+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Provedor wireless - Servidor Debian???

    bom galera esse é meu primeiro post aki no underlinux, ja sou usuário do forum a muito tempo, e minha duvida é a seguinte, estou fazendo um curso de servidor Debian linux completo, gostaria de saber como ou o que é preciso para montar um servidor para dividir internet, como um exemplo classico o mikrotik, so q eu creio o no debian ele seria mais robusto, com ontrole de banda, bloqueio eficiente, autenticação via ppoe, entre outros. Não que, o mikrotik não me atenda, mas por questão de uma robustez maior e aplicação de conhecimento. Fiz uma analogia com o MK, porq eu o q uso aki no meu provedor, mas como ja vi a galera aii fazendo em BSD, entre outros... Se for possivel vcs me da uma luz eu agradeceria..

    e vo ficar respondendo todos os post aki da galera... vjo o quanto é necessario, compartilhar e não apenas sugar!!!..

    qualquer coisa é só add.
    Msn: [email protected]

  2. #2
    Analista de Sistemas Avatar de MDdantas
    Ingresso
    Apr 2007
    Localização
    Caruaru - Pernambuco
    Posts
    422

    Padrão

    Citação Postado originalmente por guiangelus Ver Post
    bom galera esse é meu primeiro post aki no underlinux, ja sou usuário do forum a muito tempo, e minha duvida é a seguinte, estou fazendo um curso de servidor Debian linux completo, gostaria de saber como ou o que é preciso para montar um servidor para dividir internet, como um exemplo classico o mikrotik, so q eu creio o no debian ele seria mais robusto, com ontrole de banda, bloqueio eficiente, autenticação via ppoe, entre outros. Não que, o mikrotik não me atenda, mas por questão de uma robustez maior e aplicação de conhecimento. Fiz uma analogia com o MK, porq eu o q uso aki no meu provedor, mas como ja vi a galera aii fazendo em BSD, entre outros... Se for possivel vcs me da uma luz eu agradeceria..

    e vo ficar respondendo todos os post aki da galera... vjo o quanto é necessario, compartilhar e não apenas sugar!!!..

    qualquer coisa é só add.
    Msn: [email protected]


    bom dia guiangelus. Seja bem-vindo ao Under-linux. Aqui com certeza aprenderás muito, e ficarás sempre atualizado. Gosto muito daqui, pela simplicidade das pessoas, que ajudam sem questionarem e também pelo acervo que o fórum disponibiliza. Aqui com certeza aprendi e continuo aprendendo com, para mim, o melhor fórum relacionado a linux e todos os quesitos de informática. Mas vamos ao que interessa.

    Cara o que faz precisar para montar um servidor para compartilhar a tua internet no debian são os seguintes pacotes: Squid (software webproxy cache). Com ele armazenará o conteúdo frenquentemente acessado, com o objetivo de disponibilizá-lo de forma mais rápida e eficiente. Com o squid terás as seguintes vantagens:

    Velocidade de acesso: Ele reduz o tempo de resposta. Caso o webproxy receba um requisição de um conteúdo que já disponível em cache, o próprio servidor envia os dados diretamente, sem precisar buscá-los da internet.

    Economia de recursos: Os recursos de caching, permitem uma economia de até 40% no seu link (banda) de Internet.

    Controle de acesso: Gerenciar permissões de acesso dos usuários.

    guiangelus, O squid 3.0 eu ainda não posso te falar muito, pois foi lançado a pouco tempo, e ainda não realizei testes com ele. Mas hoje, utilizo o squid 2.6 stable 4 em meu provedor e ainda em empresas que presto serviço de analista de Sistema, e nunca tive problemas, é estável e seguro, caso configurado conforme sua necessidade.

    Com o squid, poderás realizar o controle e a autenticação. O controle de banda, poderás utilizar outros pacotes nativos do debian, eu acredito, não tenho certeza pois utilizo a família red hat - FEDORA. O HTTB e o CBQ fazem perfeitamente o controle de banda.

    Fique atento as regras do firewall iptables. As configurações da sua network, suas interface e sairás bem sem problema algum.

    atenciosamente,

  3. #3

    Padrão

    bom cara so com o squid eu consigo ter toda configuracao basica de um servidor??? tipo controle de cliente, controle de banda, bloqueios de sites, ou por filtro de palavra???

    muito obrigado por responder amigo... ond q eu acho um material bom sobre o squid, para fazer essas configuracoes???

  4. #4
    Analista de Sistemas Avatar de MDdantas
    Ingresso
    Apr 2007
    Localização
    Caruaru - Pernambuco
    Posts
    422

    Padrão

    Citação Postado originalmente por guiangelus Ver Post
    bom cara so com o squid eu consigo ter toda configuracao basica de um servidor??? tipo controle de cliente, controle de banda, bloqueios de sites, ou por filtro de palavra???

    muito obrigado por responder amigo... ond q eu acho um material bom sobre o squid, para fazer essas configuracoes???

    Bom dia.

    O squid é um poderoso webproxy, com ele poderá sim controlar clientes, banda, bloquear sites e downloads e por aí vai. Segue em anexo o manual do squid para seus estudos. Vai te passar todas as informações necessárias, ok?


    Atenciosamente,
    Arquivos Anexos Arquivos Anexos

  5. #5

    Padrão

    pow cara, valeu mesmo o material é show... Muito obrigado, vo tentar monta-lo essa mes. o material é completo.. Espero não ter encomodado.
    vlw

  6. #6
    Moderador Avatar de Magal
    Ingresso
    Mar 2007
    Localização
    Rio de Janeiro
    Posts
    2.041
    Posts de Blog
    118

    Padrão

    Bom tutorial.