+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Dúvida como fazer link ptp + omni distribuindo

    Boa tarde amigos, estou na dúvida como seria a melhor forma de fazer o seguinte link:
    - Preciso fechar um ponto a ponto de +/- 10km e então distribuir esse sinal para 4 pontos que estão espalhados em no máximo 5km (segue desenho em anexo)
    - A intenção é interligar todos esses pontos para trafego de dados/voz
    - Visada direta para todos os pontos
    - Tenho restrições de valor para o projeto dessa forma estava pensando em colocar os seguintes equipamentos:
    7 Access point Edimax 7210 5.8Ghz
    1 Antena Omni Hyperlink 12dbi 5.8 Ghz (por causa do valor)
    4 Caixa Hermética pequena
    1 Caixa Hermética média
    1 Antena 5.8 Oiwtech 22dbi grade (já tenho em estoque)
    5 Antena Offset Zirok 5.8 GHZ – 23,5dbi
    7 Pigtail 50cm

    - 5.8Ghz por causa das interferencias que nessa região é bastante.
    - Minhas dúvidas são se consigo alcançar essas distâncias com esses equipamentos e antenas, me indicam outros equipamentos ou antenas?
    - No ponto onde vai receber o sinal ptp na direcional e espalhar na omni eu preciso de 2 aps? por isso fiz a conta com 7 aps! ou tem como fazer diferente?
    - O uso de WDS é melhor nessa situação?

    Fico no aguardo, desde já agradeço. Abraço a todos
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         desenho.GIF
Visualizações:	183
Tamanho: 	11,3 KB
ID:      	2558  
    Última edição por Glauco S Curvello; 05-08-2008 às 16:45.

  2. #2

    Padrão

    Amigo eu tenho um situação semelhante a sua, com 12 clientes, mas utilizo todos equipamentos 2.4GHz, sendo assim:
    No ponto onde tem o link, ou seja, o gatway eu utilizo um a-comm no modo getway e ja testei como client ou WDS, funciona nos dois modos, no ponto onde vai distribuir, utilizo um Zinwell g220 em modo bridge e AP ou AP+WDS e os AP´s clientes são variados. as antenas que eu utilizo são todas direcionais de 24dbi(aquário) inclusive a que redistribui o sinal, observando que os clientes estão no máximo a 01Km do ponto de acesso e esse cenário está em área urbana, ou seja, há poluição de RF, no entanto, o controle de banda eu faço separadamente em cada AP cliente. O link nominal é de 4MB e chega nos clientes 3MB. Funciona perfeitamente. Boa sorte

  3. #3

    Padrão

    Boa tarde amigo Huggolopes, em relação ao seu ponto de distribuição como vc atende 12 clientes com uma antena direcional? qual o angulo de abertura dessas antenas? veja q no meu caso (desenho anexo) os 4 clientes estão espalhados em direções diferentes. Nessa situação eu conseguiria atende-los com 2 direcionais ou uma omni? tudo em 5.8ghz
    Desde já agradeço

  4. #4

    Padrão

    Caro Glauco,
    Tóricamente as antenas direcionais não irradiam ou irradiam pouco para as laterais e a parte de traz, mas considerando essa distância que eu utilizo, funciona com ótimo nível de sinal. No início eu fiz o projeto utilizando duas direcionais e dois rádio e ainda um terceiro rádio operando com uma antena omini para redistribuir, mas reitero que com menos de um Km funciona muito bem, por tanto se tiver oportunidade faça um teste. Para esclarece dúvidas sobre o lóbulo de radiação das antenas aquario, entra no site www.aquario.com.br. Abraço