+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Mikrotik montado em placa de computador! É bom?

    Olá amigos, não conhecia mikrotik até então, um fornecedor me ofereceu prometendo "mundos e fundos" comprei sem pesquisar e quando chegou o "tal" é uma placa mãe Gigabyte com um Pendrive conectado na USB, tudo isso dentro de uma caixa hermética cheia de coisa, coolers e tals, veio com as 2 adaptadoras PCI e 2 cartão SENAO 8602. Acesso ele pelo software winbox.exe e tem bastante opção, mas minha dúvida é a seguinte, eu consigo fazer a mesma coisa que as router boards RBXXX é pior ou melhor? comprei gato por lebre? etc... Toda informação será bem vinda.
    Abraço.

  2. #2
    eidt2008
    Visitante

    Padrão

    Boa noite, eu uso um mikrotik montando com placa mãe, minha configuração é a seguinte: Placa mães asus, 1gb de memoria, hd de 80gb, processador celeron de 1.60 Ghz, 1 placa de rede 3com e uma placa wireless da d-link ag520. So tive melhoras com esse equipamento, muito bom, meu link melhorou 100%. Agora acredito que uma routerboard com mikrotik seja bem melhor, pois ela é especifica para essa finalidade, acho mais garantido um mikrotik com routerboard do que um PC/AP, se estiver errado alguem do forum me corrija. Apesar de nunca ter usado uma, mas a minha opinião é essa. O meu PC/AP ate agora tem me atendido muito bem.Agora vc poderia talvez com o preço que tenha pago por esse equipamento daria pra comprar uma boa routerboard com os mesmos cartões e caixa hermetrica. Quando ao uso, tanto faz, uma RB ou PC/AP, mas fique atendo ao nivel de licença do mikrotik que veio com o seu equipamento.
    Última edição por eidt2008; 07-08-2008 às 21:22.

  3. #3

    Padrão

    Citação Postado originalmente por eidt2008 Ver Post
    Boa noite, eu uso um mikrotik montando com placa mãe, minha configuração é a seguinte: Placa mães asus, 1gb de memoria, hd de 80gb, processador celeron de 1.60 Ghz, 1 placa de rede 3com e uma placa wireless da d-link ag520. So tive melhoras com esse equipamento, muito bom, meu link melhorou 100%. Agora acredito que uma routerboard com mikrotik seja bem melhor, pois ela é especifica para essa finalidade, acho mais garantido um mikrotik com routerboard do que um PC/AP, se estiver errado alguem do forum me corrija. Apesar de nunca ter usado uma, mas a minha opinião é essa. O meu PC/AP ate agora tem me atendido muito bem.Agora vc poderia talvez com o preço que tenha pago por esse equipamento daria pra comprar uma boa routerboard com os mesmos cartões e caixa hermetrica. Quando ao uso, tanto faz, uma RB ou PC/AP, mas fique atendo ao nivel de licença do mikrotik que veio com o seu equipamento.
    Verdade amigo, eu fiquei sabendo desse negócio de licença do MK aqui no fórum, paguei uma facada nisso como faço para saber se me mandaram uma licença certa???

  4. #4
    eidt2008
    Visitante

    Padrão

    Você vai em system/license, o melhor nivel é o 6.O meu é o 6.
    De uma olhada nessa tabela: http://www.turbolink.com.br/produto....cat=lic&id=103

  5. #5

    Padrão

    o desempenho em PC/AP é melhor .. mas pela evolução recente das routerboards.... negocio ta ficando pau-a-pau !!



    eu prefiro usar routerboard pelo tamanho e facilidade, sem contar que a compatibilidade com mikrotik é 100% !!

  6. #6

    Padrão

    Routerboard é melhor pelo fato de que ela ja é desenvolvida para uma unica finalidade...AP routers.
    Sendo assim, seus dispositivos e componentes sao todos voltados para compelirem um unico objetivo?

  7. #7
    Moderador Avatar de Magal
    Ingresso
    Mar 2007
    Localização
    Rio de Janeiro
    Posts
    2.041
    Posts de Blog
    118

    Padrão

    RouterBoards são ótimas, mas deixe o gerenciamento em um PC com MK.

  8. #8

    Padrão

    como dito.. as rbs sao computadores reduzidos.. a diferença eh esta !! so pra ter ideia.. a placa alix com 256mb de ram.. vc consegue rodar WINDOWS XP nela !!

  9. #9

    Padrão Pc/ap

    ola na verdade eu prefiro mais o PC/AP que router

    Por que na veradade vc tem mais suporte para colocar cliente em cima
    tipo vc coloca um cartao AG 530 vc pode colocar ai uns 120 cliente na boa encima
    Outra Quando vc ta com muito cliente conectado ao ap o processamento das router vao lah no inferno
    enquanto maquina vai que e uma blz

    mais a route tem sua vantagemm
    sao pequenas
    nao precisa de um trabolhao de uma caixa hermetica pra por ela dentro

    mais mesmo assim

    Prefiro PC/AP

  10. #10

    Padrão

    rapaz.. nao fala bobeira...120 clientes em um cartao só ?!?! ta maluco...

    essas routerboards tem processador excelente.. a 433AH ta com 800mhz e 128 ou 256 de ram.. da pra substituir um pc tranquilo..


  11. #11
    Moderador Avatar de Magal
    Ingresso
    Mar 2007
    Localização
    Rio de Janeiro
    Posts
    2.041
    Posts de Blog
    118

    Padrão

    120 clientes em um cartão/placa é IMPOSSÍVEL.....

  12. #12

    Padrão Mk placa mae

    cara... eu acho q vc nao tera problemas ... uso varios aqui... e uso rb tambem... eu sinceramente prefiro as placa mae... ainda.. apesar da Rb ser mto boa tambem...

  13. #13
    Moderador Avatar de Magal
    Ingresso
    Mar 2007
    Localização
    Rio de Janeiro
    Posts
    2.041
    Posts de Blog
    118

    Padrão

    PC/AP é ótimo, mas faça uma bom sistema de exaustão e ventilação na caixa.

  14. #14
    Moderador Avatar de ederamboni
    Ingresso
    Oct 2004
    Localização
    Montes Claros
    Posts
    885
    Posts de Blog
    13

    Padrão

    ola pessoal...
    trabalhei e trabalho com os dois sistemas distintos nos meus provedores...

    todos tem vantagens distintas e desvantagens
    vantagen pc/ap: vc pode fazer um gerenciamento com hotspot dividindo a rede em pontos sem se preucupar com CPU etc....
    desvantagen: uma perda da memoria da bios ou uma memoria que resolveu te da um pauzinho por ter dado uma aquecida tem que decer da torre e ver oq aconteceu em um monitor.

    ja a RB

    ligou bipou funcionou...

    em outras palavras a RB tem uma praticidade muito maior, sem conta que tenho pontos com RB que ja ficaram mais de 70 dias sem reiniciar.

    e como nossos amigos falaram logo atraz a RB e feita pra isso sem mais funções, por isso que tbm se tornão mais caras,

    e o maximo de clientes que vc vai ter em um cartão depende muito do seu trafego na rede, pode se ter 10 users que chegão a usar mais de 1.5 mega; como pode ter 40 users que não passam de 800k pois a frequencia 2,4ghz e muito limitada a largura de banda.



    abraços