+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Problema com Provedor recém instalado

    Pois bem amigos, estou encontrando problemas com meu segundo provedor e gostaria de uma ajuda de vocês que com certeza tem mais conhecimento de Mikrotiks do que eu um simples iniciante.

    - O meu primeiro problema que encontro é a perca de pacotes pingando para internet, meus clientes estão perdendo muitos pacotes ao se comunicar com a internet e se eu pingar no meu Mikrorik quase não perco pacotes, ou seja, o problema está relacionado entre internet e mikrotik e não mikrotik cliente.

    - O meu segundo problema é que inexplicavelmente ao anoitecer, alguns clientes simplismente param de ter acesso a internet, não chega a cair a conexão com o mikrotik, mas por exemplo se o seu SIGNAL TO NOISE é de 32% durante o dia a noite cai para 15% aí não navega. Junto com estes problemas aki vai algumas perguntas.

    - O Cabo que ligo a antena do provedor ao Pig Tail pode ser no minimo de quantos centimetros? Posso faze-lo por exemplo de 0,70 cm?

    - Os clientes que estou tendo maior problema são os mais longes de 2 a 3 km do meu provedor, será que a aparelhagem que tenho não atende esses clientes mais longe tão bem?

    - O que devo optar para os meus Kit Clientes mais longe, uma placa PCI wireless de boa qualidade ou um adaptador usb com saida SMA de boa qualidade? funciona do mesmo jeito?

    - Torres de telefonia (celular) podem avacalhar o sinal? )



    Para ficar mais claro aki vai a configuração do meu provedor

    Mikrotik routerboard 433
    Adaptador mini pci Wireless (Atheros AR5413), 2,4 GHz+5.8GHZ MINIPCI EMP-8602 S 600 MW
    PIG TAIL N FEMEA / UFL MPCI - MIKROTIK
    CABO RGC 58 NMACHO / NMACHO 2MTS (POSSO DIMINUIR?)
    FONTE 24 V 0.8 A MIKROTIK ORIGINAL
    DI-624 ROTEANDO A INTERNET VIRTUA PARA O MIKROTIK (obs: será remivido amanhã do provedor pois vou puchar o cabo direto do modem para o mikrotik)
    ANTENA 2.4GHZ HYPERLINK SET. HG2417P-090H 17DBI 90°
    UM NOBREACK

    Bem galera, o meu primeiro provedor é igualzinho, só muda a antena que é uma OMINI de 15 da aquario e os meus clientes deste provedor nunca tiveram problemas com pacotes e desconexão, mas também estão todos proximos ao meu provedor e aí que entra a grande dulvida minha se estou pecando em alguma coisa pelo fato deste meu segundo provedor estar sendo direcionado para pegar clientes mais longes.

    Bem galera, desculpe o testamento mas sei que a galera aqui é gente boa e nunca me deixou na mão, agradeço desde já a ajuda, um abraço!!!!

  2. #2

    Padrão

    Citação Postado originalmente por welllinux Ver Post
    Pois bem amigos, estou encontrando problemas com meu segundo provedor e gostaria de uma ajuda de vocês que com certeza tem mais conhecimento de Mikrotiks do que eu um simples iniciante.

    - O meu primeiro problema que encontro é a perca de pacotes pingando para internet, meus clientes estão perdendo muitos pacotes ao se comunicar com a internet e se eu pingar no meu Mikrorik quase não perco pacotes, ou seja, o problema está relacionado entre internet e mikrotik e não mikrotik cliente.

    - O meu segundo problema é que inexplicavelmente ao anoitecer, alguns clientes simplismente param de ter acesso a internet, não chega a cair a conexão com o mikrotik, mas por exemplo se o seu SIGNAL TO NOISE é de 32% durante o dia a noite cai para 15% aí não navega. Junto com estes problemas aki vai algumas perguntas.

    - O Cabo que ligo a antena do provedor ao Pig Tail pode ser no minimo de quantos centimetros? Posso faze-lo por exemplo de 0,70 cm?

    - Os clientes que estou tendo maior problema são os mais longes de 2 a 3 km do meu provedor, será que a aparelhagem que tenho não atende esses clientes mais longe tão bem?

    - O que devo optar para os meus Kit Clientes mais longe, uma placa PCI wireless de boa qualidade ou um adaptador usb com saida SMA de boa qualidade? funciona do mesmo jeito?

    - Torres de telefonia (celular) podem avacalhar o sinal? )



    Para ficar mais claro aki vai a configuração do meu provedor

    Mikrotik routerboard 433
    Adaptador mini pci Wireless (Atheros AR5413), 2,4 GHz+5.8GHZ MINIPCI EMP-8602 S 600 MW
    PIG TAIL N FEMEA / UFL MPCI - MIKROTIK
    CABO RGC 58 NMACHO / NMACHO 2MTS (POSSO DIMINUIR?)
    FONTE 24 V 0.8 A MIKROTIK ORIGINAL
    DI-624 ROTEANDO A INTERNET VIRTUA PARA O MIKROTIK (obs: será remivido amanhã do provedor pois vou puchar o cabo direto do modem para o mikrotik)
    ANTENA 2.4GHZ HYPERLINK SET. HG2417P-090H 17DBI 90°
    UM NOBREACK

    Bem galera, o meu primeiro provedor é igualzinho, só muda a antena que é uma OMINI de 15 da aquario e os meus clientes deste provedor nunca tiveram problemas com pacotes e desconexão, mas também estão todos proximos ao meu provedor e aí que entra a grande dulvida minha se estou pecando em alguma coisa pelo fato deste meu segundo provedor estar sendo direcionado para pegar clientes mais longes.

    Bem galera, desculpe o testamento mas sei que a galera aqui é gente boa e nunca me deixou na mão, agradeço desde já a ajuda, um abraço!!!!

    que tipo de link vc tem neste "segundo provedor"?

  3. #3

    Padrão Ola

    Como vai amigo, como estou começando neste novo ponto estou usando o Virtua mesmo

  4. #4

    Padrão teste

    pois bem amigos, hoje fiz de tudo para ver se resolvia, troquei de canal, almentei pontencia, diminui pontencia e nada, depois fui encurtar o cabo da antena e que dooor de cabeça, piorou mais ainda, antes era um cabo de 2Mts, agora é um de 0,60Mts e o trem ficou pior, e olha que fiz e refiz os conectores umas 25 vezes, usei uns 4 pares diferentes e nada, o cabo de 2Mts qu estava nele é o Rgc 58, o cabo que fiz de 0,60 mts tambem erá desse mas de marcas diferentes, os conectores tambem eram de marcas diferentes, aí ficou a dulvida, será que o problema é qualidade do material ou o cabe tem que ter um tamanho calculado minimo do pig tail até a antena?

  5. #5

    Padrão Misterio

    Haaa, uma outra coisa que fiquei muito encabulado é que uma dessas montagens do cabo para liga entre antena e Mikrotik conectei um cabo em curto (fiz a medição com um multimetro mesmo), mesmo assim o trem funcionou e até melhorou o SIGNAL TO NOISE que antes estava em um dos meu clientes em -12 foi para +3 e asim todo resto melhorou, alguma explicação sobre isso?

  6. #6

    Padrão

    Citação Postado originalmente por welllinux Ver Post
    Haaa, uma outra coisa que fiquei muito encabulado é que uma dessas montagens do cabo para liga entre antena e Mikrotik conectei um cabo em curto (fiz a medição com um multimetro mesmo), mesmo assim o trem funcionou e até melhorou o SIGNAL TO NOISE que antes estava em um dos meu clientes em -12 foi para +3 e asim todo resto melhorou, alguma explicação sobre isso?
    com cabo em curto entre a malha e o condutor é impossível funcionar!

  7. #7

    Padrão

    No primeiro post vc disse que o problema estava, do servidor para a internet e não do servidor para os clientes, e agora vc diz estar procurando o problema na parte de wireless ???

    Assim num intendo...

  8. #8

    Padrão Olá

    Boa tarde galera, Iron, o problema entre perda de pacotes do Mikrotik para internet não é o problema que está generalizando o resto, é apenas um dos deamais, acho que vc entendeu errado, os comentarios sobre parte WIRELESS foi por causa do outro ploblema comentado que é " O meu segundo problema é que inexplicavelmente ao anoitecer, alguns clientes simplismente param de ter acesso a internet, não chega a cair a conexão com o mikrotik, mas por exemplo se o seu SIGNAL TO NOISE é de 32% durante o dia a noite cai para 15% aí não navega".

    Ok? Obrigado!

  9. #9

    Padrão .

    Queda na qualidade de sinal no comeco da noite eu tb tenho porem meus clientes nao param de acessar e pelo que tenho visto esta queda de sinal e normal

    por experiencia propria em alguns clientes mesmo com o sinal em cerca de 60 % sem visada perfeita, nao adianta instalar, porque fnciona so nas horas de trafego reduzido. experimenta colocar um ap no lugar das placas pci, em alguns clientes meus isso resolveu o problema na hora.

    e quanto a perda de pacotes do mk co a internet, verifica seu modem, sua placa de rede (use 3com de preferencia) e peca pra sua operadora realizar um diagnostico da sua linha pra ver se sua adsl esta chegnado sem problemas.
    estes dias estou com problemas com meu provedor de adsl minhas linhas se desconctam de tres em tres horas e tem horas que simplesmente param de navegar, minha rede fica blz mas a net nao funciona devido ao provedor.

  10. #10

    Padrão

    Bom vamos lá pela experiência que eu tenho vc citou ai que diferentemente do primeiro provedor ... vc tem clientes longe ... uns 2km ou 3km entaum à noite isso piora por causa da umidade relativa do ar ... a tendencia de qualquer sinal eh diminuir ... temos varios clientes conectados e tem hora que fica uma bosta o seu serviço ... entaum se vc tem cliente longe eh necessário um bom sinal para manter a taxa de ACK razoavel ... pq senao uma meia duzia deles podem prejudicar a sua rede inteira !

  11. #11

    Padrão

    Concordo com o admskill.

    uma meia duzia ou as vezes ate mesmo u cliente com sinal baixo pode prejudicar toda sua rede. enho muios problemas com isso pois meus clientes estao a mais de 15 km da torre tenho clientes com ate mesmo 27km de distancia e quando cresce uma arvore ou a antena se move um pouco por causa do vento tenho que ir la e regular dinovo pois no horario de pico este cliente para e muitas vezes prejudica os que estao com o sinal melhor.

  12. #12

    Padrão

    Citação Postado originalmente por iafury Ver Post
    Concordo com o admskill.

    uma meia duzia ou as vezes ate mesmo u cliente com sinal baixo pode prejudicar toda sua rede. enho muios problemas com isso pois meus clientes estao a mais de 15 km da torre tenho clientes com ate mesmo 27km de distancia e quando cresce uma arvore ou a antena se move um pouco por causa do vento tenho que ir la e regular dinovo pois no horario de pico este cliente para e muitas vezes prejudica os que estao com o sinal melhor.
    Ísto me faz pensar que distribuição wireless é para curta distância mesmo. O negócio é colocar mais repetidoras para atender um raio menor. Assim fica todo mundo com sinal melhor.

  13. #13

    Padrão

    No meu caso e uma questao de distancia meeesmo, pois tenho dois servidores e duas torres, uma atende clientes na cidade com ate 3 km sempre com visada, evito instalar em clientes que o sinal fica meia boca na cidade.
    Minha outra torre atende exclusivamente fazendas e vilarejos mais distantes, no caso tenho sempre repetidoras nos vilarejos recebendo o sinal com ponto a ponto com aps senao . e nas fazendas a mesma coisa um ponto a ponto para apenas um cliente.

  14. #14

    Padrão

    Citação Postado originalmente por iafury Ver Post
    No meu caso e uma questao de distancia meeesmo, pois tenho dois servidores e duas torres, uma atende clientes na cidade com ate 3 km sempre com visada, evito instalar em clientes que o sinal fica meia boca na cidade.
    Minha outra torre atende exclusivamente fazendas e vilarejos mais distantes, no caso tenho sempre repetidoras nos vilarejos recebendo o sinal com ponto a ponto com aps senao . e nas fazendas a mesma coisa um ponto a ponto para apenas um cliente.
    Gente,

    preste bem atenção na qualidade dos equipamentos porque como já postei meu problema era igualzinho, e caía de -40 para -90db à noite. O problema! Uma antena hyperlink setorial 120 de 14 db vertical. Depois de trocada tá perfeito.

  15. #15

    Padrão Resolvido

    Pois bem galera, problema resolvido, adivinha??????? troquei de canal e POW, funcionou perfeito, qualidade exelente, meu cliente a 3km que tinha 60% de sinal ficou com 100%, o pior que já tinha feito isso mas não tinha feito os teste necessarios, maaaas, vivendo e apredendo, agradeço a todos que me ajudaram e é isso aí, bola pra frente. Um abraço galera e até o proximo problema hehehe.

  16. #16

    Padrão

    Citação Postado originalmente por welllinux Ver Post
    Pois bem galera, problema resolvido, adivinha??????? troquei de canal e POW, funcionou perfeito, qualidade exelente, meu cliente a 3km que tinha 60% de sinal ficou com 100%, o pior que já tinha feito isso mas não tinha feito os teste necessarios, maaaas, vivendo e apredendo, agradeço a todos que me ajudaram e é isso aí, bola pra frente. Um abraço galera e até o proximo problema hehehe.
    Esta troca de canal, foi muito distante um do outro?

  17. #17

    Padrão Canal

    Foi sim, do 1 para o 11

  18. #18

    Padrão

    Citação Postado originalmente por welllinux Ver Post
    Foi sim, do 1 para o 11
    Eu perguntei porque normalmente as antenas são calculadas para o canal do meio, assim cobrindo toda a gama de canais.
    Mas pelo visto no seu caso ela está afinadinha para o 11. Ou outros fatores externos possam estar contribuindo para isso.

  19. #19

    Padrão opa

    Ha, entendo, creio que o meu problema devia ser que o canal 1 esta congestionado, ou algum outro provedor próximo a mim usando algum amplificador de sinal proximo ao canal 1, mas certeza não tem como saber né? MAS WIRELESS É ISSO, TESTES, TESTES E MAIS TESTES, ATÉ RESOLVER HEHEHE!!!