+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Mikrotik e raios

    Tinha um ap instalado em uma omni a 12 mtrs de altura,agora coloquei uma rb433 com cartão 8602 plus e a primeira chuva que deu me emfraqueceu o cartão sendo que o ap ficou a 1 ano e meio sem esse problema uso centelhador para proteção,alguem me indica alguma coisa para que eu não queime outro cartão?

  2. #2

    Padrão

    Ja vi varios relatos desse cartao abrindo o bico depois de uma chuva, isso acaba sendo meio que normal, nao sei o motivo.
    Revise todo sistema irradiante(cabos conectores e antena)
    Se for preciso, troque por um r52 ou r52h se nao tiver problemas com homologacao.
    Valew

  3. #3
    Moderador Avatar de Magal
    Ingresso
    Mar 2007
    Localização
    Rio de Janeiro
    Posts
    2.041
    Posts de Blog
    118

    Padrão

    E o aterramento existe??????

  4. #4

  5. #5

    Padrão

    Citação Postado originalmente por gulinhaster Ver Post
    Existe o aterramento no centelhador.
    É pouco, ou quase nada. NO centelhador voce aterra a malha do coaxial. E subtende-se que a torre estará aterrada. Eu entendo que o centelhador pode ajudar para proteger de indução quando raios próximos descarregam.
    Mas precisa ter para-raios.
    Eu não posso reclamar, já tive várias tempestades. Mas não uso o centelhador. Só para-raios. Na hora dos raios fica só dando estalos na torre, significando que a eletricidade está sendo descarregada. Eu pensava que iria dar estrondos mas não, só estalos mesmo.
    Não sei se é sorte ou não.
    Apesar de que mesmo com para-raios, a natureza é muito rebelde. Por isso não dá nunca para garantir 100%.

    Agora, como foi citado, se este cartão é mais sensível, já dá o que pensar. Eu estou para colocar 3 cartoões destes mas agora vou esperar para ver.

  6. #6
    Moderador Avatar de Magal
    Ingresso
    Mar 2007
    Localização
    Rio de Janeiro
    Posts
    2.041
    Posts de Blog
    118

    Padrão

    Se um raio atingir diretamente sua torre vai queimar tudo. Só para se ter uma idéia das tensões envolvidas, ao ar livre e com umidade relativa normal, são necessários cerca de 10000 volts para se produzir uma faisca de 1 cm. Um raio chega a ter alguns quilometros de extensão.
    O real papel dos centelhadores é evitar que cargas estáticas, criadas pelo atrito do vento com a antena, cabos, estruturas, etc., atinjam valores capazes de danificar componentes eletrônicos mais sensíveis. São básicamente feitos com dois eletrodos muito pŕoximos, encerrados dentro de uma ampôla cheia de gás inerte que evita que os mesmos sofram corrosão pelo centelhamento. Um destes eletrodos deve estar conectado à terra, para onde estas cargas elétricas devem ser desviadas
    Última edição por Magal; 06-08-2008 às 08:32.

  7. #7

    Padrão

    Mais uma pergunta,se eu trocar a antena omni por um painel setorial vcs acham que melhoram quanto a isso ou da na mesma,as antenas omni são mais faceis de atrairem raios ou estou falando besteira?

  8. #8

    Padrão

    Nao tem nada a ver amigo ... essa de antena atrair raio eh bla bla bla ... o raio onde tiver de cair vai cair ... se vc trocar a sua omni por painel vai melhorar e muito a qualidade do seu serviço !

  9. #9

    Padrão

    Agradeço a todos que pela atenção,vo ver o que fazer aqui agora talvez até mandar instalar um para raio.