinal nele.

    Obs: Fisicamente a parábola fica inclinada para baixo

    Bem é mais ou menos isso mesmo, eu tive mta dificuldade no inicio com essas antenas, tem hora que dá vontade de jogar la de cima da torre...rs., mas vai um conselho...procure o alinhamento na horizontal primeiro, e começe com a regulagem vertical em 60º e faça a varedura, caso nao ache nada, mude para 65 e assim por diante, normalmente elas ficam apontadas para baixo mesmo, parece que não vai funcionar, mas é mais os menos assim mesmo. Qto ao Ovislink 5000 AP eu tbm peguei um macete sobre o firmware (que tem q ser atualizado!!!) e na configuração de ack, pois nele mesmo tem uma calculadora pra isso. Boa Sorte aeee!

    Att


    Renato

  10. #10
    Moderador Avatar de Magal
    Ingresso
    Mar 2007
    Localização
    Rio de Janeiro
    Posts
    2.041
    Posts de Blog
    118

    Padrão

    Olha como funciona essa antena offset.
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         offset1.JPG
Visualizações:	204
Tamanho: 	29,1 KB
ID:      	2567  

  11. #11

    Question To no mesmo dilema!! me ajudem!!!

    To tentando fechar um link de 7 km, PTP, e tô com duvidas se meus equipamentos são suficientes pra isso:
    - 2 AP Edmax 7209;
    - 2 antenas de grade 24 DBi Aquarius;
    - Altura da Torre A 30 Mts
    - Altura da torre B, 12 mts
    - É vizada apesar de morros e arvores
    - No mesmo local ja funciona um link de radio monofone perfeitamente, inclusive aproveitei para alinhar na mesma direção.

    Por favor me ajudem.. Devo deixar antenas horizontal ou vertical??
    será que vou precisar mudar para equipamentos de 5.8 ?
    Devo aumentar a altura da torre B?

  12. #12

    Padrão

    Citação Postado originalmente por Mclauton Ver Post
    To tentando fechar um link de 7 km, PTP, e tô com duvidas se meus equipamentos são suficientes pra isso:
    - 2 AP Edmax 7209;
    - 2 antenas de grade 24 DBi Aquarius;
    - Altura da Torre A 30 Mts
    - Altura da torre B, 12 mts
    - É vizada apesar de morros e arvores
    - No mesmo local ja funciona um link de radio monofone perfeitamente, inclusive aproveitei para alinhar na mesma direção.

    Por favor me ajudem.. Devo deixar antenas horizontal ou vertical??
    será que vou precisar mudar para equipamentos de 5.8 ?
    Devo aumentar a altura da torre B?

    Amigo, visada é visanda. Como assim apesar de morros e arvóres? Horizontal ou vertical, não vai influenciar muito se o ambiente não for poluido (por radiofrequência), 5.8 é melhor que 2,4 sempre, por questões de arquitetura do protocolo e largura de banda! Altura da torre? tem visada ou não tem?

  13. #13

    Padrão fecha

    cara se tiver visada com certeza vc fecha esse ponto, agora se quizer passar um volume de dados maior. quizer estabildiade, coloca 5.8, com antenas pluton, hyperlink ou zirok tdas sao muito boas, quanto aos AP coloca Dois AP 5000, fica muitooo bomm mesmo.

    Espero ter ajudado

    Abraço

  14. #14

    Padrão

    Visada limpa é sem morros e arvóres.

  15. #15
    Moderador Avatar de Magal
    Ingresso
    Mar 2007
    Localização
    Rio de Janeiro
    Posts
    2.041
    Posts de Blog
    118

    Padrão

    SEM morros, arvóres e prédios e ainda tem a zona de FRESNEL que é muito importante.
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         fresnelzone.jpg
Visualizações:	344
Tamanho: 	22,3 KB
ID:      	2582  

  16. #16

    Padrão

    Fechei um link de aproximadamente 10 km com 2 aps alfa 803 e duas zirok de 45 cm, o ping ficou em média de 2 ms sem percas, ta passando 4,5 Mbps. O sinal ta 22 RSSI no medidor de sinal do ap! Este sinal ta normal?

  17. #17

    Padrão

    Alguém pode me ajudar sobre melhor maneiar de alinhar antenas ZIROK em um enlace de uns 15Km ?
    Tem gente que diz que colocando um espelhinho na outra torre, dá pra ver o reflexo.. será verdade ?
    E sobre Horizontal e Vertical, qual a diferenca entre esses alinhamentos ?

  18. #18

    Padrão

    Olá
    Faça um bom acoplamento rádio/cabo/antena, para que a potencia do rádio não se transforme em calor. Isso se faz variando a impedância do cabo coaxial.
    Última edição por sergio; 02-01-2009 às 22:58. Razão: Publicidade