+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Servidor reserva

    Olá pessoal da Under. Sou eu de novo.
    Gostaria de saber se tem como colocar um servidor Mikrotik reserva.
    Tenho um servidor Mikrotik funcionando maravilhosamente bem, porém, gostaria de ter um outro pra o caso desse der uma pane e outro entrar automaticamente.
    Se alguém souber, por favor me ajude.

    Abraços

  2. #2

    Padrão

    Eh só vc montar um servidor igualzinho o seu e manter sempre um backup atualizado em maos !

  3. #3

    Padrão

    Cara, eu tenho dois servidores e utilizo eles assim:
    Cada um tem uma adsl e 1 mega e atende cerca de trinta clientes distintos, cada um ligado a aps e antenas que atendem detrminadas regioes da cidade. Meus servidores sao iguaizihos todos os clientes sao cadastrados nos dois servidores entao quando um da problema e nao e raro isso, pois na cidade que moro tenho muits problemas de energia eletrica,mesmo com nobreakes e aterramento e de linhas telefonicas que volta e meia param, a unica coisa que faco e irar o cabo que vai pro hub de um e passar pro outro ae funciona blz, so nao pode deixar de toda vez que cadastrar um cliente em um servidor cadaqstrar no outro tb.

  4. #4

    Padrão

    Pois é, essas idéias eu até tive. O problema é que eu passo tempo fora desse cliente e as vezes por quedas de energia o servidor pode parar, daí, como tenho 4 ips públicos, queria disponibilizar mais um pra qd parar o servidor 1, automaticamente o servidor 2 entrar em ação.

  5. #5

    Padrão

    Entendi sua nescessidade, aqui no foum eu ja fiz solucoes pra isso, mas nao to lembrando como se chama, eu sei que tem, mas minha meoria e uma vaga lembranca, assim que eu achar o topico que trata diso te passo

  6. #6

    Padrão

    se chama serviço de alta disponibilidade

  7. #7

    Padrão

    Obrigado amigo Iafure. Aguardo...

    Abraço

  8. #8

    Padrão

    bem amigo vc pode criar um script no segundo servidor que só sera acionado caso ele pare de pingar no primeiro, esse script pode habilitar uma interface de rede que reponda como seu gateway.

    bom lembrar que tambem existem aparelinhos conhecidos como watchdog que caso ele para de pingar em um determinado ip ele pode cortar a energia e reiniciar o computador

    no mikrotik também há a função watchdog, no entanto, não funciona em caso de travamento total do sistema.

  9. #9

    Padrão

    Ola amigo JHONNE.
    voce fala que existem aparelinhos conhecidos como watchdog...isto é um HARDWARE ou SOFTWARE? tem como pasar um link onde olhar isto?

    Obrigado

  10. #10

    Padrão

    Citação Postado originalmente por erniman Ver Post
    Ola amigo JHONNE.
    voce fala que existem aparelinhos conhecidos como watchdog...isto é um HARDWARE ou SOFTWARE? tem como pasar um link onde olhar isto?

    Obrigado
    É hardware, procura ai pela internet, dá ultima vez vi no ML

  11. #11

    Thumbs up

    isso que vc ta querendo é chamado de fail-over e pode ser feito de duas formas, com um servidor apenas ou com dois servidore. pela sua pergunta vc precisa da segunda opção. pode ir no topicos fixos que tem como proceder dessa forma

  12. #12

    Padrão

    Eu achei failover, mas só mostra como fazer com dois links não com dois servidores. Onde encontro pra dois servidores?

  13. #13

    Padrão

    estive pesquisando melhor e pensei no seguinte. usando as regras de fail over do mikrotik vc precisará na verdade de tres servidores, o servidor principal o servidor reserva e um terceiro que ficara pingando pra um e para outro. se ele nao conseguir conexao com um servidor ele redireciona pra o segundo servidor e vice e versa.

    só que é apenas uma ideia tenho que po-la em pratica pra ver os possiveis resultados