+ Responder ao Tópico



  1. #1
    mattana
    Visitante

    Padrão Problemas com RB450

    Pessoal tenho um problema que não estou conseguindo resolver, possuo uma RB450+fonte18v e estou usando ela para 12 clientes pppoe, porem depois de algum tempo a routerboard não autentifica mais e quando entro no winbox, desaparece tudo nas interfaces, até os sinais de + e - ficam desabilitados, os secretes até aparecem e os clientes que estavam conectados continuam navegando normalmente, porem os novos não conseguem se conectar.

    Agora, quando eu mando ela se reiniciar tudo volta ao normal.

    Alguem faz ideia do que pode ser?

  2. #2

    Padrão

    Atualiza ela para a 3.11 e se possivel coloca uma bateria de alarme 12v 7amp com um carregador de bateria normal que fica otimo, pode até cair a força por 2hs que a bateria segura e vc não terá mais problema com amperagem, já fiz isso aqui, mas voltando ao travamento provavelmente não é energia não pois 12 clientes é muito pouco pra dar problema em uma fonte de 18v, acredito ser software mesmo, conta mais a respeito do seu mikrotik, tipo versão do mikrotik, como vc acessa ele quando dá problema se pela ethernet ou wireless etc. Assim podemos te ajudar melhor.

  3. #3
    mattana
    Visitante

    Padrão

    A routerboard veio com a versão nova 3.6, porem olhei no site da mikrotik e vi que para downloads somente até a 3.11, vou tentar atualizar e postar os resultados.

    Sobre a fonte, eu desconfio que seja ela, pois ela tem pouca amperagem, vou troca-la.

    Agora o sistema esta rodando sem muitas regras e com o pppoe bem configurado.

    O mais engraçado de tudo é que o mikrotik não trava, somente some as interfaces, posso ainda conectar pela mac, mas não por pppoe.

    Mais tarde posto os resuldados.
    Valew pela ajuda.

  4. #4

    Padrão

    Citação Postado originalmente por tecnic Ver Post
    Atualiza ela para a 3.11 e se possivel coloca uma bateria de alarme 12v 7amp com um carregador de bateria normal que fica otimo, pode até cair a força por 2hs que a bateria segura e vc não terá mais problema com amperagem, já fiz isso aqui, mas voltando ao travamento provavelmente não é energia não pois 12 clientes é muito pouco pra dar problema em uma fonte de 18v, acredito ser software mesmo, conta mais a respeito do seu mikrotik, tipo versão do mikrotik, como vc acessa ele quando dá problema se pela ethernet ou wireless etc. Assim podemos te ajudar melhor.
    Eu costumo dizer que, essas RBs da vida são ótimas, mais só para usar como radio, o restante tem que ser em um PC mesmo, naum adianta ensistir.

  5. #5

    Padrão

    Eu também só uso RB para ponto a ponto.
    Quanto a fonte do amigo parece ser aquela de 18V de 1Ampère. Realmente é uma fonte com uma corrente baixíssima para 12 clientes. Use fonte de 4 amperes ou mais, podendo ser até de 12V, mas com corrente alta.

  6. #6
    mattana
    Visitante

    Padrão

    Coloquei uma fonte 24v 800mA, pois não to conseguindo achar fontes de maior amperagem, pelo menos nas primeiras 24h não fez mais o mesmo problema.
    Vamos ver se aguenta..

    Agora sobre o processamento nesse meu caso não pode ser isso, pois o uso esta baixissimo e mesmo assim ela tinha aquele problema.

  7. #7

    Padrão

    coloca fonte de pc mesmo!!! É barata e tem muita potência!!

  8. #8

    Padrão

    amigo, o numero de clientes não está relacionado com a amperagem da fonte. 1 cliente ou 10 clientes o consumo é o mesmo.

    Primeiramente, qual é o mini-pci usado?
    Qual potencia esta sendo utilizada.

    Segundo a Routerboard.com a tensão de alimentação desta RB é de 10 a 28 volts, então trabalhe com os 24 volts com uma fonte com trafo que forneça pelo menos 4 Amperes. Evite utilizar fonte digital "PWM" igual as de computadores, pois o ruido gerado pode interferir na RB. Jah vi casos assim.

    Referencia: Routerboard.com


    Espero ter ajudado.

  9. #9

    Padrão

    a fonte digital que o amigo se refere , é apenas a de computador ou qualquer fonte chaveada.

    Pois aqui estou trocando as fontes que vem com as RB que sao de 12V x 1A por fontes chaveadas de 12V 5A. Porem elas são chaveadas, nao tem transformador. Aparentemente resolveram, mas ainda em alguns casos ocorre algo anormal. O tempo de resposta até o cliente fica muito alto, depois de um tempo volta ao normal, nao sei se isso pode estar relacionado com o ACK,

    Mas a fonte estamos usando uma fonte da marca Multitoc (entrada de 100V a 240V automatico), e (saída 12V 5A) estabilizado.

  10. #10

    Padrão

    Então, as fontes que eu me referi, são as fontes cheveadas, por pwm, etc...

    Elas geram ruido em uma determinada frequencia de operação do RB, que pode chegar a atrapalhar.
    Eu recomendo e só utilizo fontes com transformador toroidal, ou seja fontes normais, estabilizadas.

    É muito simples de montar uma fontes estabilizada, porém tbem é mais facil ainda, comprar em casa de eletronicos. isso isenta de uma dor de cabeça... que não tem tamanho.

    Abrcs...

  11. #11

    Padrão

    Citação Postado originalmente por mattana Ver Post
    Pessoal tenho um problema que não estou conseguindo resolver, possuo uma RB450+fonte18v e estou usando ela para 12 clientes pppoe, porem depois de algum tempo a routerboard não autentifica mais e quando entro no winbox, desaparece tudo nas interfaces, até os sinais de + e - ficam desabilitados, os secretes até aparecem e os clientes que estavam conectados continuam navegando normalmente, porem os novos não conseguem se conectar.

    Agora, quando eu mando ela se reiniciar tudo volta ao normal.

    Alguem faz ideia do que pode ser?
    Amigo, tive um problema parecido, até iniciei um tópico referente a isso, troquei fontes, instalei nobrak, fiz tudo oque os colegas ai acima ja falarão, nãum deu certo.
    Agora estou up ja a 6 dias, totalmente estavel, link perfeito.
    Sabe oque eu fiz?
    Preste atenção na sua RB, nos slots, tem numeros, J2, J3, J5.....
    Procure seguir a lojica e coloque tudo em sequencia.


    Valeuwwww

  12. #12
    Moderador Avatar de Magal
    Ingresso
    Mar 2007
    Localização
    Rio de Janeiro
    Posts
    2.041
    Posts de Blog
    118

    Padrão

    RBs só como rádio, e use fonte de 18v/5a.

  13. #13

    Padrão

    RB só como rádio e olhe lah...

    imagina, dah um raio, numa RB jah era..

    agora se tiver uma placa mae, tira uma e coloca outra!!

    Resolve, tudo, além do processamento, estabilidade, muito dificil apresentar travamentos, e o unico problema, que se dimenssionar bem com uma fonte de 500w rms, é a alimentação.

  14. #14
    Moderador Avatar de Magal
    Ingresso
    Mar 2007
    Localização
    Rio de Janeiro
    Posts
    2.041
    Posts de Blog
    118

    Padrão

    Eu encomendei aqui no RJ fontes chaveadas de 40V/10A e uso em 15 RBs, nunca tive problemas.

  15. #15

    Padrão

    Citação Postado originalmente por lucasmellon Ver Post
    amigo, o numero de clientes não está relacionado com a amperagem da fonte. 1 cliente ou 10 clientes o consumo é o mesmo.

    Primeiramente, qual é o mini-pci usado?
    Qual potencia esta sendo utilizada.

    Segundo a Routerboard.com a tensão de alimentação desta RB é de 10 a 28 volts, então trabalhe com os 24 volts com uma fonte com trafo que forneça pelo menos 4 Amperes. Evite utilizar fonte digital "PWM" igual as de computadores, pois o ruido gerado pode interferir na RB. Jah vi casos assim.

    Referencia: Routerboard.com


    Espero ter ajudado.
    Prezado colega,

    não queira "ensinar o padre a rezar a missa". Sou engenheiro eletricista e técnico em eletrônica. Quanto maior o número de clientes e o número de cartões maior é o consumo elétrico. Se o sistema estiver completamente passivo o consumo elétrico é baixo. A medida que o número de clientes aumenta (ou se você acrescentar um cartão), aumenta também o consumo elétrico. Consequentemente, se a fonte não fornecer a tensão e a corrente necessárias poderá apresentar problemas. Entretanto, eu não afirmei que o problema necessariamente é esse. Eu apenas apresentei uma possibilidade. Cabe verificar o equipamento para descobrir a real causa do problema.

  16. #16

    Padrão

    Citação Postado originalmente por MarceloGOIAS Ver Post
    Prezado colega,

    não queira "ensinar o padre a rezar a missa". Sou engenheiro eletricista e técnico em eletrônica. Quanto maior o número de clientes e o número de cartões maior é o consumo elétrico. Se o sistema estiver completamente passivo o consumo elétrico é baixo. A medida que o número de clientes aumenta (ou se você acrescentar um cartão), aumenta também o consumo elétrico. Consequentemente, se a fonte não fornecer a tensão e a corrente necessárias poderá apresentar problemas. Entretanto, eu não afirmei que o problema necessariamente é esse. Eu apenas apresentei uma possibilidade. Cabe verificar o equipamento para descobrir a real causa do problema.

    Olá amigo tudo bem, quanto a capacidade e nivel de conhecimento não é o merito discutir aqui. Tbem sou engenheiro, e terminando o meu doutorado em redes wireless.
    Porem, o que disse logo acima, é o comsumo em estado "0" ou seja sem clientes é logicamente bem menor do que 1 ou 10 clientes conectados.
    O que quis ressalvar, é, pra 0 cliente é um consumo, e para 1 ou 100 clientes aumenta, a corrente no radio e a corrente é praticamente a mesma aumentando coisa de 1% a 5 %, para 1 ou para 10, ou 20... e assim por diante.
    Digo isso, porque tive varios problemas com clientes que acessoramos, e testamos varias soluçoes, efetuando medidas com amperimetros, em relação ao aumento de consumo em cima do cartão mini pci, e isso foi o que constatamos.
    Última edição por lucasmellon; 13-08-2008 às 09:43.

  17. #17
    mattana
    Visitante

    Padrão

    Final das contas, já se passaram 2 semanas e a RouterBoard ficou perfeita!

    Estou usando uma fonte 12v 4A real.

    Sobre o uso do processador/clientes conectados, pelo que eu notei é q a energia usada é cada vez maior, eu uso uma routerboard sem uso de radio, ela é uma bridge pppoe que repassa ips validos.

  18. #18

    Padrão

    Certo amigo,

    foi o que eu disse no comentário que postei. Quanto maior o uso e aumento do processamento maior é o consumo elétrico. Além de lógico e já fiz os meus testes.